Bem-vindo à Educ

Conheça a nossa história

A Educ tem como objetivo difundir e divulgar a produção universitária tanto da PUC-SP quanto de outras universidades. Sua linha editorial busca colaborar com o projeto acadêmico da PUC-SP, mantendo sua característica de universidade comprometida, ao mesmo tempo, com a qualidade de sua pesquisa e ensino e com sua responsabilidade social. Assim, por meio da publicação de livros de autores com filiações diversas e de diferentes áreas de atuação, divulga o conhecimento produzido na Universidade e, também, traz para dentro dela debates que se colocam na sociedade.

Bons amigos, bons livros e uma consciência plena: esta é a vida ideal.

A Educ - Editora da PUC-SP foi criada em 1974, através da Deliberação nº 10/74, do Conselho Universitário, embora já existisse desde 1973.

Primeiramente, como atividade de um diretor, a quem competia repassar os originais que recebia a um coeditor, que se encarregava da produção do livro. Publicou, desse modo, entre 1974 e 1984, 31 livros, a maioria em Direito, exceto por sete títulos que compõem uma coleção – PUC-Estudos, do Instituto de Estudos Especiais, cujos volumes foram publicados entre 1982 e 1984.

Em 1980, essa atividade se ampliou com a criação da série Cadernos PUC, envolvendo, a partir desse momento, outras unidades acadêmicas no projeto de publicação da Universidade. Uma Comissão Geral, assessorada por Comitês de Redação por área, dirigia essa série, publicada, também, em coedição. Com números por área, a Série publicou, até 1984, 18 números.

Em 1985, a Educ instalou-se como um setor da Vice-Reitoria Acadêmica. Deliberação do Conselho Universitário em novembro desse ano criou um Conselho Editorial Educ, ao qual cabia aprovar os títulos que a direção da Editora se encarregava de viabilizar.

A partir de 1992, visando à ampliação de sua linha editorial, de modo a atender a produção da Universidade, a Educ abre-se para trazer, para as discussões acadêmicas, instrumentos teóricos gerados fora do âmbito da PUC-SP.

Nesse percurso, a Educ publicou, até hoje, mais de 1000 títulos, entre livros em primeira edição, e-books, livros em reedição e fascículos de periódicos científicos. Dentre os livros em primeira edição, quatro conquistaram o Prêmio Jabuti, considerado o maior prêmio literário do país, oferecido pela CBL (Câmara Brasileira do Livro). Também idealizou a FliPUC – Festa Literária da PUC-SP e o evento #poesianapuc.