Catálogo


Livro indisponível   

A “CURA” DA CASA COMUM

ano especial da Laudato Si’ e os desafios a partir do Sínodo para a Amazônia

Elizeu da Conceição, José Aguiar Nobre (orgs.)


Laudato si', mi' Signore (Louvado sejas, meu Senhor!), cantou o Jovem de Assis, e esse canto continua a ecoar em nossos lábios. Mas esse canto não é somente uma louvação ao Deus da Criação. É, sobretudo, o testamento daqueles que se comprometem com o cuidado da “casa comum”, que nos abriga e pela qual somos responsáveis. O apelo do papa Francisco para que cuidemos dessa nossa irmã é um desafio para a teologia e a pastoral contemporâneas. A ecologia integral se realiza no abraço sincero e amoroso de toda a criação entre si, na ética do cuidado que concretiza a responsabilidade pela criação e faz emanar o mais profundo e sincero canto de louvor a Deus. A “cura” da casa comum: ano especial da Laudato Si' e os desafios a partir do Sínodo para a Amazônia, obra organizada pelos amigos Pe. Elizeu e Pe. José Nobre, traz reflexões de diversos especialistas que nos ajudam a voltarmos o olhar para o apelo teológico da corresponsabilidade pelo planeta que nos abriga e, de modo especial, pela Amazônia, “pulmão do mundo”.


ALQUIMIAS DO AUDIOVISUAL

Natália Aly


Em Alquimias do Audiovisual, Natália Aly pratica a movimentação entre o passado e o presente, adentrando "os pormenores do audiovisual com base no seu passado remoto para contextualizar e realizar novos desdobramentos no presente". Transmutação é a palavra de ordem, diante das analogias entre a ciência hermética ou arte da alquimia nas experimentações do audiovisual. Disso resulta uma concepção do audiovisual que também não fica reduzido aos limites de seu desenvolvimento estritamente a partir da revolução industrial. Seus germens frutificaram em gradações temporais antes desse limite.


#POESIANAPUC V. 3

Educ (org.)


Este terceiro volume reúne os poemas “pendurados” em 2020 no site www.poesianapuc.org e vem coroar o sucesso do primeiro do varal virtual do #poesianapuc. Além dos conhecidos poetas que participam desde a primeira edição do evento, estão presentes outros poetas, alunos, professores, funcionários e amigos da PUC-SP. Também estão reunidos, no e-book, os poemas de máquina, que trouxeram a experiência da inteligência artificial para o mundo da poesia.


CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS EM SERVIÇO SOCIAL:

entre periferias, territorialidades, narrativas, experiências e cartografias

Carola C. Arregui, Dirce Koga (orgs.)
Ademir Alves da Silva, Raquel Raichelis (coords.)


O conjunto de reflexões compartilhadas no livro Construção de conhecimentos em Serviço Social entre periferias, territorialidades, narrativas, experiências e cartografias expressa os sentidos dos debates que se encontram em pauta no Grupo de Pesquisa Cidades e Territórios, do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da PUC-SP, que busca aprofundá-los diante dos novos cenários que as leituras, práticas e interlocuções coletivas têm suscitado a partir do cotidiano vivenciado e experimentado pela multiplicidade de agentes e agenciamentos que tecem suas territorialidades e cartografias pelos territórios das cidades.


COTIDIANO, CULTURA E SOCIABILIDADE:

pesquisa em Serviço Social

Maria Lúcia Martinelli, Neusa Cavalcante Lima, Amor António Monteiro, Rodrigo A. Diniz, Gracielle Feitosa de Loiola (orgs.)
Ademir Alves da Silva, Raquel Raichelis (coords.)


Os artigos que compõem esta coletânea indicam o grau de maturidade da pesquisa sobre os temas que a intitulam: cotidiano, cultura e sociabilidade. É possível identificar um fio que atravessa, tece e da organicidade aos seus dez artigos: o fio da história social e do sujeito que a faz se fazendo nela. A história social e a substância dos artigos; o tempo presente e a sua matéria. Todos os objetos neles analisados e reconstruídos rigorosa e criticamente, por meio de categorias teóricas, foram captados no movimento concreto do cotidiano, gerados e gestados por determinada sociabilidade constituinte e constitutiva da identidade individual e social dos sujeitos, e se convertem em requisições ao trabalho profissional.


INFÂNCIAS E JUVENTUDES:

proteção de direitos e violações

Eunice T. Fávero (org.)
Ademir Alves da Silva, Raquel Raichelis (coords.)


Sistematizando debates e pesquisas desenvolvidos por integrantes do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Crianças e Adolescentes – ênfase no Sistema de Garantia de Direitos, do PEPG em Serviço Social da PUC-SP, esta coletânea reúne um primeiro esforço coletivo de parte de pesquisadores, visando socializar conhecimentos que possam, de alguma maneira, incidir no trabalho e na luta política em prol da proteção de direitos de crianças, adolescentes e suas famílias – em alinhamento ao paradigma da proteção integral e sob a análise crítica em diálogo com o Sistema de Garantia de Direitos de crianças, adolescentes e jovens.


TENSÕES, RELAÇÕES E FRONTEIRAS ENTRE A HISTÓRIA E A LITERATURA

Vera Lucia Vieira, Ival de Assis Cripa (orgs.)
Vera Lucia Vieira (coord.)


As discussões sobre o uso da literatura como documento válido para a pesquisa em História assume preponderância, de tempos em tempos, acompanhando as inúmeras tendências sobre a (re)configuração mesma do estatuto epistemológico da historiografia enquanto campo específico do conhecimento. Nesse sentido, o leitor encontrará, neste livro, autores que demonstram as múltiplas possibilidades do uso de distintos gêneros literários como documento histórico, debate que tem adquirido cada vez mais visibilidade no campo da historiografia.