Educ - Editora da PUC-SP
Impressão sob demanda: R$ 42,00 E-book: R$ 25,20

LITERATURA E ENSINO
Territórios em diálogo

Diana Navas (org.)
Elizabeth Cardoso (org.)
Vera Bastazin (org.)

Todo e qualquer conhecimento pode nascer na palavra literária – território das mais instigantes formas de acesso ao mundo e, por extensão, ao imaginário. A modernidade impõe desafios; as formas de educar buscam caminhos e alternativas que auxiliem a formação de um novo homem que esteja mais afeito às imprevisibilidades do devir. Toda transformação deve levar em conta a rapidez dos novos tempos, por isso a tecnologia estimula, facilita e desafia o percurso a ser trilhado. Qual é a função do professor nesse espaço que se convencionou chamar de sala de aula? As quatro paredes há muito passaram a ser questionadas. É preciso abrir portas e janelas, derrubar muros, ultrapassar fronteiras, enfim, permitir ver e viver a diversidade. O eu e o outro precisam ser confrontados; (re)descobrirem-se mutuamente. O isolamento já se mostrou nefasto como prática do eu.

Compartilhe:


Editora: EDUC
Ano: 2024
Edição:
Páginas: 214
Formato: 16x23 cm
ISBN: 9788528307511
ISBN E-BOOK: 9788528307481
Área: Filosofia, Comunicação, Letras e Artes

Diana Navas

Doutora em Literatura Portuguesa pela Universidade de São Paulo (USP) e professora do Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literária na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Realizou seu estágio pós-doutoral na Universidade de Aveiro (Portugal), no Departamento de Línguas e Culturas, centrando sua investigação nas relações entre a literatura juvenil contemporânea brasileira e portuguesa. Tem participado ativamente de eventos na área de literatura infantil e juvenil e apresentado várias comunicações em congressos nacionais e internacionais.

Elizabeth Cardoso

Escritora e professora doutora do Programa de Pós-Graduação de Literatura e Crítica Literária e do Programa de Pós-Graduação da Psicologia da Educação, ambos da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). É pesquisadora da literatura digital, da literatura afrodescendente, do romance contemporâneo, da literatura infantil e da formação de leitores de literatura, com vários artigos e capítulos de livros publicados.

Vera Bastazin

Mestre e doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, onde também é professora associada e ministra aulas na área de Teoria Literária e Literatura Comparada. Participou, na universidade, da fundação do Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literária (mestrado e doutorado). Realizou pós-doutorado na Universidade do Minho, em Braga, com estágio docente junto ao prof. dr. Vitor Manuel de Aguiar e Silva.