Autores


ADRIANO MESSIAS

Pós-doutorado em Tecnologias da Inteligência e Design Digital (PUC-SP/Fapesp), é doutor em Comunicação e Semiótica (PUC-SP/Fapesp), mestre em Comunicação Social (UFMG) e graduado em Jornalismo e Letras. Foi pesquisador convidado na Université Paris 8 (Psicanálise), UniversitéParis 3 (Cinema), Universidad de Buenos Aires (Psicanálise) e Universitat Autònoma de Barcelona; nesta última, por duas vezes: 2016 (Faculdade de Filoso_a e Letras) e 2018-2019 (Faculdade de Ciências da Comunicação). Também passou pela Escuela Lacaniana de Psicoanálisis del Campo Freudiano (ELP), deBarcelona. Recebeu vários prêmios, dentre eles, o Jabuti em Comunicação (Todos os monstros da Terra: bestiários do cinema e da literatura). É autor de mais de 90 obras, com ênfase em _cção para crianças e jovens. Por meio das interfaces entre semiótica, psicanálise e cinema, o estudioso analisa os novos sintomas do contemporâneo.

— Conheça o livro —
COMUNICAÇÃO E ANTROPOCENO

ANA CÉLIA NAVARRO DE ANDRADE

Graduada em História, mestre e doutora em História Social, todos pela USP. É docente do curso de pós-graduação em Gestão de Arquivos e Bibliotecas Escolares da Unifai e presidente da Associação de Arquivistas de São Paulo. Participou como pesquisadora associada do projeto “Clamor: documentação e memória de um Comitê pelos direitos humanos no Cone Sul”. Ocupou o cargo de historiógrafa do Cedic da PUC-SP de julho de 1992 a janeiro de 2020.

— Conheça o livro —
CLAMOR E DITADURAS NO CONE SUL

ARLETE ASSUMPÇÃO MONTEIRO

Doutorada em História Econômica pela Universidade de São Paulo (USP). Professora titular na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Pós-doutorada em Estudos sobre a América Latina, Universidad Pablo de Olavide, Sevilha, Espanha. Pós-doutorada pela Universidad de Salamanca/Espanha. Professora visitante e pesquisadora na Universidad Pablo de Olavide, Sevilha, Espanha. É membro do Instituto História e Geográfico de Santa Catarina.

— Conheça o livro —
TECITURAS DAS CIDADES

HELOÍSA DE FARIA CRUZ

Graduada em História pela University of Wisconsin, mestre em História Social pela Unicamp e doutora em História Social pela USP. É professora do programa de Pós-Graduação e do curso de Graduação em História da PUC-SP e coordenadora do Cedic/PUC-SP. Foi coordenadora do projeto “Clamor: documentação e memória de um Comitê pelos Direitos Humanos no Cone Sul”.

— Conheça o livro —
CLAMOR E DITADURAS NO CONE SUL

JOSÉ LUIZ GOLDFARB

Graduação em Física, mestre em Filosofia e História da Ciência e doutor em História da Ciência. Atualmente é professor da PUC-SP e presidente da Cátedra de Cultura Judaica da PUC-SP. É também Assessor Geral da Presidência da Associação Brasileira A Hebraica de São Paulo e diretor do KKL Brasil. É membro do conselho consultivo da Casa das Rosas e da Associação Amigos do Museu Judaico de São Paulo e coordenador do projeto #Rede MIS, no Museu da Imagem e do Som de São Paulo.

— Conheça o livro —
ROTAS, MAPAS & INTERCÂMBIOS DA HISTÓRIA DA CIÊNCIA

LUCIA SANTAELLA

Pesquisadora 1A do CNPQ, professora titular na pós-graduação em Comunicação e Semiótica e coordenadora da pós-graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital (PUC-SP), Doutora em Teoria Literária pela PUC-SP e Livre-docente em Ciências da Comunicação pela USP. Foi professora convidada em várias universidades no exterior. Já levou à defesa 248 Mestres e Doutores. Publicou 51 livros e organizou 21, além da publicação de perto de 500 artigos no Brasil e no exterior. Recebeu os prêmios Jabuti (2002/2009/2011/2014), o prêmio Sérgio Motta (2005) e o prêmio Luiz Beltrão (2010).

— Conheça o livro —
A EXPANSÃO SOCIAL DO BLOCKCHAIN