Educ - Editora da PUC-SP
Impressão sob demanda: R$ 46,00 E-book: R$ 28,00

PROTAGONISMOS DE INTELECTUAIS NEGRAS E NEGROS NA PUC-SP

Acácio Almeida (org.)
Amailton Magno Azevedo (org.)
Wilson Roberto de Mattos (org.)

"Protagonismos de intelectuais negras e negros na PUC-SP", por meio da “automemória”, rastreia a trajetória acadêmica e política de parte das intelectuais negras e negros que na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) estudaram, militaram e pesquisaram nas décadas de 1980 a 2000. O livro suscita temas e problemas desenvolvidos nas respectivas pesquisas que permitiram elucidar viradas teóricas sob o prisma negro: crítica do racismo, reajuste de contas com a memória negra brasileira e africana, seu contributo na construção cultural da sociedade brasileira, as lutas e resistências negras na religião, política e arte, entre outros temas.

Compartilhe:


Editora: Educ
Ano: 2023
Edição:
Páginas: 232
Formato: 16x23
ISBN: 9788528307139
ISBN E-BOOK: 9788528307184
Área: Ciências Sociais
Coleção/Série: Autorias Negras

Acácio Almeida

Professor da Universidade Federal do ABC – UFABC.

Amailton Magno Azevedo

Pós-doutor pela Universidade do Texas-EUA. Atua como pesquisador das musicalidades negras brasileiras. Publicou os livros Sambas, Quintais e arranha-céus: as micro-Áfricas em São Paulo e Ritmos negros: música, arte e cultura na Diáspora Negra e possui dezenas de artigos publicados sobre música negra no circuito Brasil, Nigéria e Cuba.

Wilson Roberto de Mattos

Professor Titular de História na Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Doutor em História Social (PUC-SP). Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em História Regional e Local (UNEB). Membro da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN).