Educ - Editora da PUC-SP

E-book: R$ 15,00 

PEQUENO ALMANAQUE DE CULTURA BARROCO-MESTIÇA
Vol. II

Amálio Pinheiro (org.)
Luís Fernando Pereira (org.)

Esse almanaque parte da ideia e da prática de que a multiplicidade de formas e repertórios conexos, desdobrada pela interação entre natureza, corpos e cultura, sob a espécie do lúdico, do rítmico e do erótico, na América Latina e no Caribe, modifica os modos de conhecimento. Todos os termos das tecnologias e ciências importadas devem ser traduzidos e readaptados para essa superabundância de ligações entre paisagens e linguagens.

Compartilhe:


Editora: EDUC-PIPEq
Ano: 2022
Páginas: 128
Formato: 12x18 cm
ISBN E-BOOK: 9786587387703
Área: Filosofia, Comunicação, Letras e Artes


Amálio Pinheiro

Poeta, tradutor e professor doutor na Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica da PUC-SP. Coordena o Grupo de Pesquisa “Barroco e Mestiçagem”, onde se investigam as relações entre as áreas de literatura, comunicação e cultura na América Latina, ao mesmo tempo que se experimentam modos de conhecimento não dualistas para o continente. Tem produzido ensaios e traduções comentadas de autores da Espanha, da América Latina e do Caribe. Desenvolve pesquisas sobre as relações entre a memória cultural, as artes e as ciências não clássicas, com ênfase nas conexões e ramificações entre voz, poema, corpo, séries culturais e paisagem urbana, que se desdobram aquém das dicotomias entre sociedade e natureza. Publicou, entre outros, César Vallejo: o abalo corpográfico; César Vallejo a dedo (tradução), Aquém da identidade e da oposição. Formas na cultura mestiça; Nicolás Guillén: Motivos de son; e Rafael Alberti: Sobre os anjos (tradução), América Latina: barroco, cidade, jornal; Tempo Solto (poemas).

Luís Fernando Pereira

Escritor, professor e trabalha com revisão e preparação de textos. Cursou jornalismo na PUC-SP e realizou mestrado e doutorado na mesma instituição, no programa de Comunicação e Semiótica, com pesquisas sobre narrativas e suas conexões com outras séries da cultura. É autor de livros paradidáticos e infantojuvenis publicados pelas editoras Ática, Escala Educacional e Paulus. Lançou, em 2016, seu primeiro livro de contos, Fronteira, pela Chiado Books, cujo original recebeu menção honrosa no Prêmio Sesc de Literatura 2014.