Educ - Editora da PUC-SP

E-book: R$ 39,00 Impresso: R$ 65,00

LITERATURA DIGITAL PARA CRIANÇAS E JOVENS
teoria e prática da experiência estética

Aline Frederico (org.)
Elizabeth Cardoso (org.)

Em "Literatura digital para crianças e jovens: teoria e prática da experiência estética", um grupo diverso e importante de estudiosos/as se debruça sobre a edição de livros digitais (nativamente digitais) para crianças e jovens, mostrando ângulos diferentes e igualmente fundamentais desse objeto de interesse: as obras, a edição dessas obras, a leitura, as práticas da leitura, a recepção, a reflexão, a teorização. Tudo isso partindo de uma premissa que faz falta em muitos trabalhos científicos na área: a definição de livro não está posta. Mais que objetos particulares, os livros são, cada vez mais, um espectro de possibilidades; e os livros nativamente ou genuinamente digitais costumam ser deixados de lado. Mas não por este conjunto de pesquisadores. Eles estão ocupados de fazer-pensando, de compreender acertos e erros, de entender como o livro digital literário para crianças e jovens se insere no circuito, considerando uma visão mais integrada e sistêmica do que sejam os livros e suas materialidades/materializações. (Ana Elisa Ribeiro)

Compartilhe:


Editora: EDUC
Ano: 2024
Edição:
Páginas: 264
Formato: 16x23 cm
ISBN: 9788528307122
ISBN E-BOOK: 9788528307269
Área: Filosofia, Comunicação, Letras e Artes


Aline Frederico

Professora no curso de Editoração da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Doutora pela Universidade de Cambridge, realizou pós-doutorado em Literatura e Crítica Literária na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). É pesquisadora nas áreas de literatura infantil e juvenil, edição e leitura, com ênfase na produção digital.

Elizabeth Cardoso

Escritora e professora doutora do Programa de Pós-Graduação de Literatura e Crítica Literária e do Programa de Pós-Graduação da Psicologia da Educação, ambos da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). É pesquisadora da literatura digital, da literatura afrodescendente, do romance contemporâneo, da literatura infantil e da formação de leitores de literatura, com vários artigos e capítulos de livros publicados.