Catálogo


E-book gratuito

#POESIANAPUC V. 4

Educ (org.)

O quarto volume da série #poesianapuc reúne os poemas “pendurados” virtualmente no site do evento nos anos de 2021 e 2022. É importante destacar que, depois de um período de isolamento social, por conta da covid-19, foi possível também pendurar fisicamente os poemas e realizar saraus presenciais no início de 2022. Com bem diz Carlos Drummond de Andrade, “Se procurar bem você acaba encontrando, não a explicação (duvidosa) da vida, mas a poesia (inexplicável) da vida”!


Impresso | E-book

OS ARQUITETOS DA POLÍTICA EXTERNA NORTE-AMERICANA

Reginaldo Mattar Nasser

O século XX foi considerado por muitos como “o século da América”, no sentido de que foi durante o seu transcorrer que os EUA se tornaram, indiscutivelmente, a maior potência econômica, política, militar, cultural e tecnológica do planeta. O século XXI começou sob o impacto dos atentados terroristas de 11 de setembro de 2001, cujos desdobramentos colocaram em xeque a primazia absoluta dos EUA em vigor desde o fim da Guerra Fria, e prossegue, em especial após a crise financeira global de 2008, com sucessivos e graves questionamentos sobre a capacidade americana de ainda exercer hegemonia mundial e sua possível substituição como principal ator geopolítico do mundo. Por isso, um trabalho como este é tão oportuno e relevante. Ao focar sua análise no período que marcou o início da ascensão dos EUA como país de grande influência internacional (da guerra com a Espanha em 1898 ao final da Primeira Guerra Mundial), Reginaldo Mattar Nasser ilumina a compreensão de como se forjaram os interesses materiais que motivaram as ações dos EUA além de suas fronteiras, bem como as ideias que as justificariam. Ancorado em pressupostos de Max Weber para explicar a ação do homem na política internacional como algo intimamente ligado às suas percepções, o autor oferece notável contribuição para que o público seja capaz de dimensionar bem os problemas que os EUA em crise enfrentam e as perspectivas para o futuro imediato, quando a nação se manterá como fundamental para todas as demais e, a médio e longo prazo, quando essa situação poderá começar a mudar significativamente.


Impresso | E-book

CONTROLE DE ESTÍMULOS E COMPORTAMENTO OPERANTE

Uma (nova) introdução

Tereza Maria de Azevedo Pires Sério
Maria Amália Andery
Paula Suzana Gioia
Nilza Micheletto

Todo o rigor da metodologia experimental na produção de conhecimento é apresentado em uma sequência e uma linguagem ao mesmo tempo precisa e simples, como convém ao aprendiz iniciante na abordagem. Preciosa também é a ênfase dada a cada conceito como comportamento produzido na relação organismo–ambiente, em contrapartida à visão tradicional, na psicologia e na cultura, de determinantes internos para explicar o comportamento.


Impressão sob demanda | E-book gratuito

PESQUISAS APLICADAS EM ADMINISTRAÇÃO

contribuições de Instituições de Ensino Superior

João Pinheiro de Barros Neto (org.)

O livro "Pesquisas aplicadas em Administração: contribuições de Instituições de Ensino Superior" propõe-se a demonstrar a importância da pesquisa científica para a área da Administração e faz isso ao reunir e compartilhar conhecimentos e resultados de trabalhos recentes que, certamente, gerarão debates e podem até fomentar novas pesquisas. Ao longo desta construtiva jornada, o leitor encontrará temas bastante diversos, que partem de uma pesquisa sobre recompensas e comprometimento organizacional, motivação e satisfação no trabalho até a avaliação dos fatores que atuam sobre projetos de extensão universitária. (Adm. Alberto Whitaker - Presidente do CRA-SP)


Impressão sob demanda | E-book gratuito

DO BRASIL À BRASILÂNDIA

desmontes e resistências no contexto da pandemia covid-19

Elisa Zaneratto Rosa (org.)
Renata Paparelli (org.)
Deborah Sereno (org.)

O livro "Do Brasil à Brasilândia" reúne um conjunto de textos que resultam do trabalho realizado pela PUC-SP no território da FÓ-Brasilândia. Ele representa academicamente uma contribuição na formulação de referenciais teórico-metodológicos para o trabalho social, mas também na formulação de análises atuais sobre território, desigualdade social e políticas públicas. Sob a forma de memórias a partir de um território específico, este livro deve se constituir também como referência importante para gestores, trabalhadores e militantes comprometidos hoje com inúmeros projetos orientados pela defesa da vida e da democracia no Brasil.


Impressão sob demanda | E-book gratuito

CLÍNICA PSICOLÓGICA CONTEMPORÂNEA

A Natureza em Perspectiva

Marlise A. Bassani (org.)

Este livro foi proposto a partir de discussões em disciplinas e projetos de pesquisa do Núcleo Configurações Contemporâneas da Clínica Psicológica, no Programa de Psicologia Clínica da PUC-SP, cujos temas abordavam articulações entre Psicologia Clínica e Psicologia Ambiental. Como destaca a Profa. Dra. Laís Pinto de Carvalho, em seu Prefácio, "Clínica Psicológica Contemporânea: a Natureza em Perspectiva" coloca em diálogo a relevância de se pensar a psicologia para além das fronteiras clínicas tradicionais. Sua importante contribuição consiste em visibilizar a complexidade da relação pessoa-ambiente ao explorá-la como processo dinâmico e ético-político, comprometido com os problemas produzidos pelo modo de vida antropocêntrico e patriarcal. Ele aborda as tensões da separação ontológica entre as pessoas, sua espiritualidade e a natureza. Separação e suas consequências que são lidas pelas e pelos autores deste livro por uma diversidade de aproximações teóricas à luz da Psicologia Ambiental, trazendo questionamentos e perspectivas práticas que buscam a “re-ligação do ser”.


Impressão sob demanda | E-book

ABRANGÊNCIA DOS IMPOSTOS INDIRETOS NA IMUNIDADE TRIBUTÁRIA DAS INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO E DE ASSISTÊNCIA SOCIAL SEM FINS LUCRATIVOS

Patrícia Neves Franco

Sabe-se que a repercussão econômica é inerente aos impostos sobre o consumo, inclusive por disposição constitucional. Todavia, quando o consumidor final é pessoa jurídica que goza de imunidade tributária, faz-se necessário analisar se é ou não constitucional a assunção do encargo. As imunidades conferidas às instituições de educação e de assistência social, sem finalidade lucrativa, têm por fundamento a proteção dos fins perseguidos por tais entidades, que têm caráter social e substituem o Estado na realização de serviços públicos que a ele caberiam, mas que são prestados por pessoas jurídicas de direito privado, por força da delegação, considerando a impossibilidade de o aparelho estatal atender a toda a demanda da sociedade. Desse modo, tais imunidades garantem que nenhuma parcela do patrimônio dessas entidades seja carreada aos cofres públicos, permitindo que todo o seu conjunto de bens e rendas seja destinado à execução de suas finalidades essenciais, revertendo-se em ganhos para toda a sociedade. Nesta obra, analisa-se a doutrina e a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal acerca da matéria, para se aferir se a imunidade em questão abrange, além dos impostos diretos, também os impostos indiretos, quando essas entidades imunes ocuparem a condição de consumidor final.