E-books


Impressão sob demanda | E-book

DÉCIO PIGNATARI

vida noosfera

Lucio Agra

Décio Pignatari nasceu em 20 de agosto de 1927 e faleceu em 2 de dezembro de 2012. Poeta, tradutor, professor, ator, performer, crítico, agitador cultural, cronista, um pensador e atuador completo da cultura brasileira da segunda metade do século XX, entrando pelo século XXI. Dentre suas inúmeras atividades podemos destacar a de professor no histórico início da ESDI, no Rio de Janeiro, em São Paulo no PEPG de Comunicação e Semiótica e na FAU-USP. Autor de livros-chave no pensamento brasileiro, amigo e divulgador de nomes do porte de Marshall McLuhan e Roman Jakobson, criador da Poesia Concreta, juntamente com Haroldo e Augusto de Campos.


Impressão sob demanda | E-book

MEMÓRIAS PÓSTUMAS DE BRÁS CUBAS

um romance contemporâneo?

Elisabete Alfeld (org.)
Maria Rosa Duarte de Oliveira (org.)

Esta coletânea de estudos sobre Memórias póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis, nasceu de uma inquietação: em que medida esse romance é nosso contemporâneo? Tal questionamento gerou um conjunto de leituras que partiram de novas chaves interpretativas para a análise crítica dessa obra-prima machadiana que, como todo clássico, continua atual entre nós, porque ainda não terminou de dizer o que tinha para dizer, parafraseando Ítalo Calvino.


Impresso | E-book

FILOSOFIA E REALIDADE EM ERIC WEIL

Marcelo Perine (org.)
Francisco Valdério (org.)
Judikael Castelo Branco (org.)
Patrice Canivez (org.)

Como se poderá verificar, o livro Filosofia e realidade em Eric Weil não se ocupa apenas em reproduzir in verbis o pensamento de Weil, mas assume posições muito claras no plano do debate filosófico, tendendo sempre, sem se afastar do autor, a pensar conjuntamente com ele, estendendo, no limite do possível, suas teses, sem lhes impor quaisquer desvirtuamentos. O que se propõe é sempre demonstrar a fecundidade de uma reflexão capaz de compreender o nosso tempo, e compreendê-lo a partir de um sistema que quer pensar o todo em abertura dialógica com a irredutível pluralidade das perspectivas radicadas nos territórios do pensamento.


E-book

PEQUENO ALMANAQUE DE CULTURA BARROCO-MESTIÇA

Vol. II

Amálio Pinheiro (org.)
Luís Fernando Pereira (org.)

Esse almanaque parte da ideia e da prática de que a multiplicidade de formas e repertórios conexos, desdobrada pela interação entre natureza, corpos e cultura, sob a espécie do lúdico, do rítmico e do erótico, na América Latina e no Caribe, modifica os modos de conhecimento. Todos os termos das tecnologias e ciências importadas devem ser traduzidos e readaptados para essa superabundância de ligações entre paisagens e linguagens.


Impresso | E-book

PERSPECTIVAS CRÍTICAS DA LITERATURA BRASILEIRA NO SÉCULO XXI

prosa e outras escrituras

Rafael Climent-Espino (org.)
Michel Mingote Ferreira de Ázara (org.)

A diversidade que permeia o conjunto de estudos críticos de Perspectivas críticas da literatura brasileira no século XXI: prosa e outras escrituras caminha em paralelo ao que Beatriz Resende aponta como multiplicidade, uma e outra se impondo como marcas distintivas da literatura contemporânea. Quebra de fronteiras entre campos do conhecimento, mescla de gêneros e estilos, hibridização com outras formas artísticas e midiáticas e discussões sobre as temáticas candentes da atualidade são aspectos de destaque nesta obra, trazendo novas contribuições à fortuna crítica desse elenco de autoras e autores que, cada qual com estilo e projeto literário próprio, ficcionalizam, recriam e reencenam a nossa contemporaneidade.


Impresso | E-book

ALQUIMIAS DO AUDIOVISUAL

Natália Aly

Em Alquimias do Audiovisual, Natália Aly pratica a movimentação entre o passado e o presente, adentrando "os pormenores do audiovisual com base no seu passado remoto para contextualizar e realizar novos desdobramentos no presente". Transmutação é a palavra de ordem, diante das analogias entre a ciência hermética ou arte da alquimia nas experimentações do audiovisual. Disso resulta uma concepção do audiovisual que também não fica reduzido aos limites de seu desenvolvimento estritamente a partir da revolução industrial. Seus germens frutificaram em gradações temporais antes desse limite.


E-book gratuito

#POESIANAPUC V. 3

Educ (org.)

Este terceiro volume reúne os poemas “pendurados” em 2020 no site www.poesianapuc.org e vem coroar o sucesso do primeiro do varal virtual do #poesianapuc. Além dos conhecidos poetas que participam desde a primeira edição do evento, estão presentes outros poetas, alunos, professores, funcionários e amigos da PUC-SP. Também estão reunidos, no e-book, os poemas de máquina, que trouxeram a experiência da inteligência artificial para o mundo da poesia.