E-books


A série comemorativa dos 50 anos do Programa de Serviço Social, composta por 10 coletâneas, na forma de dossiê temático, reúne produções acadêmicas de diferentes autorias e modalidades, veiculando teses e dissertações defendidas no Programa, pesquisas coletivas, artigos, papers e outras contribuições vinculadas às duas áreas de concentração – Serviço Social e Política Social e a seis linhas de pesquisa. Objetiva contribuir para o debate das questões pulsantes de nosso tempo – com olhos no futuro, valendo-se da memória da experiência histórica −, animando as formas de resistência ao retrocesso histórico neoliberal e ultraconservador e à infame destruição de conquistas civilizatórias, resistindo à tendência de degradação das condições de vida e de trabalho, favorecendo a emersão de propostas criativas para o fortalecimento das lutas populares por acesso à riqueza – material e imaterial – socialmente construída.
Mostrando livros 1 até 7 de 8 encontrados

E-book gratuito

ENSAIOS MULTIDIMEN­SIONAIS

Maria Lucia Rodrigues (org.)
Ademir Alves da Silva (coord.)
Rachel Raichelis (coord.)

Esta coletânea, resultado de estudos e pesquisas do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Ensino e Questões Metodológicas em Serviço Social (Nemess), expressa a diversidade de estudos, teorias e metodologias articuladas a diferentes áreas do conhecimento humano em suas múltiplas expressões e possibilidades, revelando não só o perfil multifacetado dos pesquisadores, mas também e sobretudo a abertura à possibilidade complexa, tensa e contraditória de articulação entre teorias, conhecimentos e práticas que, no profícuo confronto de ideias, produzem algo novo que se revela possível e necessário ao campo heurístico e de intervenção do Serviço Social.


E-book gratuito

MOVIMENTOS SOCIAIS E SERVIÇO SOCIAL

uma agenda permanente de pesquisa

Mariangela Belfiore Wanderley (org.)
Rosangela Dias Oliveira da Paz (org.)
Ademir Alves da Silva (coord.)
Rachel Raichelis (coord.)

Em comemoração aos 50 anos do Programa de Estudos Pós-Graduados em Serviço Social da PUC-SP e, especialmente, dos 34 anos de existência do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Movimentos Sociais – Nemos, esta publicação traz a público estudos, pesquisas e debates de docentes, pesquisadores e estudantes desse Núcleo de Estudo. Uma contribuição àqueles que militam, atuam e pesquisam sobre movimentos sociais.


E-book gratuito

VIREI SERVIÇO! E AGORA?

Aldaíza de Oliveira Sposati (org.)
Raquel Cristina Serranoni da Costa (coorg.)
Thiago Agenor dos Santos de Lima (coorg.)
Ademir Alves da Silva (coord.)
Rachel Raichelis (coord.)

Esta coletânea, resultado de trabalho coletivo de pesquisadores do Nepsas – Núcleo de Estudos e Pesquisas em Seguridade e Assistência Social –, dedica-se a apresentar análises sobre a ética, a natureza pública e a constituição dos serviços socioassistenciais, estabelecendo comparativos com a legislação Basca dos serviços sociais.

Compêndio Legislação Basca: CLIQUE AQUI PARA DOWNLOAD


E-book gratuito

CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS EM SERVIÇO SOCIAL

entre periferias, territorialidades, narrativas, experiências e cartografias

Carola Carbajal Arregui (org.)
Dirce Ueno Koga (org.)
Ademir Alves da Silva (coord.)
Rachel Raichelis (coord.)

O conjunto de reflexões compartilhadas no livro Construção de conhecimentos em Serviço Social entre periferias, territorialidades, narrativas, experiências e cartografias expressa os sentidos dos debates que se encontram em pauta no Grupo de Pesquisa Cidades e Territórios, do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da PUC-SP, que busca aprofundá-los diante dos novos cenários que as leituras, práticas e interlocuções coletivas têm suscitado a partir do cotidiano vivenciado e experimentado pela multiplicidade de agentes e agenciamentos que tecem suas territorialidades e cartografias pelos territórios das cidades.


E-book gratuito

COTIDIANO, CULTURA E SOCIABILIDADE

pesquisa em Serviço Social

Maria Lúcia Martinelli (org.)
Neusa Cavalcante Lima (org.)
Amor António Monteiro (org.)
Rodrigo A. Diniz (org.)
Gracielle Feitosa de Loiola (org.)

Os artigos que compõem esta coletânea indicam o grau de maturidade da pesquisa sobre os temas que a intitulam: cotidiano, cultura e sociabilidade. É possível identificar um fio que atravessa, tece e dá organicidade aos seus dez artigos: o fio da história social e do sujeito que a faz se fazendo nela. A história social e a substância dos artigos; o tempo presente e a sua matéria. Todos os objetos neles analisados e reconstruídos rigorosa e criticamente, por meio de categorias teóricas, foram captados no movimento concreto do cotidiano, gerados e gestados por determinada sociabilidade constituinte e constitutiva da identidade individual e social dos sujeitos, e se convertem em requisições ao trabalho profissional.


E-book gratuito

INFÂNCIAS E JUVENTUDES

proteção de direitos e violações

Eunice T. Fávero (org.)
Ademir Alves da Silva (coord.)
Rachel Raichelis (coord.)

Sistematizando debates e pesquisas desenvolvidos por integrantes do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Crianças e Adolescentes – ênfase no Sistema de Garantia de Direitos, do PEPG em Serviço Social da PUC-SP, esta coletânea reúne um primeiro esforço coletivo de parte de pesquisadores, visando socializar conhecimentos que possam, de alguma maneira, incidir no trabalho e na luta política em prol da proteção de direitos de crianças, adolescentes e suas famílias – em alinhamento ao paradigma da proteção integral e sob a análise crítica em diálogo com o Sistema de Garantia de Direitos de crianças, adolescentes e jovens.


E-book gratuito

ÉTICA, DIREITOS HUMANOS E NEOCONSERVADORISMO

Maria Lucia Silva Barroco (org.)
Ademir Alves da Silva (coord.)
Rachel Raichelis (coord.)

Desde 2010, o Núcleo de Estudos e Pesquisa em Ética e Direitos Humanos (do PEPG em Serviço Social da PUC-SP) tem se dedicado à investigação do conservadorismo, em sua forma clássica e neoliberal, assim como do irracionalismo, do fascismo, dos fundamentalismos e fanatismos, em suas mais diversas formas de manifestação e sempre em relação com a ética, a política, a cultura, os direitos humanos e o Serviço Social. Esta coletânea de textos do Núcleo, está dividida em dois tempos, que correspondem ao seu período de origem e ao momento atual. Os textos de origem têm início com a crítica do apartheid social brasileiro, elaborada pelo filósofo Mario Sergio Cortella, em 1996, permitindo ao leitor tecer comparações com a realidade atual; e o tempo atual é composto pela produção dos/as alunos/as do Núcleo entre 2013 e 2019, acrescido de dois artigos da coordenadora, que trata do irracionalismo, dos direitos humanos e da emancipação humana.