E-books


E-book

ENTRE A TELA E O ASFALTO

experiências com aplicativos de ônibus em São Paulo

Bruno Grandchamp Rodilha

Entre a tela e o asfalto oferece múltiplas entradas de leitura para o tema do uso de aplicativos de ônibus na cidade de São Paulo. Sua mistura de trechos mais informativos com trechos mais analíticos, sua combinação de temas do design e da filosofia, do urbanismo e da antropologia, seu trânsito entre diferentes registros de escrita resultam em um texto múltiplo, capaz de oferecer, ao leitor, uma experiência complexa de entendimento dos modos como a tecnologia modifica a relação das pessoas com a cidade. Uma leitura prazerosa e esclarecedora, que proporciona, aos interessados, o contato com um cruzamento rico de questões, resultando em uma forma ainda não explorada de olhar para as experiências de mobilidade que apresenta.


E-book

TECITURAS DAS CIDADES

História, memória e deslocamentos humanos

Arlete Assumpção Monteiro (org.)
Edgar da Silva Gomes (org.)
Yvone Dias Avelino (org.)

Os textos de Tecituras das cidades. História, memória e deslocamentos humanos dizem respeito às temáticas voltadas para os estudos dos deslocamentos humanos em suas mais variadas formas de abordagem: são olhares teóricos e sínteses sobre a memória e história dos mais variados objetos de estudos, que se tornaram, por sua relevância, migrações representativas de uma coleti­vidade humana em busca de novos horizontes.


E-book gratuito

ENSAIOS MULTIDIMEN­SIONAIS

Maria Lucia Rodrigues (org.)

Esta coletânea, resultado de estudos e pesquisas do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Ensino e Questões Metodológicas em Serviço Social (Nemess), expressa a diversidade de estudos, teorias e metodologias articuladas a diferentes áreas do conhecimento humano em suas múltiplas expressões e possibilidades, revelando não só o perfil multifacetado dos pesquisadores, mas também e sobretudo a abertura à possibilidade complexa, tensa e contraditória de articulação entre teorias, conhecimentos e práticas que, no profícuo confronto de ideias, produzem algo novo que se revela possível e necessário ao campo heurístico e de intervenção do Serviço Social.


E-book gratuito

MOVIMENTOS SOCIAIS E SERVIÇO SOCIAL

uma agenda permanente de pesquisa

Mariangela Belfiore Wanderley (org.)
Rosangela Dias Oliveira da Paz (org.)

Em comemoração aos 50 anos do Programa de Estudos Pós-Graduados em Serviço Social da PUC-SP e, especialmente, dos 34 anos de existência do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Movimentos Sociais – Nemos, esta publicação traz a público estudos, pesquisas e debates de docentes, pesquisadores e estudantes desse Núcleo de Estudo. Uma contribuição àqueles que militam, atuam e pesquisam sobre movimentos sociais.


E-book gratuito

VIREI SERVIÇO! E AGORA?

Aldaíza de Oliveira Sposati (org.)
Raquel Cristina Serranoni da Costa (coorg.)
Thiago Agenor dos Santos de Lima (coorg.)

Esta coletânea, resultado de trabalho coletivo de pesquisadores do Nepsas – Núcleo de Estudos e Pesquisas em Seguridade e Assistência Social –, dedica-se a apresentar análises sobre a ética, a natureza pública e a constituição dos serviços socioassistenciais, estabelecendo comparativos com a legislação Basca dos serviços sociais.


Impressão sob demanda | E-book

ALTERIDADE, RASTROS, DISCURSOS

Maria Constança Peres Pissarra (org.)

A coletânea Alteridade, rastros, discursos busca refletir sobre questões contemporâneas fundamentais – alteridade, racismo, tolerância, multiculturalismo, refugiados, direitos humanos, poder – enquanto conceitos interdependentes e impossíveis de serem pensados de forma isolada, pois requerem uma reflexão em rede pela complexidade e tensões que encerram.


Impresso | E-book

LIDERANÇAS POLÍTICAS NO BRASIL

características e questões institucionais

Vera Lúcia Michalany Chaia (org.)
Rosemary Segurado (org.)
Tathiana Senne Chicarino (org.)

Resultado de um projeto temático de pesquisa formulado na esteira das grandes manifestações de 2013 – as Jornadas de Junho –, Lideranças políticas no Brasil... busca avançar no debate e na investigação do papel das lideranças políticas. Saber como se constroem, atuam e projetam suas imagens a respeito do país e de si mesmas é de fundamental importância não apenas para os estudos políticos e sociais brasileiros, mas também para ativar os fluxos da sociedade.