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IMAGINAÇÃO NO JOGO

criar, desenvolver e compartilhar

David de Oliveira Lemes (org.)
Fabiana Martins de Oliveira (org.)
Francisco de Souza Escobar (org.)
Guilherme Henrique de Oliveira Cestari (org.)
Levy Henrique Bittencourt Neto (org.)

Este livro traz reflexões a respeito dos diversos âmbitos da imaginação, seja no processo de criação de jogos digitais seja no decorrer de seu uso. Por se tratar de sistemas abertos, faz sentido que eles tenham poder próprio de imaginação. Assim, reunimos ensaios e artigos que exploram e discutem capacidades de imaginação dos jogos. Entendemos a imaginação nos videogames como fenômeno dividido em três eixos-guia: criar, desenvolver e compartilhar. Criar se refere aos processos abdutivos que a imaginação pode desencadear; desenvolver explora como alimentamos a indústria que mobiliza profissionais de diversas competências a projetar e lançar jogos continuamente; compartilhar compreende efeitos dos videogames na imaginação e nos repertórios coletivos da sociedade.


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ROTAS, MAPAS & INTERCÂMBIOS DA HISTÓRIA DA CIÊNCIA

Ana Maria Alfonso-Goldfarb (org.)
José Luiz Goldfarb (org.)
Márcia Helena Mendes Ferraz (org.)
Silvia Irene Waisse de Priven (org.)
Luciana Costa Thomaz (org.)

O Programa de Estudos Pós-Graduados em História da Ciência da PUC-SP foi criado em 1997, como um dos primeiros programas da América Latina na área. Com foco em assuntos diversificados, incluindo história das ciências da matéria, organização do conhecimento, trânsito global e local de ciência e tecnologia, papel da história da ciência na educação e humanidades digitais, entre outros, os projetos desse Programa deram origem a uma rede global de intercâmbio com universidades e centros de pesquisa mais prestigiados do mundo. Em comemoração ao vigésimo aniversário do Programa, foi realizado um colóquio internacional com parceiros de muitos anos e também com novos, na Europa, América do Norte e do Sul, do qual uma seleção de apresentações deu origem a este livro.