E-books


Impresso | E-book

PLANEJAMENTO DE PESQUISA

Uma introdução

Sergio Vasconcelos de Luna
Daniele de Lima Kramm

Os autores de "Planejamento de pesquisa. Uma introdução" mostram como a concretização da metodologia se dá dentro de um referencial teórico. Trabalham, então, passo a passo, cada etapa da pesquisa. Sugerem que, uma vez estabelecida apropriadamente a relação teoria-problema, o pesquisador se concentre no detalhamento do problema. A partir daí, são apresentadas questões que pretendem facilitar a análise dos itens subsequentes do planejamento da pesquisa. Nesta terceira edição, revista e atualizada, o capítulo 2 foi completamente alterado, de modo a incorporar – também como veículo de consulta de material bibliográfico – a internet, cujo surgimento possibilitou que qualquer pessoa capacitada pudesse introduzir um texto em meios digitais, ganhando voz e difundindo suas ideias.


Impressão sob demanda | E-book gratuito

CARREIRA NO 60+

o que muda?

Maria Cristina Pinto Gattai
Laura Marques Castelhano

Discutir a necessidade de benefícios para o profissional idoso se manter produtivo pode servir como sinalizador de políticas que incorporem os “excluídos” desde sempre, chamando atenção para a premência de projetos para quem quer se integrar e quem quer se afastar. Ao longo dos capítulos deste livro, são promovidos diálogos com informações recolhidas de autores de referência no campo da gerontologia e do trabalho e de pesquisas atuais, propondo a reflexão que muito contribui para ampliar o conhecimento, facilitando a tomada de decisões pessoais, coletivas e das futuras gerações diante da aposentadoria. (Ruth Gelehrter da Costa Lopes)


Impresso | E-book

CONTROLE DE ESTÍMULOS E COMPORTAMENTO OPERANTE

Uma (nova) introdução

Tereza Maria de Azevedo Pires Sério
Maria Amália Andery
Paula Suzana Gioia
Nilza Micheletto

Todo o rigor da metodologia experimental na produção de conhecimento é apresentado em uma sequência e uma linguagem ao mesmo tempo precisa e simples, como convém ao aprendiz iniciante na abordagem. Preciosa também é a ênfase dada a cada conceito como comportamento produzido na relação organismo–ambiente, em contrapartida à visão tradicional, na psicologia e na cultura, de determinantes internos para explicar o comportamento.


Impressão sob demanda | E-book gratuito

DO BRASIL À BRASILÂNDIA

desmontes e resistências no contexto da pandemia covid-19

Elisa Zaneratto Rosa (org.)
Renata Paparelli (org.)
Deborah Sereno (org.)

O livro "Do Brasil à Brasilândia" reúne um conjunto de textos que resultam do trabalho realizado pela PUC-SP no território da FÓ-Brasilândia. Ele representa academicamente uma contribuição na formulação de referenciais teórico-metodológicos para o trabalho social, mas também na formulação de análises atuais sobre território, desigualdade social e políticas públicas. Sob a forma de memórias a partir de um território específico, este livro deve se constituir também como referência importante para gestores, trabalhadores e militantes comprometidos hoje com inúmeros projetos orientados pela defesa da vida e da democracia no Brasil.


Impressão sob demanda | E-book gratuito

CLÍNICA PSICOLÓGICA CONTEMPORÂNEA

A Natureza em Perspectiva

Marlise A. Bassani (org.)

Este livro foi proposto a partir de discussões em disciplinas e projetos de pesquisa do Núcleo Configurações Contemporâneas da Clínica Psicológica, no Programa de Psicologia Clínica da PUC-SP, cujos temas abordavam articulações entre Psicologia Clínica e Psicologia Ambiental. Como destaca a Profa. Dra. Laís Pinto de Carvalho, em seu Prefácio, "Clínica Psicológica Contemporânea: a Natureza em Perspectiva" coloca em diálogo a relevância de se pensar a psicologia para além das fronteiras clínicas tradicionais. Sua importante contribuição consiste em visibilizar a complexidade da relação pessoa-ambiente ao explorá-la como processo dinâmico e ético-político, comprometido com os problemas produzidos pelo modo de vida antropocêntrico e patriarcal. Ele aborda as tensões da separação ontológica entre as pessoas, sua espiritualidade e a natureza. Separação e suas consequências que são lidas pelas e pelos autores deste livro por uma diversidade de aproximações teóricas à luz da Psicologia Ambiental, trazendo questionamentos e perspectivas práticas que buscam a “re-ligação do ser”.


Impressão sob demanda | E-book gratuito

CONSULTAS TERAPÊUTICAS

modalidade de clínica psicanalítica em vários contextos

Rosa Maria Tosta (org.)

Há várias situações na clínica privada e na ampliada em que é necessário o uso de formas breves ou pontuais de atendimento psicanalítico. A consulta terapêutica revela-se uma proposta psicoterapêutica de qualidade, com eficácia e num tempo reduzido. O livro "Consultas terapêuticas: modalidade de clínica psicanalítica em vários contextos" visa apresentar a experiência prática de atendimento nos moldes da consulta terapêutica que vem sendo desenvolvida por profissionais da área psi nos mais variados contextos. A obra, organizada em duas partes, expõe os fundamentos teórico-clínicos que sustentam esta modalidade terapêutica e descreve as mais diversas experiências de práticas clínica e institucional a partir de ilustrações de atendimentos psicanalíticos inspiradas nas consultas terapêuticas, nos formatos individuais, grupais e/ou com pais e crianças, incluindo a sua utilização de modo remoto. (Rosa Maria Tosta)


Impressão sob demanda | E-book gratuito

PSICOLOGIA SÓCIO-HISTÓRICA

contribuições à leitura de questões sociais

Ana Mercês Bahia Bock (org.)
Elisa Zaneratto Rosa (org.)
Maria da Graça Marchina Gonçalves (org.)
Wanda Maria Junqueira de Aguiar (org.)

Em "Psicologia sócio-histórica – Contribuições à leitura de questões sociais", não se encontram respostas simples ou caminhos e estratégias milagrosas de ação contra a desigualdade social. Cada texto, a seu modo de trabalhar a dialética singular/particular/universal e o problema social analisado, indica que “as possibilidades de enfrentamento da desigualdade são complexas e incertas”. Mas todos indicam que é preciso e é possível enfrentar a desigualdade, e um caminho é o fortalecimento da vida em comum, que continua insistindo em sobreviver entre os povos indígenas, os quilombolas ou ressurgir entre os coletivos de arte, dentre outros.