E-books


E-book gratuito

PSICOLOGIA SÓCIO-HISTÓRICA

contribuições à leitura de questões sociais

Ana Mercês Bahia Bock (org.)
Elisa Zaneratto Rosa (org.)
Maria da Graça Marchina Gonçalves (org.)
Wanda Maria Junqueira de Aguiar (org.)

Em Psicologia sócio-histórica – Contribuições à leitura de questões sociais, não se encontram respostas simples ou caminhos e estratégias milagrosas de ação contra a desigualdade social. Cada texto, a seu modo de trabalhar a dialética singular/particular/universal e o problema social analisado, indica que “as possibilidades de enfrentamento da desigualdade são complexas e incertas”. Mas todos indicam que é preciso e é possível enfrentar a desigualdade, e um caminho é o fortalecimento da vida em comum, que continua insistindo em sobreviver entre os povos indígenas, os quilombolas ou ressurgir entre os coletivos de arte, dentre outros.


Impressão sob demanda | E-book gratuito

ENSAIOS SOBRE MASCULINIDADES NA ATUALIDADE

Rosane Mantilla de Souza (org.)
Plínio de Almeida Maciel Jr. (org.)
Edson Luiz Defendi (org.)

O livro Ensaios sobre masculinidades na atualidade oferece contribuições para a discussão de gênero centradas nos sentidos das relações de poder entre homens e mulheres, bem como das relações entre os homens. Os diferentes ensaios nele presentes atestam que algumas masculinidades são mais valorizadas do que outras, e que, ao se considerar gênero interatuando com variáveis como classe, raça, orientação sexual, idade, nacionalidade, capacidade e etnia, o que se produz como resultado é multiplicidade e complexidade.


E-book

PRESSUPOSTOS TEÓRICO-METODOLÓGI­COS E POLÍTICOS DA CIDADANIA DOS BEBÊS

contribuições de Fúlvia Rosemberg

Maria Luiza Rodrigues Flores (org.)
Marta Lúcia da Silva (org.)

A obra Pressupostos teórico-metodológicos e políticos da cidadania dos bebês: contribuições de Fúlvia Rosemberg cumpre objetivos relevantes: na primeira parte, concentra resultados de pesquisas orientadas por uma das figuras mais representativas no campo das políticas públicas educacionais para a educação infantil, proporcionando, especialmente, um aprofundamento sobre o direito dos bebês à educação em espaço público. Ao fazê-lo, o livro presta justa homenagem à Fúlvia Rosemberg, perenizando seu legado. Além disso, na segunda parte da obra, são apresentadas reflexões de outras professoras e pesquisadoras brasileiras que se dedicam ao tema das infâncias, completando um panorama atual das bases teórico-metodológicas empregadas nos estudos do campo. Em tempos de retrocessos no campo educacional, o livro se constitui, ainda, em uma ferramenta importante para subsidiar políticas públicas e práticas que tenham lealdade para com os direitos dos bebês e das crianças em nosso país.


Impresso | E-book

METAMOR­FOSES DO MUNDO CONTEMPO­RÂNEO

Cecília Pescatore Alves (org.)
Diane Portugueis (org.)
Suélen Cristina de Miranda (org.)
Clara Scaldelai do Nascimento (org.)

O Núcleo de Estudos e Pesquisas em Identidade-Metamorfose (Nepim) tem estabelecido interlocuções visando adensar os conhecimentos produzidos e abrir possibilidades de ampliações teórico-metodológicas. Afinal, “onde existe um ser humano, existe um problema de identidade” (Antônio da Costa Ciampa). Iluminados por estes pressupostos, a proposição da presente coletânea enfatiza a reflexão sobre os fenômenos vividos na realidade brasileira de modo interdisciplinar, por meio da interlocução com diferentes pesquisadores, cujas reflexões são fundamentais para as pesquisas sobre identidade, sobretudo no momento pandêmico. Espera-se que o leitor encontre nesta obra inúmeras contribuições para seus estudos e/ou reflexões, alimentando a vontade de pesquisar e/ou debater os assuntos tratados.


Impressão sob demanda | E-book gratuito

DISPOSITIVOS DE CUIDADO E FORMAÇÃO EM SAÚDE

Vera Lucia Ferreira Mendes (org.)
Elisa Zaneratto Rosa (org.)
Maria da Graça Marchina Gonçalves (org.)
Maria Lucia Hage Masini (org.)

Essa coletânea analisa e discute questões teórico-metodológicas e experiências intensivas vividas no projeto PET Saúde/Interprofissionalidade. Narra parte das experiências e resultados do projeto que permitiu, entre outas coisas, o aprofundamento da compreensão sobre necessidades locais de saúde no atual momento e nos temas relacionados ao escopo do projeto: saúde mental e reabilitação no âmbito da Atenção Básica à Saúde.


Impresso | E-book

A ALMA E O ESPÍRITO DO GÊNERO

Leonardo Sarno Taccolini

O que o gênero aponta é, portanto, para o poder-ser inerente ao ser humano, para a eterna possibilidade de transformação, transcendência e recriação daquilo que está dado. A alma e o espírito do gênero não são senão a alma e o espírito do ser humano, um poder-ser em eterno movimento e transformação.


Impressão sob demanda | E-book gratuito

DIÁLOGOS ENTRE PSICOLOGIA, ESPIRITUALIDADE E MEIO AMBIENTE

O Sagrado em perspectiva

Marlise A. Bassani

A partir da abordagem do Sagrado como perspectiva condutora para diversas contribuições no campo da ciência, em especial a psicológica, a Coletânea reúne três temáticas de exploração – Espaço, Tempo e Corpo - correspondentes a eventos promovidos pelo Núcleo Configurações Contemporâneas da Clínica Psicológica, do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica da PUC-SP, proporcionando um convite às possibilidades de articulação. Além da compilação dos textos, apresenta reflexões dos próprios autores a respeito das contribuições para os dias atuais, propiciando um panorama do processo científico na produção de conhecimento. Convite feito: profissionais, professores e pesquisadores em Psicologia, estudantes de graduação e pós-graduação, desta e de outras áreas do conhecimento, e público em geral, a participarem das discussões levantadas em busca de atualizações, aprofundamentos e interlocuções desafiadoras!