Educação: Currículo

Avaliação CAPES: Quadriênio 2017-2020 - Conceito 4
Mestrado, Doutorado

Breve Apresentação

O Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo da PUC-SP iniciou suas atividades de Mestrado em 1975 e de Doutorado em 1990. Nesses quase 50 anos de história, titulou mais de 1.600 Mestres e Doutores.

 

  For the English version, click here.

  Para la versión en Español, clic aquí

  Conheça mais sobre o Programa - Libras Libras

 

Novidades do Programa
e Avisos de Interesse

 

Processo Seletivo 2º Semestre de 2024

Lista de candidatos convocados para as entrevistas.
Para acessar, clique aqui.

Exame de Proficiência em Língua Estrangeira

Resultado do Exame de Proficiência em Língua Estrangeira 1/2024: clique aqui.


Projeto “Usos Híbridos no Currículo”

Está em curso no Programa um projeto inovador. Trata-se de uma pesquisa-ação, com o objetivo de sistematizar experiências do chamado ‘ensino híbrido’, no âmbito do Programa, de modo a elaborar um conceito propositivo sobre o tema, tomando o processo de saída do isolamento da pandemia como uma abertura de novas oportunidades conceituais e práticas para o Currículo. Este projeto foi aprovado pelo CNPq (Chamada 07/2022), tendo recebido 02 Bolsas Mestrado e 06 Bolsas Doutorado, para sua execução.

Para acessar o Projeto “Usos Híbridos no Currículo”, clique aqui.


Se ligue na página dos Alunos do Programa Eu Sou PUC-SP:

https://www.pucsp.br/alunos/pos-graduacao/mestrado-e-doutorado/educacao:-curriculo


Área de Concentração do Programa: Currículo


Linhas de Pesquisa

  •  

    Currículo, Conhecimento e Cultura

  •  

    Formação de Educadores

  •  

    Novas Tecnologias em Educação

  •  

    Políticas Públicas e Reformas Educacionais e Curriculares

 

topo

Revista e-Curriculum

A Revista eletrônica e científica e-Curriculum, do Programa, é uma das revistas científicas eletrônicas pioneiras na Pós-Graduação no Brasil. Esta é sua Missão: estimular a publicação de estudos e pesquisas e elevar a qualidade da produção científica na área, em nível nacional e internacional. A Revista está voltada à difusão de pesquisas e estudos acadêmico-científicos da Área de Ciências Humanas e afins, especialmente na área de Educação, com particular interesse na subárea Currículo. A Revista dá espaço à publicação de artigos inéditos resultantes de pesquisas acadêmicas, assim como à publicação de ensaios críticos e entrevistas, sobre as temáticas de seu campo. Esporadicamente a Revista publica um Dossiê sobre algum tema específico. A Revista e-Curriculum pretende trazer ao debate os temas candentes das tendências de construção dos currículos no mundo globalizado.

Clique para acessar o site da Revista:
Revista e-Curriculum

 

 

topo

Seminário: Web Currículo

O Seminário Internacional Web Currículo, uma das marcas identitárias deste Programa, realiza-se bienalmente desde 2008, alternando com o evento Encontro de Pesquisadores. Em 2021, cumpriu sua VIIª edição, inteiramente on-line, com participação de mais de 2.000 inscritos. O Seminário Web Currículo congrega estudiosos e pesquisadores nacionais e internacionais em torno de experiências de formação de educadores e de práticas pedagógicas voltadas para a integração inovadora entre Currículo e Tecnologias, considerando suas recíprocas interferências e transformações. A VIIIª edição do Web Currículo está programada para realizar-se nos dias 21 a 23 de novembro de 2023.

O tema desta edição 2023 será: Espaços, tempos e contextos híbridos.

A Programação será oportunamente publicada aqui.

Clique para acessar as Programações e Anais:
 2008 |  2010 |  2012 |  2014 (Colóquio/Mostra) |  2015  |  2017 | 2019 | 2021 (Anais)  | 2023

 

 

topo

Encontro de Pesquisadores

O Encontro de Pesquisadores é um evento científico do Programa que alterna com o Seminário Internacional Web Currículo. O Encontro de Pesquisadores realizou em 2022 sua XVª edição. Trata-se de uma história de 20 anos de eventos ininterruptos, inicialmente anual, em seguida bienal. O Encontro de Pesquisadores congrega Estudantes atuais e Egressos do Programa, que compartilham suas pesquisas nos mais diversos campos, relacionados ao Currículo.

Em 2022, o evento realizou-se em modalidade híbrida, parcialmente em remoto.

Clique para acessar as Programações e Anais dos Encontros de Pesquisadores do Programa:
2003 | 2004  | 2005 | 2006 | 2007 2008  |  2009  2010  |  2011  | 2012 2013  2015  |  2018   |  2020   (Anais) | 2022  (Anais)

 

 

topo

Cátedra Paulo Freire

A Cátedra Paulo Freire é um espaço acadêmico para o desenvolvimento de estudos e pesquisas sobre / e a partir da obra de Paulo Freire - que foi Professor deste Programa ao longo de 17 anos, entre 1980-1997. Na Cátedra Paulo Freire são analisadas as repercussões e desenvolvimentos teóricos e práticos do pensamento freireano para a educação, no Brasil e no exterior, numa perspectiva crítica.

Clique aqui para acessar o site da Cátedra Paulo Freire.

 

Menu
Pós-Graduação
J.PUC-SP
Sou PUC