Educação Continuada

Museu sem Limites: Práticas Acessíveis e Participativas

Apresentação

Análise das mudanças trazidas pelo conceito de acessibilidade para pessoas com deficiência em museus e instituições culturais por meio de compreensão dos movimentos sociais e apreciação de boas práticas; estudo, discussão e aplicação das diretrizes de acessibilidade universal e inclusão cultural em museus brasileiros e as possibilidades de extensão de benefícios para outros públicos; estudo do conceito de acessibilidade, acessibilidade em museus públicos, do histórico do desenvolvimento dos movimentos de inclusão social e cultural de pessoas com deficiência no Brasil, da acessibilidade universal: acesso físico, sensorial, intelectual e atitudinal, estudo do conceito de acessibilidade cultural – Panorama internacional e nacional, de acessibilidade e inclusão cultural aplicados aos ambientes museológicos, de expoentes da acessibilidade cultural no Brasil, das melhores práticas e ações participativas, além de visita técnica a museu.


Objetivos

Abordar questões relativas ao acesso de pessoas com deficiência e novos públicos (idosos, famílias com crianças, populações de baixa renda, povos nativos, pessoas com sofrimento psíquico, imigrantes e refugiados) no ambiente cultural, tema iniciado no Brasil nos espaços culturais e museológicos, entre as décadas de 1970 e 1980, de modo a promover uma reflexão crítica acerca da criação de programas e políticas de inclusão cultural que promovam o acesso qualitativo desses públicos nas manifestações culturais e nas ações afirmativas das instituições.

Sobre o Curso
  • Categoria: Extensão
  • Público-alvo:

    O curso é destinado a pesquisadores e profissionais nas áreas de Educação, História, Jornalismo, Museologia, Artes, Geografia, Ciências Sociais, Economia, Administração, Serviço Social, Relações Internacionais, profissionais da área de patrimônio, cultura, instituições de memória, museus, gestão e produção cultural e público em geral interessado na área e no tema.

  • Duração:
  • Local: Online
  • Valores:
    Saiba mais

  • INSCREVA-SE
Professor em Destaque
Profa. Dra. Viviane Panelli Sarraf

Profa. Dra. Viviane Panelli Sarraf

Professora Visitante do Programa de Pós-Graduação em Museologia da UFBA e Líder do Grupo de Pesquisa de Acessibilidade e Interseccionalidade em Museus na mesma instituição. Professora Colaboradora do Programa de Pós- Graduação Interunidades em Museologia da USP e Professora do Curso de Especialização em Museologia, Cultura e Educação da PUC-SP. Ministrou disciplinas no Curso de Especialização em Audiodescrição da PUC-Minas e no MBA em Gestão de Museus e Inovação da ABGC/Universidade Cândido Mendes. Foi consultora da OEI para Criação de Programa Nacional de Acessibilidade e Inclusão em Museus do Ibram/Minc e da UNESCO para Projeto de Fortalecimento e Modernização da Política Cultural de Acessibilidade da SECEC-DF (2022). Coordenou o GEPAM - Grupo de Estudo e Pesquisa de Acessibilidade em Museus. Pós Doutora em Museologia pelo Programa de Pós- Graduação Interunidades em Museologia da USP, Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, Mestre em Ciência da Informação pela ECA-USP, Especialista em Museologia pelo Museu de Arqueologia e Etnologia da USP e Graduada em Educação Artística pela FAAP. Fundadora e consultora da empresa social Museus Acessíveis. Parecerista AdHoc da FAPESP (desde 2013). Foi a responsável pela criação, documentação e conservação do acervo, criação do programa educativo, modernização, curadoria e programa de extensão cultural do Centro de Memória Dorina Nowill na Fundação Dorina Nowill para Cegos (2002-2013). Recebeu prêmios e títulos nacionais e internacionais nas áreas de Ação Cultural e Educativa, Museologia, Empreendedorismo e Pesquisa. Possui publicações na área de Acessibilidade Cultural e ministra cursos na área em parceria com universidades e organizações culturais brasileiras. Organizou em 2018 o Seminário Internacional Acessibilidade em Museus e Espaços Culturais: desafios e inspirações junto ao Centro e Pesquisa e Formação do SESC-SP e o 6o Congresso Internacional Educação e Acessibilidade em Museus e Patrimônio em parceria com o IEB-USP, MAM-SP e Itaú Cultural. Tem experiência na área de Acessibilidade Cultural, Museologia, Gestão Cultural, Curadoria e Comunicação, com ênfase em acessibilidade para pessoas com deficiência, neurodiversidades e novas identidades.

Cursos relacionados com inscrições abertas

Extensão, Presencial, Escola de Inverno
Extensão, Presencial, Escola de Inverno
Extensão, Presencial, Escola de Inverno
Extensão, Escola de Inverno
Extensão, On-line Síncrono, Curso Novo
Pós-Graduação Lato Sensu, On-line Síncrono
Extensão, Presencial, Escola de Inverno
Extensão, Escola de Inverno
Extensão, On-line Síncrono
Extensão, Presencial, Escola de Inverno
Extensão, Presencial, Escola de Inverno
Extensão, On-line Síncrono
Pós-Graduação Lato Sensu
Extensão, Presencial, Escola de Inverno
Extensão, Presencial, Escola de Inverno
Extensão, Presencial, Escola de Inverno
Extensão, Presencial
Extensão, On-line Síncrono
Pós-Graduação Lato Sensu, On-line Síncrono
Pós-Graduação Lato Sensu, On-line Síncrono
Extensão, On-line Síncrono
Extensão, On-line Síncrono
Pós-Graduação Lato Sensu, On-line Síncrono
Pós-Graduação Lato Sensu, On-line Síncrono
Extensão, On-line Síncrono
Pós-Graduação Lato Sensu, Presencial
Pós-Graduação Lato Sensu, Presencial
Pós-Graduação Lato Sensu, On-line Síncrono
Pós-Graduação Lato Sensu, On-line Síncrono
Extensão, On-line Síncrono
Pós-Graduação Lato Sensu, On-line Síncrono
Extensão, Presencial
Pós-Graduação Lato Sensu, On-line Síncrono
Pós-Graduação Lato Sensu, Presencial
Extensão, On-line Síncrono
Pós-Graduação Lato Sensu, On-line Síncrono
Pós-Graduação Lato Sensu, Presencial
Pós-Graduação Lato Sensu, On-line Síncrono
Pós-Graduação Lato Sensu, On-line Síncrono
Pós-Graduação Lato Sensu, On-line Síncrono
Pós-Graduação Lato Sensu, On-line Síncrono
Extensão, Presencial
Pós-Graduação Lato Sensu, On-line Síncrono
Menu
Educação
Continuada
J.PUC-SP
Sou PUC