Mãos segurando um quebra-cabeça de coração

Conceitos Básicos da Análise do Comportamento Aplicada ao Autismo e a outras Neurodivergências

O curso agrega conhecimento sobre conceitos básicos da Análise do Comportamento, os quais são base para a aprendizagem e a aplicação de práticas voltadas à população com desenvolvimento atípico, TEA e outras neurodivergências. Tais práticas são derivadas do ramo aplicado da Análise do Comportamento – Análise do Comportamento Aplicada (ABA) – e estão presentes nas principais dimensões de serviços voltados para a pessoa com deficiência, ao longo da vida, como, por exemplo: protocolos de avaliações comportamentais, ensino de novas habilidades, manejo de comportamentos desafiadores e gestão de pessoas.

O curso tem como objetivo trazer os conceitos básicos da Análise do Comportamento com ênfase no Autismo e visa oferecer recursos teóricos e práticos para o enfrentamento de desafios em situações de intervenção que contemplem pessoas com TEA e outras neurodivergências, assegurando-se a construção do conhecimento por meio da articulação estreita entre teoria e prática, compromissada com valores humanísticos, científicos e éticos, que impactem positivamente na atuação profissional do estudante.

• Categoria: Extensão, Escola de Inverno

Graduando, Graduandos e profissionais das áreas de Educação e Saúde

• Duração: 20h
  • Local: Campus Monte Alegre

• INSCREVA-SE
Profa. Dra. Leila Felippe Bagaiolo

Doutorado em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo - USP (2009); Mestrado em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP (2003) e graduação em Psicologia pela mesma Universidade (2000). É Co-fundadora e Co-Diretora da Gradual Grupo de Intervenção Comportamental, desde 2001. É membro da Comissão de Desenvolvimento Atípico da ABPMC desde 2017 e do grupo de trabalho de autismo na ANPEPP desde 2020. É Líder do Núcleo de Análise do Comportamento Aplicada (ABA) do Ambulatório de Cognição Social Marcos T. Mercadante - TEAMM. Possui experiência na área de Psicologia Experimental, Análise do Comportamento Aplicada, Capacitação Parental, e Transtornos do Espectro do Autismo.

Profa. Dra. Claudia Romano Pacífico

Doutorado (2014) e Mestrado (2005) em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP e graduação em Psicologia (2003) pela mesma Universidade. É Co-fundadora e Co-Diretora da Gradual Grupo de Intervenção Comportamental, desde 2001. É membro da Comissão de Desenvolvimento Atípico da ABPMC desde 2017 e do grupo de trabalho de autismo na ANPEPP desde 2020. Atua na formação de residentes e discussão de casos com equipe multidisciplinar no ambulatório de autismo do Hospital das Clínicas de SP - PROTEA desde 2010. Possui experiência em seleção, treinamento e gestão de equipe para atuar com TEA com base em ABA e com a modelagem de Modelos de intervenção eficazes e sustentáveis de entrega de serviço para TEA ao longo da vida.

Extensão, On-line Síncrono, Curso Novo
Pós-Graduação Lato Sensu