Inglês para Fins Específicos: Leitura de Textos Acadêmicos

A leitura proficiente de textos acadêmicos em língua inglesa tem se tornado essencial tanto para quem se dedica ao desenvolvimento e/ou aprofundamento de conhecimentos especializados em qualquer área do conhecimento, como para os que se almejam o desenvolvimento de projetos de pesquisa no nível da pós-graduação (especialização, mestrado e doutorado). O acesso à literatura impressa, bem como a materiais e conteúdos disponíveis em inglês, na Internet, determinam que grande parte do público em geral e, notadamente, graduandos e pós-graduandos tenham que desenvolver sua competência leitora, tornando-se leitores cada vez mais proficientes nesse idioma. Nesse sentido, a leitura de textos acadêmicos - identificada como necessidade prioritária de universitários, há décadas (desde os anos 80, por meio do Projeto Nacional de Inglês Instrumental nas Universidades Brasileiras), ainda se mantém como finalidade específica de graduandos e pós-graduandos de diversas áreas, caracterizando o interesse daqueles que precisam e/ou dependem da compreensão escrita para a realização de suas atividades acadêmicas.

Considerando tal público, a proposta do curso Inglês para Fins Específicos: Leitura de textos acadêmicos, agora em nível único, intensivo, na modalidade presencial, se justifica e se torna prioritária, na medida em que visa ao desenvolvimento da habilidade de leitura em língua inglesa, instrumentalizando o aluno no uso e adequação de ferramentas que possam propiciar o reconhecimento e compreensão de gêneros textuais acadêmicos, a seleção das informações neles contidas, e a apresentação de técnicas de apoio, úteis ao e utilizáveis no exame de proficiência linguística, requisito dos Programas de Pós-Graduação, em todas as áreas. Além disso, o curso se torna relevante, por promover o aperfeiçoamento da capacidade leitora, proporcionando as bases para uma leitura que, explorando níveis de compreensão cada vez mais detalhada, vai se tornando crítica - viés igualmente necessário nas/para as atividades acadêmicas.

O objetivo geral deste curso é capacitar o aluno na leitura de textos acadêmicos diversos em língua inglesa, com foco principal em relatos de pesquisa, com a utilização de estratégias de leitura, técnicas de estudo, uma abordagem de gramática mínima e o conceito de gêneros do discurso (Swales, 1990).

Público Alvo

Alunos de pós-graduação (em curso ou pré-curso) mestrado, do doutorado, da PUC-SP ou de outras instituições, que tenham a necessidade de ler textos acadêmicos em inglês.

Inscrição
  1. Inscrição: : após o cadastro de sua inscrição, será gerado automaticamente um boleto para pagamento da inscrição. Uma mensagem de confirmação será enviada para o seu endereço eletrônico.
  2. Matrícula: tão logo efetue o pagamento da inscrição, você receberá um segundo e-mail com o Contrato de Prestação de Serviços Educacionais, o Requerimento de Matrícula, a lista de documentos necessários e o boleto da primeira parcela do plano de pagamento.
  3. Efetivação de Matrícula: após a confirmação do recebimento de TODOS os documentos e do pagamento da primeira parcela do plano, sua matrícula será efetivada.

PUC-SP - Campus Perdizes

Faça sua inscrição

TAXA DE INSCRIÇÃO

• Taxa com desconto especial até 31/07 - R$ 60,00
    A partir de 01/08 – R$ 80,00

Para saber o valor total de curso, consulte na aba Investimento no menu vertical esquerdo.
    Obs.: Não há devolução da taxa de inscrição.

• Cópia do CPF, RG e comprovante de residência (onde conste o CEP)
  • Contrato de Prestação de Serviços Educacionais
  • Requerimento de Inscrição
  • ​Cópia autenticada do Diploma de Graduação para graduados e cópia autenticada do Histórico Escolar para graduandos
  • 1 foto 3x4 recente

Os documentos deverão ser encaminhados via Correios (SEDEX ou carta registrada) ao Setor de Atendimento da COGEAE, situado na Rua da Consolação, 881 – 1º andar – Consolação - São Paulo/SP – CEP 01301-000, ou deverão ser entregues presencialmente em horário de atendimento, de segunda a sexta-feira, das 12h às 20h30, e aos sábados, das 8h às 12h30.

ATENÇÃO: A REALIZAÇÃO DO CURSO ESTÁ SUJEITA A NÚMERO MÍNIMO DE MATRICULADOS.

Caso o curso não se viabilize, você será avisado(a) com até 24 horas de antecedência à data prevista para o início das atividades.

Estrutura Didática

As aulas abordarão o conteúdo a seguir. Contudo, dependendo do conhecimento prévio do grupo, a sequência e o próprio conteúdo poderão ser ajustados para melhor atender às necessidades dos alunos.

Aula 1
Apresentação do curso/aluno. Conscientização sobre o processo de leitura. Apresentação e prática de estratégias de leitura com textos diversos.

Aula 2
Retomada das estratégias de leitura. Grupos nominais (teoria e prática).

Aula 3
Tempos verbais e seu uso na escrita acadêmica. Modalizadores e seu uso na escrita acadêmica, focalizando Relatos de Pesquisa em Introduções e Conclusões.

Aula 4
Uso do dicionário ? presencial e online. Formação de palavras ?
prefixos e sufixos.

Aula 5
Familiarização com gêneros acadêmicos.

Aula 6

Unidade COGEAE
Rua da Consolação, 881 - Consolação - São Paulo/SP
Telefone: (11) 3124-9600
Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 12h às 20h30, e aos sábados, das 8h às 12h30
Central de atendimento telefônico: de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h, e aos sábados, das 8h às 13h
Matrículas abertas
Áreas de conhecimento

Investimento total do curso:

• 6 parcelas de R$ 360,38

Se você faz parte da rede Colaboradores, após a conclusão de sua inscrição entre em contato conosco de 2ª a 6ª feira das 9h às 18h pelo telefone (11) 3124-9628 ou pelo e-mail: relacionamentocogeae@pucsp.br. Os documentos necessários para a concessão do desconto são: Carta Colaboradores, disponível no site https://colaboradores.com.br/ e Declaração de Vínculo de sua Empresa atualizada.