Educação Continuada

Imagem de papeis recortados pequenos com texto escrito obrigado em várias linguas

Bilinguismo: Revisão de Teorias e Análise de Dados

Extensão, On-line Síncrono
30h

dolltar Valores: saiba mais

Apresentação

O curso aborda aspectos linguísticos, educacionais e sociais implicados na formação bilíngue. O entendimento da aquisição de L2 por adultos e crianças, bem como da caracterização do que é um bilíngue do ponto de vista da aquisição da linguagem, requer a compreensão de como a criança desenvolve sua língua nativa (L1) e das semelhanças e diferenças entre o desenvolvimento da L1 e da L2.


Objetivos

  • Promover a discussão sobre questões relativas à educação bilíngue e aos aspectos de natureza linguística (sociolinguísticos, psicolinguísticos, neurolinguísticos e fonéticos) do bilinguismo.
  • Viabilizar uma visão ampla do que é bilinguismo e dos contextos multilíngues.
  • Explorar as diversas características do comportamento linguístico do indivíduo bilíngue.
  • Analisar variações linguísticas presentes na fala e na escrita de sujeitos bilíngues.
  • Examinar os aspectos dos processos de aquisição de uma L2 e sua relação com a aquisição de uma L1.

Diferenciais do Curso

Problematização dos conceitos de aquisição de língua materna e línguas estrangeiras; abordagem dos contextos de origem e do desenvolvimento do bilinguismo; discussão sobre as características da fala do comportamento do bilíngue, questões de aprendizagem e formação bilíngue e as diretrizes, fundamentação e implementação de programas bilíngues. Teoria e a prática do ensino bilíngue.

Sobre o Curso
  • Categoria: Extensão, On-line Síncrono
  • Público-alvo:

    Graduandos e graduados em Letras, Pedagogia, Psicologia e áreas afins, e interessados em geral; professores, tutores e coordenadores de escolas bilíngues.

  • Duração: 30h
  • Local: On-line Síncrono
  • Valores:
    Saiba mais

  • INSCREVA-SEna lista de interesse
Professor em Destaque

Profa. Dra. Sandra Madureira

Pós-doutora (Unicamp), mestre e doutora em Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas (PUC-SP), graduada em Letras Português/Inglês e especialista em Linguística (Unisantos). Professora titular do Departamento de Ciências de Linguagem e Filosofia, docente do Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (PUC-SP). Atua como líder do Grupo de Pesquisa em Estudos sobre a Fala (GeFALA), pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Análise e Modelamento Dinâmicos da Prosódia da Fala, pesquisadora do Laboratório Integrado de Análise Acústica e Cognição (LIAAC) e membro da Luso Brazilian Association of Speech Sciences (LBASS).

Cursos relacionados com inscrições abertas

Extensão, Presencial, Escola de Inverno
Extensão, Escola de Inverno
Extensão, Presencial, Escola de Inverno
Extensão, Escola de Inverno
Extensão, On-line Síncrono
Extensão, Presencial, Escola de Inverno
Extensão, Presencial, Escola de Inverno
Extensão, On-line Síncrono
Extensão, Presencial, Escola de Inverno
Extensão, Presencial, Escola de Inverno
Extensão, On-line Síncrono
Extensão, On-line Síncrono
Extensão, On-line Síncrono
Extensão, On-line Síncrono
Menu
Educação
Continuada
J.PUC-SP
Sou PUC