Monumentos coloridos

Arte Brasileira e Latino-Americana na Contemporaneidade

Estudos das relações de semelhança e diferenças da arte brasileira e hispano americana num contexto de línguas e histórias diferentes, entendimento do conceito de arte latino-americana no contexto do moderno e da contemporaneidade. Estudo crítico de obras, da História da Arte na América Latina com ênfase no século XX, Pós-Segunda Guerra Mundial e manifestações contemporâneas. Investigação das especificidades locais e dos principais temas e questões do percurso artístico na América Latina.

Objetivo Geral

Fornecer subsídios teóricos e conceituais para a investigação e olhar crítico das produções artísticas modernas e contemporâneas desenvolvidas no contexto da América Latina.

Objetivos Específicos

1.Apresentar os principais artistas contemporâneos, com ênfase na produção latino-americana

2. Apresentar os principais conceitos que permitem a leitura crítica das obras destes artistas

3. Discutir o contexto cultural em que estes artistas produziram suas obras

4. Discutir a inserção dos artistas latino-americanos no escopo mais amplo da arte contemporânea

5. Estimular o desenvolvimento de trabalhos individuais ou em grupo sobre os temas das aulas

• Categoria: Extensão, On-line Síncrono

Profissionais das áreas de Artes, Comunicação, Design, Arquitetura, Ciências Sociais, História, Museologia, Relações Públicas, Publicidade, Jornalismo, Filosofia, Educação e interessados em atuar na área de Produção e Gestão Cultural, além de aprofundar conhecimentos na área da Crítica e Curadoria de Arte.

• Duração: 32h
  • Local: On-line Síncrono

• INSCREVA-SE
Profa. Dra. Priscila Almeida Cunha Arantes

Crítica, curadora, professora universitária e pesquisadora no campo da arte, curadoria, museu e estética contemporânea. É formada em filosofia pela Universidade de São Paulo (USP), com mestrado e doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e estagio pós doutoral na Penn State University (EUA) e Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Professora do departamento de Artes da PUC-SP é atualmente diretora adjunta da Faculdade de Filosofia,  Letras, Comunicação e Artes da PUC-SP e pesquisadora colaboradora do Museu de Arte Contemporânea (MAC) da USP. Foi diretora e curadora do Paço das Artes entre 2007 e 2020 e diretora adjunta do Museu da Imagem e Som (MIS) entre 2007 e 2011. É vice-presidente da Associação Brasileira dos Críticos de Arte (ABCA) desde 2022 e membro da Associação Nacional de Artes Plásticas (ANPAP). É autora de diversos livros e curadora de mostras em diferentes instituições culturais.

Extensão, On-line Síncrono, Curso Novo
Pós-Graduação Lato Sensu