Engenharia de Sistemas Ciber Físicos

Grau

Bacharelado

Modalidade

Presencial

Mensalidade

Ingressantes a partir de 2021:
Núcleo comum - quatro primeiros semestres - R$ 2.530,00 
Núcleo específico -  a partir do quinto semestre -  R$ 2.760,00

Apresentação

Por que estudar Engenharia de Sistemas Ciber-Físicos na PUC-SP?

Na vanguarda da produção do conhecimento, a PUC-SP lança o Curso Bacharelado em Engenharia de Sistemas Ciber-Físicos, que forma profissionais tecnicamente competentes, capazes de conceber, projetar, implementar e operar sistemas ciber-físicos. Trata-se de uma nova área da Engenharia, de caráter interdisciplinar, que incorpora conhecimentos e habilidades de várias áreas, tais como computação, comunicações e controle.

Os Sistemas Ciber-Físicos – tais como veículos autônomos, drones, redes elétricas inteligentes, robôs da indústria 4.0 – enfocam a interligação entre os mundos físico e virtual e representam a evolução dos sistemas embarcados (por exemplo: smartphone, tablet, urna eletrônica, robôs industriais etc.), tornando-os cada vez mais inteligentes, como resultado dos recursos de análise e inteligência artificial. O curso adota a metodologia de ensino-aprendizagem Conceive Design Implement and Operate (CDIO – Conceber, Projetar, Implementar e Operar), desenvolvida pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT). Funda-se, ainda, na Aprendizagem Baseada em Projetos (Project Based Learning – PBL), que possibilita ao estudante testar a validade de seus projetos, corrigir erros e preparar-se para a implantação e operação de sistemas complexos.

 

Atuação profissional

O curso de graduação em Engenharia de Sistemas Ciber-Físicos habilita seus egressos para trabalhar com as novas tecnologias da era da transformação digital (ou quarta revolução industrial). São exemplos de áreas de atuação:

  •  inteligência artificial e machine learning (aprendizado de máquina);
  • energia e automação;
  • integração de sistemas nas áreas: indústria 4.0, aeronáutica, naval, telecomunicações, Internet e serviços;
  • sistema financeiro;
  • gerente de projetos;
  • empresas de alta tecnologia;
  • gestão e administração de empresas;
  • startups.
     

Parcerias e estágios

O curso tem como principal parceiro a National Instruments (NI), empresa global especialista em soluções nas áreas de semicondutores, indústrias automobilística, aeroespacial e de defesa, eletrônica e energia. O estágio obrigatório in loco possui uma carga horária total de 160 horas e poderá ser realizado a partir do quinto período. O curso mantém convênios com instituições nacionais e estrangeiras e incentiva a participação do aluno em intercâmbios.

 

Coordenação
Coordenadora
avatar_quadrado.jpg
Profa. Dra. Roberta Vieira Raggi
Vice-Coordenador
avatar_quadrado.jpg
Prof. Dr. Carlos Antônio Franca Sartori
Contato

Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas Rua Marquês de Paranaguá, 111 – Consolação, São Paulo/SP


Horário de funcionamento:
De 2ªa 6ªfeira, das 7h às 22h30
Sábado, das 7h30 às 16h


Telefone:
(11) 3124-7222 / 3124-5744
 

Email: 
fcet@pucsp.br

Menu
PUC-SP
J.PUC-SP
Sou PUC