E-books


E-book gratuito

A PESQUISA EM PSICANÁLISE NA UNIVERSIDADE

Um enfoque no método por meio de exemplos

Alexandre Patricio de Almeida (org.)
Alfredo Naffah Neto (org.)

A publicação deste livro pode vir a ajudar os pesquisadores que estão iniciando sua vida acadêmica, assim como servir de inspiração para aqueles que pretendem se aventurar pelo território da ciência freudiana, pois, além de demonstrar, efetivamente, a estrutura completa de um projeto de pesquisa, cada trabalho, em sua singularidade, aponta novas perspectivas para a investigação da e com a psicanálise.


Impresso | E-book gratuito

CONSTRUINDO UMA PSICOLOGIA SOCIAL ÉTICO-POLÍTICA NA TRANSVERSALIDADE TEÓRICA

Maria Cristina G. Vicentin (org.)
Maria da Graça Marchina Gonçalves (org.)
Suélen Cristina de Miranda (org.)
Karla Rampim Xavier (org.)

Esta coletânea de artigos de docentes e discentes do Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Social da PUC-SP evidencia a perspectiva ético-política, de pluralismo e transversalidade teórico-metodológica que tem orientado a ação do Programa, assim como a aposta na produção conjunta entre docentes e discentes de diferentes núcleos de pesquisa. O conjunto de textos-tema e ressonâncias reitera o sentido do que se entende por uma Psicologia conectada com o seu tempo e com o País, refletindo sobre as desigualdades sociais; as constru-ções identitárias hoje; o debate sobre gênero, raça e etnias; o contexto macro e micropolítico e as exigências de um agir profissional e na pesquisa compromissado ética e politicamente.


Impressão sob demanda | E-book gratuito

PESQUISAS EM PSICOLOGIA CLÍNICA

Contexto e desafios

Ida Kublikowski (org.)
Edna Maria Severino Peters Kahhale (org.)
Rosa Maria Tosta (org.)

Produção coletiva dos professores do Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Clínica da PUC-SP, considerado um dos mais antigos programas de Psicologia Clínica do País, esta obra, com considerável amplitude, contempla as mais diversas perspectivas em Psicologia Clínica – mas sobretudo reflete a sua riqueza e seus dilemas – e o Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Clínica da PUC/SP em suas diferentes facetas. A ordem de apresentação dos capítulos não segue nenhum critério teórico e ou metodológico, facultando, ao leitor, escolher a ordem de leitura que lhe convier.


Impresso | E-book gratuito

VIVER EM ÁREAS DE RISCO

Reflexões sobre vulnerabilidades socioambientais

Mary Jane Paris Spink

Com capítulos temáticos e estudos de caso, este livro aborda a questão das moradias em áreas de risco a partir de diversas óticas, entre elas a controvérsia sobre definições de risco e sua aplicação aos desastres ambientais, a dinâmica perversa da expansão do município de São Paulo e a contraposição entre o direito à moradia e a preservação dos mananciais. Os temas de cunho mais teórico recebem um colorido especial por meio dos estudos de caso, nos quais actantes, humanos e não humanos (como córregos, deslizamentos de terra e obras), assumem prioridade. Embora ancorado em uma abordagem psicossocial construcionista, o livro é transdisciplinar e propicia o diálogo entre pesquisadores, ativistas e cidadãos de distintas procedências teóricas e políticas.


Impresso | E-book

TRADIÇÃO E APROPRIAÇÃO CRÍTICA

Metamorfoses de uma afroamericalatinidade

Alessandro de Oliveira Campos

O que a capoeira angola tem a ver com grupos indígenas do sudeste mexicano? Em que a tradição africana conversa com a tradição indígena? Essas perguntas balizaram a pesquisa que este livro nos apresenta e nos apontam um caminho único: a apropriação crítica da tradição como exercício de autonomia. Não apenas dos sujeitos envolvidos nesse processo diretamente, mas de toda a comunidade a que os processos se referem.


Impresso | E-book

PSICOLOGIA

Uma (nova) introdução

Luís Claudio M. Figueiredo
Pedro L. Ribeiro de Santi

Este livro leva o leitor a refletir sobre as condições socioculturais que propiciaram o aparecimento de diferentes teorias psicológicas e, atualmente, sua difusão, sobretudo na área clínica.