Matrícula de R$ 1.221,60* + 5x R$ 1.221,60*
Valor do parcelamento no semestre.
*Consulte condições de descontos e pagamento.
Apresentação
O Curso MBA em Engenharia de Software da PUC-SP foi concebido para atualizar, reciclar e ajustar a formação do conhecimento de profissionais da área de computação em conceitos e métodos, tecnologia e processos de desenvolvimento de software. O perfil do curso será centrado nesses pilares, visando proporcionar aos estudantes uma vivência voltada à realização de projetos e a integração e desenvolvimento de sistemas intensivos em software, como ocorre na prática da indústria de software.
O curso apresenta uma visão moderna da engenharia de software (práticas ágeis, desenvolvimento orientado a testes, DevOps entre outros) aliada a utilização de metodologia de ensino e aprendizagem baseada em projetos e centrada no estudante. A metodologia proposta proporciona maior interação entre os alunos e alunos e professores, favorece a pró-atividade e criatividade e desenvolve a habilidade do trabalho em equipe/ cooperação.
Além isso, o curso proporciona uma discussão sobre os desafios atuais da engenharia de software no contexto da Inteligência Artificial, Big Data, Internet das Coisas (IoT) e Sistemas Complexos.
Metodologia
Aulas semanais ao vivo às 3ª, 5ª feiras e aos sábados, e atividades digitais, por meio de conteúdos disponibilizados pelos professores, que devem ser acessados no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).
O Curso MBA em Engenharia de Software da PUC-SP foi concebido para atualizar, reciclar e ajustar a formação do conhecimento de profissionais da área de computação em conceitos e métodos, tecnologia e processos de desenvolvimento de software. O perfil do curso será centrado nesses pilares, visando proporcionar aos estudantes uma vivência voltada à realização de projetos e a integração e desenvolvimento de sistemas de software, como ocorre na prática da indústria de software.
O curso será destinado a portadores de diploma de curso superior na área de tecnologia (Ciência da Computação, Sistemas de Informação, Engenharia de Computação e outros) ou em outras áreas do conhecimento com experiência em desenvolvimento de software.
Turmas, Horários e Locais
EADOn-line Síncrono
MÓDULO - Alunos Ingressantes
- INÍCIO: 25/02/2025
- TÉRMINO: 10/07/2025
- HORÁRIO: Terças e Quintas, das 19h às 21h e Sábados, das 8h às 12h
Quais são os diferenciais do curso?
O curso passou por uma reforma estrutural importante. O seu conteúdo foi atualizado (engenharia de software moderna e seus desafios no mundo atual) e a metodologia de ensino e aprendizado foi totalmente alterada. O curso baseia-se em alguns preceitos de metodologias ativas de ensino, mais especificamente na Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) associada a estratégias de ensino híbrido, que proporcionam aos discentes, oportunidades de se confrontarem com questões e problemas do mundo real e de atuarem de forma prática e colaborativa, teoricamente embasada, em busca de soluções.
Tal metodologia requer a realização de discussões, estudo realizado de forma individual e colaborativo (projeto integrador), além de atividades extraclasse, subsidiados por atividades teóricas, no intuito de evidenciar a dimensão investigativa da aprendizagem para os estudantes, na perspectiva de constante articulação entre teoria e prática, ao longo curso. Assim, prioriza-se o uso de preceitos da metodologia de Aprendizagem Baseada em Projetos, que propicia o engajamento dos estudantes por meio de um ensino problematizador, reflexivo e transformador.
Diante de um projeto, os estudantes sentem-se motivados a resolvê-lo e, assim, desenvolvem habilidades cognitivas, metacognitivas e socioafetivas importantes para sua formação e atuação profissional, tais como examinar; relacionar; adaptar; transferir; refutar; planejar; antecipar; elaborar e testar hipóteses; identificar problemas e propor soluções; buscar recursos necessários aos projetos/ações em foco; acompanhar o desenvolvimento de processos e a eficácia de estratégias adotadas; monitorar seu próprio desempenho, promovendo ajustes necessários; trabalhar em equipe, buscando manter o equilíbrio na atribuição de responsabilidades e papéis, contribuindo para mediar conflitos, quando houver, entre outras.
Professor(es) em Destaque
Prof. Dr. Carlos Eduardo de Barros Paes
Acesse o LattesQuem será seu(s) Professor(es):
Se você deseja obter informações sobre algum professor, clique no nome desejado para acessar seu Currículo Lattes.
COORDENADOR
PROFESSORES
-
Gabriel Machado Santos (Mestre)
-
Silvio Luiz Stanzani (Doutor)
-
Renato Manzan de Andrade (Doutor)
-
Marvin Ferreira da Silva (Mestre)
-
Leandro Zerbinatti (Doutor)
-
Jehu Lara Ramos
-
Cacilda Jorge de Andrade (Mestre)
-
André Luiz Garcia Pereira (Doutor)
-
Vinicius Tadeu Freire (Mestre)
-
José Teodoro da Silva (Mestre)
Dados sujeitos a alterações.
O que você vai estudar?
Módulo I - Métodos Ágeis
- Análise e Projeto de Orientados a Objeto
- Desenvolvimento Dirigido por Testes e Refatoração
- Design Patterns e Frameworks
- Engenharia de Requisito
- Projeto Integrador: Desenvolvimento e Gestão Ágil de Software
Módulo II - Concepção Arquitetural de Software
- Arquitetura de Software
- Cloud Computing
- Integração de Sistemas
- Projeto Integrador: Concepção Arquitetural de Software
- Testes de Software
Módulo III - Trabalho de Conclusão de Curso
- Engenharia de Dados
- Melhoria de Processo de Software e de Negócio
- Orientação de Trabalho de Conclusão do Curso
- Processo de Software e Gestão de Projetos
- Sistemas Baseados em Agentes Inteligentes e Machine Learning
Inscrições e Documentos
Investimento e Descontos
*Desconto não cumulativo.
** Consulte regras sobre o desconto para ex-alunos da graduação da PUC-SP clicando aqui ou pelo telefone (11) 3124-9600.
*** Desconto válido somente para os cursos que iniciarão no 1º semestre de 2025 (Exceto os cursos da Escola de Verão).
Valor total do curso:
Sem desconto:
R$ 27.486,00 em até 18 parcelas.
Com o desconto de 20% até o dia 06/01/2025:
R$ 21.988,80
Com o desconto de 15% até o dia 06/01/2025:
R$ 23.363,10
Valor da parcela do semestre:
Sem desconto:
Valor da parcela para matrículas até 06/01/2025
Matrícula de R$ 1.527,00 + 5 mensalidades de R$ 1.527,00 (Fevereiro a Junho/2025)
Com o desconto de 20% até o dia 06/01/2025:
Matrícula de R$ 1.221,60 + 5 mensalidades de R$ 1.221,60 (Fevereiro a Junho/2025)
Com o desconto de 15% até o dia 06/01/2025:
Matrícula de R$ 1.297,95 + 5 mensalidades de R$ 1.297,95 (Fevereiro a Junho/2025)
Valores referentes ao semestre de ingresso no curso. Nos demais semestres, o parcelamento será em até 6 vezes, com possibilidade de reajuste, conforme previsto no Contrato de Prestação de Serviços Educacionais. Para quem adquiriu o curso com desconto terá a mesma taxa mantida.
Você vai precisar dos seguintes documentos
- Cópia do CPF, RG e comprovante de residência (com CEP)
- Cópia autenticada do Diploma de Graduação para graduados
- 1 foto 3x4 recente
Os documentos deverão ser anexados no ato da inscrição. O aluno responsabiliza-se pela absoluta exatidão e veracidade dos documentos anexados no Portal de Inscrições. (Você poderá verificar os documentos pendentes acessando a Central do Candidato). Regras para entrega de Diplomas de outros países: Os diplomas de Graduação obtidos no exterior, obrigatoriamente, serão aceitos somente após revalidação/reconhecimento no Brasil, seguindo a legislação vigente.
Como realizar sua inscrição?
- Procedimentos de Matrícula: após o preenchimento de sua inscrição será gerado automaticamente:
- Comprovante de Inscrição;
- Boleto bancário ou a opção por cartão de crédito para pagamento da matrícula.
- Em caso do responsável financeiro não ser o próprio aluno deverá ser assinado o TERMO DE ADITAMENTO AO CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS pelo efetivo responsável, cujo documento deverá ser solicitado pelo seguinte e-mail: contasareceber@fundasp.org.br e entregue pessoalmente nesse mesmo setor.
- Efetivação de matrícula: após o pagamento da primeira parcela do plano sua matrícula será efetivada.
Inscreva-se na turma desejada
On-line síncrono
Inscreva-seObservações especiais
A REALIZAÇÃO DO CURSO ESTÁ SUJEITA A NÚMERO MÍNIMO DE MATRICULADOS.
Caso o curso não se viabilize, você será avisado(a) com antecedência à data prevista para o início das atividades. Somente neste caso, os valores pagos serão devolvidos.
Em caso de dúvidas entre em contato pelo e-mail: inscricaosaelatosensu@pucsp.br