Artigos e Notícias

Artigos e Notícias

Data de publicação: 23/06/20
NOTÍCIA

MROSC e COVID-19: Manual Prático de Apoio às Organizações da Sociedade Civil

A Plataforma por um novo Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil lança a cartilha "MROSC e COVID - 19: Manual Prático de Apoio às OSC". A ação se insere dentro do Projeto “Fortalecimento e Regionalização da Plataforma MROSC” que é realizado pela Cáritas Brasileira, CAMTRA - Casa da Mulher Trabalhadora e ELO Ligação e Organização, com financiamento da União Europeia. O Manual tem por objetivo trazer um roteiro para apoiar os processos de tomada de decisão das OSC nas relações de parceria firmadas com o Poder Público com base na Lei nº. 13.019/2014 – MROSC nesse momento de pandemia da Covid-19, com informações relevantes em cada uma das etapas de desenvolvimento da relação de parceria: planejamento, seleção e celebração, execução, monitoramento e prestação de contas. Com este material a Plataforma MROSC visa democratizar o acesso ao conhecimento sobre o tema das parcerias entre Estado e OSC e a ampliação do debate público de qualidade sobre a melhoria dos padrões de relacionamento entre Estado e OSC, na resistência e construção de uma nação mais participativa, democrática e plural.

Clique e faça o download gratuito da cartilha


Data de publicação: 20/04/20
NOTÍCIA

Cartilha OSC e COVID-19: impactos das medidas legais no dia a dia das organizações da sociedade civil

A cartilha acaba de ser lançada pelo escritório SBSA Advogados, que tem entre seus sócios membros do NEATS. A publicação é uma contribuição que sistematiza, até a data da sua elaboração, a avalanche de atos normativos derivados da situação de calamidade pública no Brasil em razão do coronavírus, conectada à situação de pandemia para ajudar organizações da sociedade civil (OSC) e agentes públicos e privados cujas funções envolvem relações com OSC nos seus desafios de atuar por um mundo melhor neste momento de incertezas, sem descuidar do cumprimento de obrigações legais. Escritório pioneiro especializado em Terceiro Setor, Responsabilidade Social, Meio Ambiente e Direitos Humanos, soma as trajetórias de sócios que atuam há quase duas décadas no mercado focados no campo da sociedade civil organizada.
“Essa crise que hoje vivemos e que afeta tanto o dia a dia das pessoas, das organizações da sociedade civil, das empresas e dos governos, vai passar. Que as OSC continuem firmes para realizar as ações complementares necessárias, semeando geração de resultados transformadores no futuro. Sua experiência de lidar cotidianamente com cenários adversos contribui muito para que não esqueçamos de vocalizar a solidariedade e promover os direitos das pessoas mais vulneráveis, sejam elas pessoas com deficiência, mulheres, negros, LGBTQI+, migrantes, refugiados, jovens, crianças e, principalmente, pessoas idosas. As mazelas e os desafios evidenciados reforçam o convite para que não desistamos de buscar um modelo de desenvolvimento econômico e social mais saudável, solidário, justo, democrático, sustentável e inclusivo”.
O conteúdo da cartilha está disponível para download no link: https://sbsa.com.br/osc-e-covid-19-impactos-das-medidas-legais-no-dia-a-dia-das-organizacoes-da-sociedade-civil-e-a-nova-cartilha-de-szazi-bechara-storto-reicher-e-figueiredo-lopes-advogados-como-u/

livro
Data de publicação: 17/04/20
NOTÍCIA

Economia de Francisco conta com participação de pesquisador do NEATS

Em maio de 2019, o Papa Francisco convocou jovens do mundo inteiro para pensar em uma nova economia para humanidade. O encontro estava previsto para acontecer em Assis, na Itália, em março deste ano, mas devido a pandemia foi adiado, a princípio para novembro de 2020.
O movimento é de suma importância global e pretende propor uma nova economia, como diz o Papa Francisco: “Escrevo para convidá-lo para uma iniciativa que tanto desejei: um evento que me permita conhecer aqueles que hoje estão se formando e estão começando a estudar e praticar uma economia diferente, a que dá vida e não mata, inclui e não exclui, humaniza e não desumaniza, cuida da criação e não a priva. Um evento que nos ajuda a ficar juntos e nos conhecer, e nos leva a fazer um "pacto" para mudar a economia atual e dar alma à economia de amanhã.”
A iniciativa vai reunir jovens do mundo inteiro, entre eles economistas, empreendedores e acadêmicos, para celebrar um novo pacto e propor mudanças econômicas mundiais que assegurem inclusão, igualdade e dignidade, valorizando a vida e a natureza. Um amplo movimento se formou a partir daí envolvendo comunidades de diversas religiões. A visibilidade foi ampliada pela participação direta de personagens como Jeffrey Sachs, Joseph Stiglitz, Amartya Sen, Vandana Shiva, Muhammad Yunus, Kate Raworth e outros pensadores, com forte presença de prêmios Nobel.
Por fim, cabe ressaltar que o caminho ou o pacto não está pronto, mas será construído pelos jovens presentes e inclusive por Alan Faria de Andrade, membro do NEATS – Núcleo de Estudos Avançados do Terceiro Setor, escolhido na condição de pesquisador, por seu perfil acadêmico e desejo de contribuir com os seus conhecimentos adquiridos pela formação e experiência, em especial a partir da vivência na PUC-SP e no núcleo.

livro

Alan Faria de Andrade – Membro do NEATS que está participando do debate e irá ao Encontro Economia de Francisco


Data de publicação: 24/10/19
NOTÍCIA

Encontro NEATS vai discutir Negócios de Impacto Social

Neste encontro de novembro vamos discutir as perspectivas dos Negócios de Impacto Social, empreendimentos capazes de criar soluções inovadoras que trazem melhorias para a sociedade e, ao mesmo tempo, visam sustentabilidade financeira e ambiental.
O debate será em torno do conceito e o papel dos negócios de impacto no tratamento de problemas socioambientais, seus desafios e perspectivas. Será abordada a evolução do setor a partir dos principais dados e conclusões do Mapa de Negócios de Impacto Social+Ambiental realizado pela Pipe.Social e também um panorama do ecossistema, com olhar sobre a importância da rede de apoio ao desenvolvimento deste modelo de empreendimento. 
Palestrantes:
Aline Souza – FGVPesquisadora na Coordenadoria de Pesquisa Jurídica Aplicada da FGV Direito SP, onde é coordenadora executiva do Projeto Sustentabilidade Econômica das Organizações da Sociedade Civil. Doutoranda em Administração Pública e Governo pela EAESP/FGV, especialista LL.M. em Direito Societário pelo Insper e bacharel em Direito pela PUC-SP. Foi consultora da UNESCO e assessora na Secretaria-Geral da Presidência da República, onde apoiou na construção e implementação da agenda do Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil. Integra o Grupo Jurídico do Sistema B, é palestrante e autora de livros e artigos relacionados às organizações da sociedade civil e negócios de impacto social e ambiental positivo. Na advocacia, possui experiência em direito administrativo, regulatório, concorrencial, terceiro setor, negócios de impacto e anticorrupção.
Andréa Xavier – Pipe.Social:  Jornalista graduada na Universidade Católica de Pernambuco com MBA em Gestão de Marketing e Vendas pela rede Laureate International Universities. Possui mais de 10 anos de experiência em comunicação, com passagens pela TV Globo, Rede Tv! e TV Jornal/SBT, além de atuação em comunicação corporativa, assessoria de imprensa, relações públicas, marketing, produção de conteúdo e social media. Uma profissional apaixonada por comunicação e impacto social e entusiasta do empreendedorismo. Na Pipe.Social é Head de Comunicação, sendo responsável pela comunicação, gestão das redes sociais, marketing digital e suporte aos empreendedores de impacto socioambiental.   
Rachel Anon – ponteAponte: Sócia-fundadora da ponteAponte, é formada em História e Jornalismo, com MBA em Negócios Socioambientais, realizado pela Artemisia, CEATS e IPÊ (Instituto de Pesquisa Ecológica) e duas pós-graduações pela FESP-SP – Relações Internacionais e Meio Ambiente e Sociedade e uma pelo COGEAE-PUC em Jornalismo Político. Atuou como repórter da Folha de S.Paulo por 11 anos, pela Agência Folha, responsável pela cobertura jornalística do Brasil, e pelo Prêmio Empreendedor Social, além de contar com uma passagem de um ano no extinto jornal Notícias Populares, do mesmo grupo de mídia, experiência que lhe deu acesso à periferia de São Paulo. Com formação em Gaia Design e membro da RBJA (Rede Brasileira de Jornalistas Ambientais), o contato direto com realidades distintas aguçou o interesse pelos processos de mudança de grupos e indivíduos frente às relações socioambientais e a sustentabilidade, que virou objeto de estudo e a experiência de viver por quatro meses em Findhorn (Escócia) em 2009, considerada a primeira ecovila do mundo. Atualmente cursa Mediação Privada e Facilitação de Diálogos pela Palas Athena.
Mediação: Luanda Bonadio
Mestre em Gestão Social pela PUC-SP e especialista em Economia da Cultura e Cooperação Internacional pela Universidad Carlos III de Madrid. Há 25 anos atua nas áreas de comunicação e marketing em empresas, organizações sociais e equipamentos culturais. Membro do NEATS.

Data: 07/11/19 das 9h às 12h
Local: PUC-SP – auditório 100 | Rua Ministro Godoi, 969 – Perdizes – São Paulo
Inscrições Gratuitas: https://www.sympla.com.br/encontro-neats---negocios-de-impacto-social__692739

livro


Data de publicação: 08/10/19
NOTÍCIA

NEATS lança coletânea sobre gestão de OSCs

O NEATS lançou a coletânea Gestão de organizações da sociedade civil São Paulo durante o evento de comemoração de seus 21 Anos realizado em 05/09/19 no Tucarena. O livro, organizado pelo Prof. Dr. Luciano Junqueira e o Prof. Dr. Roberto Padula é uma literatura básica sobre as organizações da sociedade civil, que visa promover o desenvolvimento de competência para a gestão no terceiro setor. Os 14 capítulos do livro são de autoria de membros do NEATS e professores dos cursos de especialização e extensão, buscam aprofundar a análise e discussão dos mais importantes conceitos e práticas para o gerenciamento adequado de organizações, empresas, projetos e negócios.
Gestão de organizações da sociedade civil São Paulo: Tiki Books, 2019. Organização: Luciano A. Prates Junqueira, Roberto Sanches Padula

livro

Clique e baixe o livro em PDF


Data de publicação: 08/10/19
NOTÍCIA

Encontro de Gestão Social abre chamada para trabalhos

gestao-social

O XI Encontro Nacional de Pesquisadores em Gestão Social será realizado entre os dias 25 e 28 de maio de 2020, na cidade de Maceió-AL. O tema do Enapegs 2020 é “Gestão social e solidariedade democrática: polarizações, alternativas e novos saberes”.
O NEATS participa da RGS - Rede de Pesquisa de Gestão Social, responsável pela organização do ENAPEGS, um fórum bianual de pesquisadores, estudantes e todo o conjunto de profissionais atuantes na área de gestão social com interesse em estudar, pesquisar e ensinar as temáticas em torno deste campo de saberes e práticas interdisciplinares, promovendo a apreensão, prospecção, discussão e difusão de conhecimentos teóricos e práticos que compreenda a Gestão Social. A cada ano, busca-se aprofundar um tema já presente nos debates e que esteja em consonância com a instituição e região que o acolhe.
Acesse e acompanhe a programação, os detalhes sobre os 12 grupos de trabalho e todos os detalhes do Encontro em http://enapegs2020.com
Submissão de Trabalhos até 02/12/2019


Data de publicação: 27/08/19
NOTÍCIA

NEATS promove evento de comemoração de 21 Anos no Tucarena

Dia 5 de setembro, o NEATS vai comemorar seus 21 anos de atividades com uma confraternização. Na programação teremos a participação de importantes nomes no desenvolvimento do terceiro setor no país e parceiros do núcleo ao longo destes anos. Será uma jornada de reflexão sobre a evolução e as perspectivas para o futuro da gestão de organizações da sociedade civil.

Abertura
Padre José Rodolpho Perazzolo – Secretário Executivo da Fundação São Paulo
Profa. Dra. Mariangela Belfiore Wanderley – Chefe de Gabinete da Reitoria
Prof. Dr. Antonio Corrêa de Lacerda – Diretor da FEA PUC-SP
Prof. Dr. Alexandre Las Casas – Coordenador do Programa de Estudos Pós-graduados em Administração
Prof. Me. João Gonçalves Monteiro Junior - Chefe do Departamento de Administração
Coordenação Prof. Dr. Luciano Junqueira

Painel

Profa. Dra. Aldaiza Spozati
Prof. Me. Antonio Carlos Malheiros
Profa. Dra. Clotilde Perez
Prof. Dr. Ladislau Dowbor
Prof. Dr. Luciano A. Prates Junqueira
Prof. Dr. Luiz Carlos Merege
Profa. Dra. Rosa Maria Fischer
Prof. Rubens Naves
Mediação: Profa. Ma. Laís Figueiredo Lopes     

Onde o Sonho Começou

Profa. Ma. Eliane Cara
Prof. Me. Paulo Rogério Lima
Profa. Ma. Márcia Michelotti Sampaio

 

Data: 05/09/2019
Horário: 15h às 18h00
Local: Teatro Tucarena
Endereço: Rua: Monte Alegre, 1024 – Perdizes – São Paulo

Inscrições e Informações:
https://www.sympla.com.br/comemoracao-21-anos-neats__616619


Data de publicação: 13/06/19
NOTÍCIA

Curso de Gestão de Projetos Sociais está com inscrições abertas

O Curso de Especialização em Gestão de Projetos Sociais em Organizações do Terceiro Setor capacita para o gerenciamento adequado de organizações, empresas, projetos e negócios sociais. As aulas aproximam a teoria da prática de gestão em organizações do ramo e abordam temas como gestão de pessoas e de recursos, legislação, captação de recursos, marketing e responsabilidade social, entre outros.
Este curso é direcionado principalmente a gestores de OSCs e pessoas que se interessam pelo Terceiro Setor, desde que possuam de diploma de curso superior. Os currículos de excelência, o corpo docente altamente qualificado e a rica vivência comunitária incentivam o protagonismo dos estudantes e permitem aos egressos atuarem em diversas realidades sociais. Desse processo, emerge um profissional atualizado em sua área, capaz de se destacar em um mercado de trabalho cada vez mais exigente.
Desconto de 20%
Os interessados que realizarem inscrição até o dia 26 de junho têm desconto de 20% no valor do curso. Mais informações:
https://www.pucsp.br/pos-graduacao/especializacao-e-mba/gestao-de-projetos-sociais-em-organizacoes-do-terceiro-setor


Data de publicação: 31/05/19
NOTÍCIA
noticia

 

O NEATS promoverá debate sobre a implementação da Lei nº 13.019/2014 para apresentar a exitosa experiência do Conselho de Fomento e de Colaboração do Estado da Bahia e as ações em relação ao MROSC no município de Salvador. Serão quatro convidados que atuam com o tema e participam do processo de implantação do Marco Regulatório. O evento é gratuito e ocorrerá no próximo dia 06 de junho de 2019, quinta-feira, das 9h00 às 12h00, no Auditório 101, no Campus Monte Alegre da PUC/SP, na cidade de São Paulo. Este é o segundo encontro temático de 2019 dedicado ao tema da implementação federativa do MROSC. O primeiro aconteceu em maio apresentando a experiência de Belo Horizonte. As inscrições devem ser feitas pelo link .

Link de Inscrições


Data de publicação: 23/05/19
ARTIGO

Articulações em rede na era do conhecimento1

Autor: Ladislau Dowbor

Estamos entrando numa era de mudanças sistêmicas aceleradas. As tecnologias estão transformando o planeta, as relações de trabalho, as fomas de remuneração, o conceito de propriedade. O ponto de partida é que o principal fator de produção hoje, o conhecimento, é indefinidamente reproduzível, seu uso não reduz o estoque. Abre-se a era da gratuidade. Acrescente-se a conectividade planetária nesta era do virtual, com os seus algoritmos e plataformas colaborativas, e temos outro universo em construção. Mas as regras do jogo são as que foram herdadas da era da dominância da produção material do século passado, o que gera uma erosão da governança. Nas mudanças, entram em choque os interesses. Indivíduos ou pequenas empresas podem expandir o trabalho em rede, mas gigantes corporativos passaram a desarticular as economias nacionais. Multiplicam-se os bancos comunitários de desenvolvimento e o crédito colaborativo, mas os bancos nos impõem novas formas de exploração. Expande-se a produção científica e cultural de acesso aberto, mas multiplicam-se os sistemas de bots que tentam controlar o que publicamos. Aqui traçamos algumas das principais linhas de mudança para uma sociedade aberta, colaborativa e articulada em rede.

Texto completo PDF

Nota 1: este artigo foi publicado como capítulo do livro Redes socias e intersetorialidade. São Paulo: Tiki Books, 2016. Organização: Luciano A. Prates Junqueira, Maria Amelia Jundurian Corá

Data de publicação: 23/05/19
NOTÍCIA

Publicação traz reflexões sobre os direitos dos povos e organizações indígenas

As advogadas e do NEATS, Laís de Figueirêdo Lopes e Paula Raccanello Storto lançam livro colaborativo sobre Direitos dos Povos e Organizações Indígenas.
No último mês foi lançado o livro “Fortalecimento dos Povos e das Organizações Indígenas”, obra colaborativa escrita por lideranças indígenas e pesquisadores, que trata de reflexões sobre o ambiente jurídico dos povos e organizações indígenas, dividido em liberdade associativa, tributação e parcerias com o poder público.
As autoras, professoras no campo do direito da sociedade civil, participaram dos debates que geraram esta edição e contribuíram com dois artigos. Laís de Figueirêdo Lopes, escreveu sobre “Os avanços obtidos nas Parcerias com o Estado para as Organizações de Povos Indígenas a partir da nova Lei n. 13.019/2014” e Paula Raccanello Storto sobre “Liberdade de Associação de Organizações Indígenas no Brasil”.

Artigo: Os avanços obtidos nas Parcerias com o Estado para as Organizações de Povos Indígenas a partir da nova Lei n. 13.019/2014
Autora: Laís de Figueirêdo Lopes
Texto completo PDF

Artigo: Liberdade de Associação de Organizações Indígenas no Brasil.
Autora: Paula Raccanello Storto
Texto completo PDF


Data de publicação: 23/05/19
ARTIGO

Voluntariado e o Animus Caritativo1
Autor: Alan Faria Andrade Silva

Ao longo dos anos, principalmente com a chamada reforma do Estado nos anos 1990, criou-se a Lei nº 9.608, do serviço voluntário, de 18 de fevereiro de 1998, formalizando, assim, o trabalho voluntário prestado por pessoas físicas a pessoas jurídicas, sejam elas de direito público interno (prestado aos órgãos públicos), sejam para entes de direito privado sem fins econômicos ou fins não lucrativos. O artigo aborda alguns dos aspectos motivacionais e legais concernentes ao tema do voluntariado. E detalha dois casos de trabalho voluntário desenvolvidos por instituições ligadas à Igreja Católica: um é o Voluntariado Jovem, dentro do Programa Magis Brasil, sob responsabilidade da Companhia de Jesus (ordem religiosa dos jesuítas); o outro trabalho voluntário é o do Centro de Referência para Refugiados, mantido pela Caritas Arquidiocesana de São Paulo, organismo ligado à Igreja Católica na cidade de São Paulo.

Texto completo PDF

Nota 1: este artigo foi publicado na Revista Interesse Nacional – Ano 12, número 45, Abril a junho de 2019
Menu
PUC-SP
J.PUC-SP
Sou PUC