Artigos e Notícias

Artigos e Notícias

Data de publicação: 13/06/19
NOTÍCIA

Curso de Gestão de Projetos Sociais está com inscrições abertas

O Curso de Especialização em Gestão de Projetos Sociais em Organizações do Terceiro Setor capacita para o gerenciamento adequado de organizações, empresas, projetos e negócios sociais. As aulas aproximam a teoria da prática de gestão em organizações do ramo e abordam temas como gestão de pessoas e de recursos, legislação, captação de recursos, marketing e responsabilidade social, entre outros.
Este curso é direcionado principalmente a gestores de OSCs e pessoas que se interessam pelo Terceiro Setor, desde que possuam de diploma de curso superior. Os currículos de excelência, o corpo docente altamente qualificado e a rica vivência comunitária incentivam o protagonismo dos estudantes e permitem aos egressos atuarem em diversas realidades sociais. Desse processo, emerge um profissional atualizado em sua área, capaz de se destacar em um mercado de trabalho cada vez mais exigente.
Desconto de 20%
Os interessados que realizarem inscrição até o dia 26 de junho têm desconto de 20% no valor do curso. Mais informações:
https://www.pucsp.br/pos-graduacao/especializacao-e-mba/gestao-de-projetos-sociais-em-organizacoes-do-terceiro-setor


Data de publicação: 31/05/19
NOTÍCIA
noticia

 

O NEATS promoverá debate sobre a implementação da Lei nº 13.019/2014 para apresentar a exitosa experiência do Conselho de Fomento e de Colaboração do Estado da Bahia e as ações em relação ao MROSC no município de Salvador. Serão quatro convidados que atuam com o tema e participam do processo de implantação do Marco Regulatório. O evento é gratuito e ocorrerá no próximo dia 06 de junho de 2019, quinta-feira, das 9h00 às 12h00, no Auditório 101, no Campus Monte Alegre da PUC/SP, na cidade de São Paulo. Este é o segundo encontro temático de 2019 dedicado ao tema da implementação federativa do MROSC. O primeiro aconteceu em maio apresentando a experiência de Belo Horizonte. As inscrições devem ser feitas pelo link .

Link de Inscrições


Data de publicação: 23/05/19
ARTIGO

Articulações em rede na era do conhecimento1

Autor: Ladislau Dowbor

Estamos entrando numa era de mudanças sistêmicas aceleradas. As tecnologias estão transformando o planeta, as relações de trabalho, as fomas de remuneração, o conceito de propriedade. O ponto de partida é que o principal fator de produção hoje, o conhecimento, é indefinidamente reproduzível, seu uso não reduz o estoque. Abre-se a era da gratuidade. Acrescente-se a conectividade planetária nesta era do virtual, com os seus algoritmos e plataformas colaborativas, e temos outro universo em construção. Mas as regras do jogo são as que foram herdadas da era da dominância da produção material do século passado, o que gera uma erosão da governança. Nas mudanças, entram em choque os interesses. Indivíduos ou pequenas empresas podem expandir o trabalho em rede, mas gigantes corporativos passaram a desarticular as economias nacionais. Multiplicam-se os bancos comunitários de desenvolvimento e o crédito colaborativo, mas os bancos nos impõem novas formas de exploração. Expande-se a produção científica e cultural de acesso aberto, mas multiplicam-se os sistemas de bots que tentam controlar o que publicamos. Aqui traçamos algumas das principais linhas de mudança para uma sociedade aberta, colaborativa e articulada em rede.

Texto completo PDF

Nota 1: este artigo foi publicado como capítulo do livro Redes socias e intersetorialidade. São Paulo: Tiki Books, 2016. Organização: Luciano A. Prates Junqueira, Maria Amelia Jundurian Corá

Data de publicação: 23/05/19
NOTÍCIA

Publicação traz reflexões sobre os direitos dos povos e organizações indígenas

As advogadas e do NEATS, Laís de Figueirêdo Lopes e Paula Raccanello Storto lançam livro colaborativo sobre Direitos dos Povos e Organizações Indígenas.
No último mês foi lançado o livro “Fortalecimento dos Povos e das Organizações Indígenas”, obra colaborativa escrita por lideranças indígenas e pesquisadores, que trata de reflexões sobre o ambiente jurídico dos povos e organizações indígenas, dividido em liberdade associativa, tributação e parcerias com o poder público.
As autoras, professoras no campo do direito da sociedade civil, participaram dos debates que geraram esta edição e contribuíram com dois artigos. Laís de Figueirêdo Lopes, escreveu sobre “Os avanços obtidos nas Parcerias com o Estado para as Organizações de Povos Indígenas a partir da nova Lei n. 13.019/2014” e Paula Raccanello Storto sobre “Liberdade de Associação de Organizações Indígenas no Brasil”.

Artigo: Os avanços obtidos nas Parcerias com o Estado para as Organizações de Povos Indígenas a partir da nova Lei n. 13.019/2014
Autora: Laís de Figueirêdo Lopes
Texto completo PDF

Artigo: Liberdade de Associação de Organizações Indígenas no Brasil.
Autora: Paula Raccanello Storto
Texto completo PDF


Data de publicação: 23/05/19
ARTIGO

Voluntariado e o Animus Caritativo1
Autor: Alan Faria Andrade Silva

Ao longo dos anos, principalmente com a chamada reforma do Estado nos anos 1990, criou-se a Lei nº 9.608, do serviço voluntário, de 18 de fevereiro de 1998, formalizando, assim, o trabalho voluntário prestado por pessoas físicas a pessoas jurídicas, sejam elas de direito público interno (prestado aos órgãos públicos), sejam para entes de direito privado sem fins econômicos ou fins não lucrativos. O artigo aborda alguns dos aspectos motivacionais e legais concernentes ao tema do voluntariado. E detalha dois casos de trabalho voluntário desenvolvidos por instituições ligadas à Igreja Católica: um é o Voluntariado Jovem, dentro do Programa Magis Brasil, sob responsabilidade da Companhia de Jesus (ordem religiosa dos jesuítas); o outro trabalho voluntário é o do Centro de Referência para Refugiados, mantido pela Caritas Arquidiocesana de São Paulo, organismo ligado à Igreja Católica na cidade de São Paulo.

Texto completo PDF

Nota 1: este artigo foi publicado na Revista Interesse Nacional – Ano 12, número 45, Abril a junho de 2019
Menu
PUC-SP
J.PUC-SP
Sou PUC