Educação Continuada

Gestão de Projetos Sociais em Organizações do Terceiro Setor

390h - 2 anos - incluindo monografia

As organizações da sociedade civil (OSC) estão cada vez mais profissionalizadas, demandando colaboradores atualizados diante dos desafios do mercado, capazes de elaborar e gerenciar projetos sociais eficazes. Nesse sentido, têm também gerado, cada vez mais, excelentes oportunidades de trabalho.

O Curso de Especialização em Gestão de Projetos Sociais em Organizações do Terceiro Setor, realizado pelo Núcleo de Estudos Avançados do Terceiro Setor (NEATS) desde 2007, capacita os interessados para o gerenciamento adequado de organizações, empresas, projetos e negócios sociais. As aulas aproximam a teoria da prática de gestão em organizações do ramo e abordam temas como gestão de pessoas e de recursos, legislação, captação de recursos, marketing e responsabilidade social, entre outros.

Está estruturado em três módulos de aulas, acrescido da elaboração do TCC:
•Políticas públicas, marco regulatório, captação de recursos e comunicação nas OSCs
•Estratégia, cooperação, gestão financeira e de pessoas nas OSCs
•Elaboração, implementação e avaliação de projetos e ética nas OSCs
•Elaboração e Defesa de TCC

A metodologia do curso prevê aulas expositivas e participativas; metodologias ativas; apresentações; seminários; pesquisas de campo; discussão de filmes e de livros; exposição de trabalhos; debates; palestras e visitas. A carga horária é composta por atividades presenciais ou on-line, na proporção 75% e 25%, respectivamente, variando conforme plano de aula de cada disciplina.

• Promover a especialização de profissionais atuantes, ou que queiram atuar, no Terceiro Setor, por meio de aprofundamento de conhecimentos teóricos, práticos e metodológicos, visando ao aprofundamento de competências do aluno.

• Oferecer subsídios para a construção interdisciplinar do conhecimento sobre o Terceiro Setor e áreas afins, por meio da discussão de temas essenciais à área;

• Atualizar profissionais e pesquisadores na discussão das diversas abordagens da gestão social e das parcerias entre Estado, Mercado e Sociedade Civil, tendo em vista a construção de uma sociedade mais justa e equânime;

• Capacitar os profissionais com ferramentas e técnicas de gestão adequadas ao desenvolvimento das organizações do Terceiro Setor, para tomar sua intervenção mais eficaz e efetiva no âmbito dos programas sociais;

• Desenvolver a capacidade de liderança dos alunos tornando-os gestores de projetos sociais.

• Categoria: Especialização

Este curso é direcionado principalmente a gestores e colaboradores de Organizações da Sociedade Civil e pessoas que se interessam por causas sociais e pelo Terceiro Setor, desde que sejam portadores de diploma de curso superior

• Duração: 390h - 2 anos - incluindo monografia
  • Local: Vila Mariana - Educação Continuada