Projetos e Pesquisas

Projetos e Pesquisas

EM ANDAMENTO

Projeto Governança Metropolitana - Brasil Portugal  

Portugal e Brasil são dois países que partilham um quadro de mudanças político-administrativas em que a Área/Região Metropolitana (AM/RM) é uma realidade. Em tal quadro, problemáticas como ‘emergência’ versus ‘consolidação’, ‘metrópole vivida’ versus ‘metrópole institucional’ e, consequentemente, ‘governança territorializada’ versus ‘centralização neoinstitucionalizada’, tornam pertinente a análise comparativa das realidades das AM/RM entre estes países.

Centrando-se nos casos do Cariri, Salvador e São Paulo, no Brasil, e de Lisboa e Porto, em Portugal, este projeto propõem-se a contribuir com a identificação de lições e desafios sobre governança metropolitana de forma a melhor sustentar no futuro o desenvolvimento de políticas públicas.

Projeto de governança e gestão na área da saúde pública na região metropolitana de São Paulo  

Identificar as ações desenvolvidas pelas instituições parceiras e as administrações destas regiões e cidades na área da saúde pública.

Pesquisa Efetividade dos Direitos Humanos pela Organização da Sociedade Civil.  

Pesquisa que visa compreender o trabalho desenvolvido pela Caritas com o centro de referência ao Refugiado, a qual está inserida no Terceiro Setor e desenvolve a mais de 50 anos o atendimento e acolhimento do solicitante de refúgio e refugiado, influenciada pela Doutrina Social da Igreja, ela também pode-se ser considerada agente ou organismo da Igreja Católica como efetivadora dos Direitos Humanos no Brasil, tendo em vista o Direito ao Refúgio como um direito da Pessoa Humana.

REALIZADOS

Conheça algumas das atividades já realizadas pelo NEATS:

ENAPEGS  

O NEATS participa da RGS - Rede de Pesquisa de Gestão Social que integra pesquisadores, grupos e gestores dedicados à pesquisa, ao ensino-aprendizagem e à prática em gestão social é responsável pela organização do ENAPEGS desde o primeiro fórum realizado em 2003.

O ENAPEGS - Encontro Nacional de Pesquisadores em Gestão Social consiste é um fórum de pesquisadores, estudantes e todo o conjunto de profissionais atuantes na área a fim de discutir temáticas em torno deste campo de saberes e práticas interdisciplinares, promovendo a apreensão, prospecção, discussão e difusão de conhecimentos teóricos e práticos inseridos na Gestão Social. A cada encontro busca-se aprofundar um tema já presente nos debates e que esteja em consonância com a instituição e região que o acolhe.

O NEATS participa da RGS - Rede de Pesquisa de Gestão Social que integra pesquisadores, grupos e gestores dedicados à pesquisa, ao ensino-aprendizagem e à prática em gestão social é responsável pela organização do ENAPEGS desde o primeiro fórum realizado em 2003.

O VI ENAPEGS foi realizado pelo NEATS na PUC-SP em 2012 em parceria com a USP Leste e a FEI. Tendo como tema “Gestão Social: mobilizações e conexões”, promoveu discussões sobre a gestão como um processo que se dá a medida que atores sociais diversos se mobilizam, se conectam e criam formas inteligentes de aprendizagem ativa e desenvolvimento conjunto para organizações públicas, privadas ou sem fins lucrativos.

O XI ENAPEGS acontecerá em 2020 e será realizado pela UFAL – Universidade Federal de Alagoas.

Este Encontro era promovido anualmente de 2003 a 2016, desde quando passou a ser bianual e, no ano entre cada edição, é realizada uma reunião com os membros da RGS.

Veja a relação das edições já realizadas:

Edição Ano Local Instituição Tema
I ENAPEGS 2007 Juazeiro do Norte (CE) UFC Gestão Social: práticas em debate, teorias em construção
II ENAPEGS 2008 Palmas - TO UFT Os Desafios da Formação em Gestão Social
III ENAPEGS 2009 Juazeiro - BA e Petrolina - PE UNIVASF Gestão Social e Políticas Públicas de Desenvolvimento: ações, articulações e agenda
IV ENAPEGS 2010 Lavras - MG UFLA Gestão Social e Gestão Pública: interfaces e delimitações
V ENAPEGS 2011 Florianópolis - SC UDESC/ESAG Gestão Social como Caminho para Redefinição da Esfera Pública
VI ENAPEGS 2012 São Paulo - SP PUC-SP Gestão Social: mobilizações e conexões
VII ENAPEGS 2013 Belém - PA UNAMA Territórios em Movimento: caminhos e descaminhos da gestão social e ambiental
VIII ENAPEGS 2014 Cachoeira - BA UFRB Gestão Social e Interdisciplinaridade: construindo novas pontes e expandindo fronteiras
IX ENAPEGS 2016 Porto Alegre - RS UFRGS Gestão Social, Participação e Desenvolvimento: olhares desde a América Latina
X ENAPEGS 2018 Juazeiro do Norte (CE) UFCA Diálogo como Resistência: Gestão Social, Crises e Futuro das Democracias

Projeto Ciclo de Diálogos NEATS  

Ciclo de 10 encontros realizados em 2016 com organizações sem fins lucrativos que estavam em processo de implantação ou revisão de seus modelos de Gestão de Pessoas e com interesse em participar de uma interação para promover a evolução de suas práticas.

Os encontros aconteceram com um grupo fechado de representantes de OSCs, criando oportunidade para a promoção de conexões, reciprocidade, interação e aprendizagem dentro da temática de gestão de pessoas nas organizações da sociedade civil.

Os principais temas abordados foram:
• Gestão de Pessoas nas organizações sem fins lucrativos
• Quem e como vai decidir quem será contrato na organização
• Gestão de voluntários
• Diversidade de relações de trabalho e de perfis
• Trabalho em equipe e motivação
• Lideranças, para quê?
• Remuneração e reconhecimento – os retornos
• Impactos da lei 13019
• Treinamento, capacitação e desenvolvimento
• Acompanhamento, monitoramento e avaliação

METODOLOGIA
Metodologia participativa, com leitura de texto-base, rodas de diálogo, ferramentas de Design Thinking, Criatégia, World Café e outras técnicas que facilitem a atuação em grupo e a criação de um corpo de conhecimento compartilhado e efetivo para os desafios do dia-a-dia de gestão de pessoas nas organizações.
Coordenador do Projeto: Prof. Dr. Luciano A. Prates Junqueira
Facilitadora: Profa. Maria de Fátima Alexandre

Projeto Memória & Vida - Cemitério Consolação  

Em 2015 foi firmado o convênio en¬tre a PUC-SP e o Serviço Funerário do Município de São Paulo (SFMSP), com duração de quinze meses para realização do projeto Memória & Vida, um programa de extensão e pesquisa que teve como finalidade promover no Cemitério Consolação um trabalho científico e cultural, que valorize os exemplares originais do patrimônio tumular e a preservação e divulgação da memória da cidade.

Neste sentido, foram trabalhadas duas vertentes: a produção de conhecimentos e saberes relacionados ao tema do luto, com palestras e encontros formativos, e a aproximação com a prática relacionada à manutenção e preservação patrimonial das obras de arte originais que estão naquela necrópole. O projeto contribuiu, ainda, para um atendimento mais humanizado no serviço funerário, garantindo atenção às condições de saúde mental dos profissionais e formulando propostas jurídicas para mudança da qualidade deste serviço público.

Acesse o link e conheça os detalhes do projeto

Veja o vídeo do projeto em https://www.youtube.com/watch?v=sjlt7cXcCAk&feature=youtu.be

Consulta Pública – Plano Municipal de Cultura de São Paulo  

O Plano Municipal de Cultura (PMC) foi realizado em parceria com Secretaria Municipal de Cultura (SMC) como instrumento de planejamento para orientar as políticas culturais no município de São Paulo por dez anos. Construído a partir de amplo processo de participação social, o PMC indicou as prioridades para a cultura na cidade, a partir da aprovação de diretrizes, ações e metas a serem efetivadas.

Para a elaboração de suas metas e ações foi estabelecido um amplo processo de participação social que contemplou audiências públicas regionais e temáticas, além de uma plataforma de consulta digital.

A elaboração do PMC-SP dividiu-se em quatro etapas iniciadas em 2015 com duração de 15 meses. A primeira foi o diagnóstico das políticas culturais do município; a segunda consistiu na elaboração das diretrizes, ações e metas para consulta pública, a partir de uma rodada de oficinas internas com as diferentes áreas e departamentos da SMC; a terceira etapa foi a realização da consulta pública por meio das audiências regionais e temáticas e de plataforma online; a quarta etapa correspondeu a sistematização de todo o processo participativo para finalização do desenho do PMC-SP, contemplando uma nova rodada de oficinas internas na SMC e uma reunião intersecretarial, que permitiram incorporar o maior número de contribuições da consulta pública.

Acesse o Caderno, veja o vídeo www.youtube.com/watch?v=sjlt7cXcCAk&feature=youtu.be e conheça os detalhes do projeto.

Educação para Sustentabilidade  

O Projeto Educação para Sustentabilidade, iniciado em 2012 e com duração de um ano, foi criado e coordenado pelo NEATS, em convênio com a Secretaria do Verde e Meio Ambiente. O objetivo geral do projeto foi capacitar universitários em sustentabilidade, fornecendo o jogo Planetarium como instrumento para disseminação entre outros públicos na cidade de São Paulo.

Conheça os detalhes do projeto. Link para o site do Projeto: www4.pucsp.br/educasustentabilidade

Pensando o Direito  

Entre 2011 e 2012, o NEATS desenvolveu um estudo interdisciplinar sobre a “Modernização do Sistema de Convênios entre a Administração e Organizações da Sociedade Civil” em parceria entre o Ministério da Justiça e o PNUD. Este projeto foi escolhido a partir de um concurso no âmbito do Programa de Democratização de Informações no Processo de Elaboração Normativa - Pensando o Direito. O trabalho contou com a integração de pesquisadores da área do Direito e da Administração.

Conheça os detalhes do projeto. Link para projeto

Gestão intersetorial das políticas sociais municipais São Lourenço da Serra  

Pesquisa e consultoria para a Prefeitura de São Lourenço da Serra-SP visando a identificar os problemas sociais que afetavam a população na perspectiva do Terceiro Setor. Foram realizadas ainda pesquisas junto aos alunos das escolas, estadual e municipal, para verificar sua percepção das questões sociais, contribuindo para o diagnóstico municipal das políticas sociais. Também foram mapeadas as instituições sem fins lucrativos do município para conhecer suas especificidades, visando a formulação de projeto conjunto destas com a Prefeitura. Este projeto foi realizado com financiamento da FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo).

Relatório Políticas Municipais

Levantamento de teses e dissertações na PUC-SP  

O início deste processo ocorreu no âmbito do projeto PRO-ADM, que articulava outras instituições, como a RGS - Rede de Pesquisadores em Gestão Social e o Observatório sobre Gestão Social em parceria com a FGV, UFBA, UFCE, PUC-MG, USP-Leste, FEI, UFRN, UFRS, UNB e UFLA. Este projeto teve como objetivo mapear e sistematizar a produção do conhecimento para a construção de um Banco de Dados de Referência de teses e dissertações sobre capital social, empreendedorismo, gestão de política social, gestão social, políticas públicas, redes sociais, sustentabilidade e terceiro setor produzidas a partir de 2002, para propiciar uma melhor articulação da produção de conhecimento das áreas citadas no âmbito da PUC-SP.

A pesquisa foi realizada de 2002 a 2015. A partir desta data o processo foi descontinuado, pois as teses e dissertações sobre os temas acima citados podem ser acessadas na biblioteca digital da PUC.

Levantamento de 2002 a 2015:

 

Capital Social

Dissertação
Tese

 

Empreendedorismo

Dissertação
Tese

 

Gestão de Política Social

Dissertação

 

Gestão Social 

Dissertação
Tese

 

Políticas Públicas 

Dissertação
Tese

 

Redes Sociais 

Dissertação
Tese

 

Sustentabilidade

Dissertação
Tese

 

Terceiro Setor

Dissertação

Pesquisa sobre Gestão das Organizações sem fins lucrativos  

Estudos de casos para verificar o tipo de gestão que caracteriza as organizações do terceiro setor. No momento o projeto também busca caracterizar a gestão de duas redes de organizações do terceiro setor do município de São Paulo, envolvendo profissionais e mestrandos, participantes do NEATS. Essas pesquisas têm seus resultados publicados em artigos de revistas e apresentados em congressos. Os alunos da graduação em Administração envolvidos nessas pesquisas, em 2003, foram premiados como os melhores trabalhos de Iniciação Científica.

Congresso do Voluntariado  

Em julho de 2001 o NEATS organizou o 1º Congresso Brasileiro do Voluntariado em parceria com o Comitê Brasileiro para o Ano Internacional do Voluntário e diversas Entidades Sociais. O evento contou com cerca de 800 pessoas, que representaram mais de 300 entidades que atuam no Terceiro Setor e que possuem trabalho voluntário. Tal acontecimento criou diversas oportunidades para discussão e compartilhamento de experiências entre as pessoas envolvidas com o Terceiro Setor em todo o Brasil.

Em novembro de 2003 foi realizado o 2º Congresso Brasileiro do Voluntariado no TUCA – PUC/SP. Foi um novo momento de reflexão que se acreditou ser fundamental para a sustentação e a efetividade do voluntariado na sociedade.

Oficinas de Gestão de Projetos Sociais 

Em parceria com o Núcleo de Trabalhos Comunitários – NTC da PUC/SP, desde 2004 o NEATS desenvolve também oficinas, com duração de 40 horas, sobre Gestão de Projetos Sociais, apoiando a realização de discussões interdisplinares que aproximem a universidade das pessoas e organizações da sociedade civil.

Programa de Formação de Graduandos em Direito do Terceiro Setor 

Realizado por meio cursos anuais ou semestrais gratuitos, no tema de Direito e Legislação Aplicável ao Terceiro Setor. O Programa com cursos anuais e semestrais foi realizado de 2005 a 2009, tendo formado mais de 150 estudantes em direito, com duração total de 140 horas. O projeto promoveu a discussão e debate com estudantes de Direito sobre a regulamentação do Terceiro Setor, inclusive a celebração de Convênios com o Poder Público. As diferentes edições do curso foram co-realizadas em parceria com o Centro Acadêmico “22 de Agosto”, entidade representativa dos alunos da Faculdade de Direito da PUC/SP, e contaram com o apoio da Faculdade de Direito da PUC/SP e a Seccional Paulista Ordem dos Advogados do Brasil, por intermédio de sua Comissão do Terceiro Setor.

Encontro Nova Lei das Parcerias do Estado com as Organizações da Sociedade Civil 

Em setembro de 2014 uma parceria institucional entre a ABONG e o NEATS possibilitou a realização de um encontro para discussão da nova Lei 13.019/2014 - Lei Geral das Parcerias do Estado com as Organizações da Sociedade Civil. O evento reuniu especialistas que abordaram os capítulos da nova Lei, buscando aprofundar as de identificar as oportunidades e desafios para sua regulamentação, já que se trata de lei nacional, aplicável a União, Distrito Federal, Estados e Municípios, e suas relações de parceria com as organizações da sociedade civil brasileira, cujo texto foi elaborado com forte influência das propostas apresentadas pela Plataforma das OSC. Participaram do encontro representantes do Poder Público, estudiosos e profissionais que atuam em OSCs.

Pesquisa Pastoral da Criança 

A pesquisa buscou entender e contribuir com as organizações que atuam na área social. Nesse sentido, o NEATS realizou pesquisa sobre a Pastoral da Criança, sua gestão e organização em São Paulo e na Baixada Santista; junto a COOPERAPIC, uma rede de 62 organizações do terceiro setor, da cidade de São Paulo, foi desenvolvida a análise de sua organização e distribuição do poder.

Encontro ONG Brasil  

O NEATS participou do Encontro ONG Brasil, que congregou cerca de 500 ONGS de todo o Brasil. O núcleo dispôs de um estande onde apresentou seu trabalho e realizados vários eventos com as ONGS, tais como: rodas de conversas sobre diversos temas sobre os quais os membros do NEATS tem expertise, como planejamento, recursos humanos, empreendedorismo no terceiro setor.

Foram apresentados resultados da pesquisa realizada pelo NEATS com financiamento do Ministério da Justiça sobre Modernização do Sistema de Convênio da Administração Pública com a Sociedade Civil. A equipe, além de participar de mesas do evento sobre a pesquisa, apresentou para as ONGS o Marco Regulatório do Terceiro Setor e a questão do controle contábil na gestão. Este evento foi importante para o NEATS articular com as ONGS e contribuir com elas no entendimento de sua gestão. Também permitiu ao núcleo fazer um mapeamento dessas instituições, visualizando sua produção no atendimento da população.

Pesquisa sobre Modernização do Sistema de Convênio da Administração Pública com a Sociedade Civil  

Esta pesquisa foi realizada pela equipe multidisciplinar do NEATS, coordenada por Luciano A Prates Junqueira e Marcelo Figueiredo (Faculdade de Direito) e promovida a partir de um edital do Ministério da Justiça que editou um livro com o resultado do trabalho.

Menu
PUC-SP
J.PUC-SP
Sou PUC