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EXERCÍCIOS CRÍTICOS

Gestos e procedimentos de invenção

Galciani Neves

É acerca de exercícios críticos brasileiros, mais especificamente durante as décadas de 1960 e 1970, que este livro deposita seus interesses e se espraia. Não se trata de um esforço de recuperação da expressão crítica, nem de refazer a história da crítica brasileira. Trata-se da tentativa de adentrar os muitos modos de agir desses sujeitos autores, evidenciando, a partir de perspectivas processuais, a possibilidade de uma tarefa também autorreflexiva e que se fundamenta, prioritariamente, no fazer artístico e nos percursos de percepção traçados diante da obra por meio da palavra.


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IMPASSES DO NARRADOR E DA NARRATIVA NA CONTEMPORANEIDADE

Maria Rosa Duarte de Oliveira (org.)
Maria José Palo (org.)

Os dez ensaios reunidos em Impasses do narrador e da narrativa na contemporaneidade gravitam em torno de dois núcleos – “O narrador contemporâneo: faces plurais” e “Iluminações: de um narrador para outros” –, cada um deles apontando para subtemas derivados do tema central: desde os mais amplos, que tomam a problemática de um ponto de vista dominantemente teórico, até aqueles mais específicos, que fazem da focalização em determinada narrativa contemporânea o palco para iluminar estratégias de outros possíveis narradores.


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ACESSIBILIDADE EM ESPAÇOS CULTURAIS

Mediação e comunicação sensorial

Viviane Panelli Sarraf

Em Acessibilidade em espaços culturais: mediação e comunicação sensorial, Viviane Panelli Sarraf nos apresenta a importância da comunicação sensorial para o desenvolvimento dos indivíduos e das sociedades, acentuando o papel das instituições culturais nesse contexto, e, na sequência, desvela a relevância desses conceitos e práticas para a ampliação das potencialidades de acessibilidade para pessoas com diferenças. Faz um interessante relato de experiências internacionais e pontua, em uma perspectiva histórica, as realizações no Brasil indicando o protagonismo de exemplos pioneiros que influenciaram diversos projetos ainda em curso. É uma obra que nos ensina muito, que prestigia aqueles que foram pioneiros nesses temas, que demonstra a relevância da interdisciplinaridade para os estudos dos problemas atuais e, certamente, inova ao valorizar a comunicação dos sentidos para o exercício à cidadania.


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MACHADO DE ASSIS

Contos para muitas vozes (edição bilingue)

Maria Rosa Duarte de Oliveira (org.)
Luís Eduardo Wexell Machado (org.)

Machado de Assis – Contos para muitas vozes representou uma rara oportunidade de unir as vozes de estudiosos da obra machadiana, de várias universidades brasileiras, às vozes múltiplas deste autor por meio da seleção de sete de seus contos, dentre os quase 200 que produziu, representativos de uma ampla gama temática e de efeitos estéticos: da moralidade ao fantástico; do filosófico-ensaístico ao de enigma e mistério, além dos perfis femininos, aos quais Machado se dedicou com maestria. A esse conjunto de vozes veio se juntar, ainda, a da tradução e com ela a possibilidade de trânsito e passagem para a língua e a cultura da América hispânica.


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POÉTICA DE JÚLIO BRESSANE

Cinema(s) da transcriação

Adriano Carvalho Araujo e Sousa

Em Poética de Júlio Bressane..., o autor, tendo em Haroldo de Campos um intercessor, penetrou no âmago de muitas questões. A tradução que desde logo se anunciara, a fusão de espaços/tempos. A interação com as artes plásticas, buscando nortear-se por uma pictografia, a cada passo, descoberta e proposta: as transcriações intensamente recriadoras. Cercado de competências, da presença tutelar e mágica do cineasta, do diálogo com seus pares, para quem a arte em si se impõe e confirma, Adriano Sousa conquista um lugar apropriado para falar de tudo isso. Plataforma de ação, atitude teórica, que abarca dos cariris aos Dias de Nietzsche em Turim, ao Filme de amor e leva a entrever que o talento conta para desvendar e transmitir as poéticas, que inauguram sempre novas percepções do mundo e da cultura.


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ROLAND BARTHES E A REVELAÇÃO PROFANA DA FOTOGRAFIA

Rodrigo Fontanari

No Brasil, em que pese uma movimentada ação editorial, graças à qual estamos perfeitamente em dia com a tradução da obra de Barthes, temos nos mantido à margem das contribuições de peso para seu conhecimento. De par com os esforços tradutórios, avolumam-se aqui os textos de circunstância. Mas não temos exegeses, quer dizer, investigações minuciosas, deslindes rigorosos, e permanecemos em dívida com as imersões de grande alento. O centenário de nascimento do autor, que se comemora em 2015 e está mobilizando as novas gerações de pesquisadores, deve começar a mudar essa situação. Nesse movimento de necessária atualização, o livro Roland Barthes e a revelação profana da fotografia ingressa com o mérito de constituir-se numa das primeiríssimas exegeses a serem produzidas entre nós.


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A LÍRICA FRAGMENTÁRIA DE ANA CRISTINA CESAR

Autobiografismo e montagem

Carlos Eduardo Siqueira Ferreira de Souza

A lírica fragmentária de Ana Cristina Cesar: autobiografismo e montagem é um livro que abre portas do tenso labirinto da poesia de Ana Cristina Cesar. Simultaneamente, indaga sobre a lírica, a fragmentação, o autobigrafismo, a montagem, aspectos caros às poesias moderna e contemporânea.
Carlos Eduardo Siqueira Ferreira de Souza busca, com a especificidade de seu olhar, uma leitura da poesia de Ana C., oferecendo-nos um convívio com o mundo da poeta de A teu pés, revelando-nos no corpo da escritura uma intimidade ficcionalizada. É na flor da pele da poesia de Ana C. que ele busca os relevos dos sentimentos e dos sentidos. Não o faz, porém, sem intensidade reflexiva e sutilezas de fino leitor. Fala aguda e pessoal, alimentada por veia crítica séria e rigorosa, revela as inquietudes sígnicas de Ana Cristina Cesar, que se equilibra num esconder/revelar-se, e conduz o leitor à sua poesia. Por meio de uma refinada meditação crítica, indica caminhos para a apreensão da obra enigmática dessa poeta, que é vanguarda em sua época e representante definitiva da literatura brasileira na contemporaneidade.