Programa de Estudos Pós-graduados em Fonoaudiologia da PUC-SP: análise da produção de quatro décadas

Linguagem e Subjetividade

Programa de Estudos Pós-graduados em Fonoaudiologia da PUC-SP: análise da produção de quatro décadas

12/2015

Programa de Estudos Pós-graduados em Fonoaudiologia da PUC-SP: análise da produção de quatro décadas

Bruna de Souza Diógenes*

O aumento da produção científica no país tem levado diversas áreas a realizarem periodicamente uma análise das tendências e características de tal produção, enfocando, especialmente, estudos e pesquisas que vem sendo divulgados a partir de sua publicação. Esse tipo de análise permite delinear um panorama histórico da produção do conhecimento numa determinada área e oferece informações necessárias para o seu implemento (CAMPANATTI-OSTIZ, ANDRADE, BARBOSA, 2003; FERREIRA, RUSSO, ADAMI, 2008).

Autores apontam que o desenvolvimento político, cultural e eco­nômico de um país é influenciado pelas inovações científicas e tecnológicas, e a universidade e seus pesquisadores têm papel importante nesse processo de geração do conhecimento científico e na inova­ção tecnológica para auxiliar no desenvolvimento da sociedade (BARROS, SPADACIO, 2011).

A realização de pesquisas está relacio­nada diretamente com ações desenvolvidas em Programas de Pós-graduação, uma vez que dentre as suas missões está presente a capacitação do docente­-pesquisador, figura principal na produção do conhecimento científico e na liderança acadêmica para o ensino (MARCHELI, 2005; DAMASCENO, FRIEDMAN, 2011).

A produção científica gerada num Programa de Pós-graduação, além de consolidar uma ciência permite delinear tendências e necessidades, linhas de pesquisa além de gerar publicações (BERBERIAN et. al., 2009).

Nesse contexto a Fonoaudiologia vem desenvolvendo estudos que visam analisar a produção do conhecimento, especialmente, a partir de recortes temáticos, tendo em vista que os mesmos possibilitam identificar os domínios de investigação predominantes e, a partir daí, delinear novas propostas de pesquisa e intervenção (MUNHOZ et. al., 2007; CHUN, 2003; RUSSO, FERREIRA, 2004).   

O Programa de Estudos de Pós- Graduação (PEPG) em Fonoaudiologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC- SP) completou quatro décadas em 2013, e os projetos desenvolvidos nele estão atrelados a cinco linhas de pesquisa: Audição na criança; Voz, Avaliação e intervenção; Linguagem e subjetividade; Linguagem, corpo e psiquismo e Procedimentos e implicações psicossociais dos distúrbios da audição.

Nas comemorações dos 40 anos, alunos e professores se debruçaram sobre a produção desse programa e, a partir da realização de um estudo retrospectivo transversal foi possível realizar o levantamento de resumos das dissertações e teses defendidas nesses 40 anos de existência do PEPG (1972 – 2012). Todos os resumos estão contidos no site do Programa, e após o levantamento, foram registrados 739 estudos. Esses foram analisados e categorizados em planilha específica, segundo: ano, título, autor, orientador e resumo. Em seguida houve uma segunda análise que classificou os estudos em duas categorias: 1 – Método de pesquisa: Avaliação/Diagnóstico/ Observacional, Intervenção e Revisão de literatura e 2 – Área: Voz, Audição, Linguagem, Motricidade oral, Saúde Coletiva e Métodos clínicos.

Os resultados desse levantamento permitiram constatar que ao longo dos anos houve um aumento expressivo de produções, sendo mais evidenciado nos anos de 2000 e 2001. As áreas mais pesquisadas para produção de dissertações e teses foram, na sequencia, Audição (39,8%), Linguagem oral e leitura e escrita (19,2%), Voz (16,5%) e Métodos clínicos (10,9%), e Motricidade orofacial (6,2%%). A temática mais abordada foi a de Avaliação/Diagnostico/Observacional (50,5%) seguida pela Intervenção (22,3%), Avaliação Diagnóstico Observacional + Intervenção (13,5%) e Revisão de Literatura (9,3%).

Quanto à distribuição das teses e dissertações por áreas e temáticas verificou-se para a temática Avaliação/Diagnóstico/ Observacional que as áreas audição, linguagem oral e leitura/escrita e voz apresentaram o maior número de produções. Para a temática Intervenção destaca-se Audição e Linguagem oral e leitura/escrita e por fim, a temática Revisão de literatura apresenta com maior número de produções a área de Linguagem oral e leitura/escrita.

Atualmente, no PEPG em Fonoaudiologia esse crescimento se mantém contínuo em todas as áreas investigadas, exceto em motricidade orofacial. Este dado pode ser justificado pela ausência da linha de pesquisa no programa.

Por fim, ressalta-se a importância de trabalhos dessa natureza, uma vez que favorecem o implemento da produção do conhecimento, pois, além de permitir a apreensão de parte do estado da arte de um determinado campo do conhecimento, evidenciam aspectos que podem ser aperfeiçoados (CAMPANATTI-OSTIZ, ANDRADE, 2005a/2005b; FREIRE, PASSOS, 2005).


BARROS N.F, SPADACIO C. A formação do pós-graduando no mundo contemporâneo no cotidiano da pesquisa. Saúde Soc. 2011; 20(1):50-6.

BERBERIAN AP, KRUGER S, GUARINELLO AC, MASSI GA. A pro­dução do conhecimento em fonoaudiologia em comunicação suplementar e/ou alternativa: análise de periódicos. Rev CEFAC. 2009; 11(supl 1):258-66.

CAMPANATTI-OSTIZ H, ANDRADE CRF, BARBOSA MA. Considerações teóricas sobre a escolha de descritores na área de fonoaudiologia. Pró-Fono. 2003; 15(2):211-8.

CAMPANATTI-OSTIZ H, ANDRADE CRF. Periódicos nacionais em fonoaudiologia: caracterização estrutural. R. Soc. Bras. Fonoaudiol., São Paulo, v. 10, n. 3, p. 147-154, jun.-set. 2005a.

CAMPANATTI-OSTIZ H, ANDRADE CRF. Periódicos nacionais em fonoaudiologia: caracterização de termos. R. Fonoaudiol. Bras., Brasília, v. 3, n. 1, p. 1- 4, jun.-set. 2005b.

DAMASCENO WA, FRIEDMAN S. Análise da produção científica fonoaudiológica nacional sobre gagueira. Rev CEFAC. 2011; 13(1):41-7.

FERREIRA LP, RUSSO ICP, ADAMI F. Fonoaudiólogos doutores no Brasil: perfil da formação no período de 1976 a 2008. Pró- fono Revista Atualizada Científica. 2010, 22 (2): 89-94.

FREIRE RM, PASSOS MC, Uma análise da produção de conhecimento no interior do PEPG em Fonoaudiologia: de sua fundação até o novo milênio. Revista Distúrbios da Comunicação, São Paulo. 2005;17(1):37-43.

Marcheli OS. Formação de doutores no Brasil e no mundo: algumas comparações. RBPG. 2005; 2(3):7-29.

Munhoz CMA, Massi G, Berberian AP, Giroto CRM, Guarinello AC. Análise da produção científica nacional fonoaudiológica acerca da linguagem escrita. Pró-Fono. 2007; 19(3):249-58.

 

 

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