Palestrantes

Palestrantes

Alessandra Rodrigues
Alessandra Rodrigues

Doutora em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Graduada em Letras, especialista em Língua Portuguesa e Mestre em Educação pela Universidade Catarinense. É professora da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), onde é docente e atual coordenadora adjunta do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências. Pesquisadora e vice-líder do Grupo de Pesquisa Tecnologias e Cultura digital na Educação em Ciências (TeCDEC).

Alexandra Geraldini
Alexandra Geraldini

Professora Assistente-Doutora do Departamento de Francês da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Pós-doutorado em Educação: Currículo, na PUC-SP, Doutorado e mestrado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUC-SP. Atual Pró-reitora de Graduação da PUC-SP, onde foi Pró-reitora de Educação Continuada e atuou como Diretora e Vice-Diretora da Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes, e coordena o Núcleo Assessor de Tecnologias Educacionais (NATED) e o Programa de Incentivo à Pesquisa Aplicada à Docência (PIPAD).

Alexandra Okada
Alexandra Okada

Pesquisadora Sênior da Academia de Ensino Superior do Reino Unido (UK), Pesquisadora da Faculdade de Bem-Estar, Educação e Estudos da Linguagem - The Open University, Milton Keynes, UK. Coordena a Comunidade Internacional de Pesquisa "COLEARN" e a Rede Pesquisa e Inovação Responsável (RRI - Responsible Research and Innovation). Pesquisa sobre Coaprendizagem formal e informal, Coletividades e Redes Sociais, Integração e Reutilização de Repositórios Educacionais, Mapeamento e Intermediação da Construção Coletiva do Conhecimento, Coletividades de Pesquisa Integrando Pesquisa Aprendizagem e Formação.

Alípio Márcio Dias Casali
Alípio Márcio Dias Casali

Filósofo e educador. Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade de São Paulo (PUC-SP). Pós-Doutor pela Université de Paris-8. Professor Titular do Departamento de Fundamentos, Políticas e Gestão da Educação, da PUC-SP. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo, da PUC-SP. É docente e pesquisador na Linha de Pesquisa "Currículo, Conhecimento e Cultura" com especial atenção sobre o tema "Ética da Educação". Foi Vice-Reitor da PUC-SP (1984-1988), Secretário Municipal na Cidade de São Paulo (1990-1992).

Ana Laura Martinez Tessori
Ana Laura Martinez Tessori

Mestre em Sociologia da Educação, Columbia University, Nova York, graduada em Sociologia, Universidad de la Republica do Uruguai, formação como agente de câmbio na educação, Universidade de Estocolmo, Suécia. É pesquisadora e Coordenadora de Cooperação Técnica com países da América Latina e Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa no Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br/NIC.br), consultora em Políticas Digitais em Educação no Instituto Internacional de Planejamento da Educação, IIPE, da UNESCO. Trabalhou em Plan Ceibal, Uruguai.

Ana Rivoir
Ana Rivoir

Doctora y Máster por el Programa de Doctorado sobre Sociedad de la Información y el Conocimiento (Universidad Oberta de Catalunya, España). Licenciada en Sociología (Universidad de la República, Uruguay), donde es docente del Departamento de Sociología, coordina el Observatorio de Tecnologías de la Información y la Comunicación. Miembro del Sistema Nacional de Investigadores de Uruguay. Presidenta de la Asociación Latinoamericana de Sociología 2017–2019 (ALAS), investigaciones y publicaciones en temas: inclusión digital, desarrollo humano informacional, desigualdades digitales y tecnologías digitales en educación.

Ana Valéria Barbosa da Silva
Ana Valéria Barbosa da Silva

Doutoranda em Educação-Currículo, PUC-SP. Mestre em Administração de Empresas, a PUC-SP. Pós-graduada em Administração Contábil e Financeira pela Fundação Armando Alvares Penteado- FAAP e Graduada em Administração de Empresas pelo Centro Universitário Lusíada. Professora de ensino superior e ensino técnico em Gestão Estratégica Organizacional e Processo Decisório. Atuação como Coordenadora de P&D. Atuação em AVA e como consultora. Larga experiência na área de Administração atuando no mercado financeiro e em gestão de projetos.

André Raabe
André Raabe

Doutor em Informática na Educação pela UFRGS (2005), pós-doutorado na universidade de Stanford (2016), mestre em Ciência da Computação pela PUCRS (2000) Coordena o Laboratório de Inovação Tecnológica na Educação (LITE) na Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). Bolsista de produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora (DT2). Realiza formação de professores e desenvolve pesquisas sobre Educação em Computação, Educação maker e Informática na Educação.

Bento Duarte da Silva
Bento Duarte da Silva

Doutor em Educação, na área da Tecnologia Educativa e Professor Catedrático no Centro de Investigação em Educação da Universidade do Minho. Foi Vice-Presidente do Instituto de Educação; Diretor do Departamento de Estudos Curriculares e Tecnologia Educativa; Coordenador da Pós-Graduação (Mestrado e Doutoramento) em Ciências da Educação, especialidade de Tecnologia Educativa. É membro do Centro de Competência da UMinho e Presidente da Associação Científica Internacional de Psicopedagogia. Desenvolve pesquisa e orientação em Tecnologia Educativa no Instituto de Educação da UMinho.

Daniela Costa
Daniela Costa

Doutora em Educação: currículo e mestre em Comunicação e semiótica, ambos pela PUC-SP. Especialista em Design Instrucional e Gestão de Educação a Distância, bacharel em Letras e Licenciada em Língua Portuguesa. Atualmente, coordena o projeto TIC Educação, no Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação [Cetic.br], um departamento do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto Br [NIC.br], vinculado ao Comitê Gestor da Internet no Brasil [CGI.br].

David de Oliveira Lemes
David de Oliveira Lemes

Diretor da Faculdade de Estudos Interdisciplinares da PUC-SP e professor do Mestrado Profissional em Desenvolvimento de Jogos Digitais. Doutor e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital (TIDD) da PUC-SP e Bacharel em Mídias Digitais pela PUC-SP. Foi coordenador da Escola de Inovação e Tecnologia da PUC-SP (COGEAE, 2016 – 2017 e professor do Departamento de Computação, com atuação nos cursos de Tecnologia em Jogos Digitais, Design, Tecnologia e Mídias Digitais e Sistemas de Informação.

Eliane Schlemmer
Eliane Schlemmer

Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 1D. Pós-Doutora em Educação pela Universidade Aberta de Portugal. Doutora em Informática na Educação e Mestre em Psicologia pela UFRGS. Bacharel em Informática pela UNISINOS. Professora-pesquisadora titular do PPG em Educação e do PPG em Linguística Aplicada na UNISINOS. Líder do Grupo Internacional de Pesquisa Educação Digital - GPe-dU UNISINOS/CNPq. Pesquisadora-colaboradora na Unidade de Estudos do Local – ELO/UAb-PT e no Grupo Internacional de Pesquisa Atopos/USP.

Eliton Meireles de Moura
Eliton Meireles de Moura

Diretor de Tecnologias Educacionais da Amado Maker e membro pesquisador do Transformative Learning Technologies Lab (TLTL) no Teachers College, Columbia University, Nova York. Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), com doutorado sanduíche na Universidade de Stanford, onde atuou como Visiting Student Researcher na Graduate School of Education, para o ano acadêmico de 2017-18. Licenciado em Matemática, possui Mestrado em Educação na Linha de Pesquisa de Conhecimentos e Práticas Educacionais, ambas pela Universidade Federal de Uberlândia.

Fábio Senne
Fábio Senne

Doutorando em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (USP), Mestre em Comunicação pela Universidade de Brasília (UnB) e Bacharel em Ciências Sociais pela USP. É Coordenador de Projetos de Pesquisas do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), departamento do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br). Pesquisador na área de políticas públicas e comunicação, área de interesse relação entre a Internet e as políticas públicas sociais e o comportamento das desigualdades.

Fernanda Liberali
Fernanda Liberali

Formadora de formadores e professora da PUC-SP, Departamento de Ciências da Linguagem e Filosofia, no Programa de Pós-Graduação (PPGE) em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (LAEL), no PPGE mestrado profissional em Educação: Formação de Formadores e colaboradora no PPGE em Educação: Currículo. Graduada em Letras pela UFRJ, mestrado e doutorado em LAEL (PUC-SP), pós-doutorado na Universidade de Helsinki, Universidade Livre de Berlin e na Rutgers University. É bolsista Produtividade CNPq, membro de associações e redes internacionais, coordena projetos de extensão e pesquisa.

Fernando José de Almeida
Fernando José de Almeida

Mestrado e Doutorado em Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1977 e 1984), onde leciona, como professor titular, no Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo. Pós-doutorado em convênio CNPQ/CNRS, em Lyon, no IRPEACS, em 1986-1987. Pesquisa sobre Uso das Tecnologias da Informação e Comunicação para aprendizagem e políticas públicas. Foi Vice-Reitor Acadêmico da PUC (1992-1995). Secretário Municipal de Educação da Cidade de São Paulo (2001-2002). Vice-Presidente da Fundação Padre Anchieta - Rádios e TV Educativas SP, e seu Diretor de Educação (2007-2013 e 2019 - 2020). Membro honorário da Academia Paulista de Educação.

Flávia Linhalis
Flávia Linhalis

Doutora em Ciências da Computação e Matemática Computacional pela USP-São Carlos, pesquisadora do Núcleo de Informática Aplicada à Educação (NIED) da UNICAMP desde 2010 e coordenadora do NIED desde 2018. É orientadora de mestrado do Programa de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática (PECIM/UNICAMP). Atua em pesquisas relacionadas a Tecnologias Educacionais e Educação a Distância.

Flávio Rodrigues Campos
Flávio Rodrigues Campos

Pesquisador visitante da Escola de Educação da Universidade de Standford, com Pós-doutorado pela mesma Instituição. Doutor em Educação currículo pela PUC-SP e Doutorado em Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Consultor pedagógico do SENAC-SP. Atua e realiza pesquisas desde 2003 com projetos de tecnologia e educação, principalmente sobre ensino de engenharia, robótica e computação física para a Educação básica. Tem 10 anos de experiência na gestão escolar como Diretor pedagógico.

João Batista Bottentuit Junior
João Batista Bottentuit Junior

Doutor em Ciências da Educação com área de especialização em Tecnologia Educativa pela Universidade do Minho, Mestre em Educação Multimídia pela Universidade do Porto. É professor Associado I da Universidade Federal do Maranhão, atuando no Departamento de Educação. É Professor dos Programas de Pós-graduação em Cultura e Sociedade e Gestão de Ensino da Educação Básica Desde agosto de 2019 é cedido da UFMA para a Fundação de Amparo à Pesquisa e Desenvolvimento Científico do Maranhão (FAPEMA) onde assumiu o cargo de Diretor Científico.

José Aires
José Aires

Graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Ceará (UFC, 1988), mestrado em Psicologia (Psicologia Cognitiva) pela Universidade Federal de Pernambuco (1992) e doutorado em Mathematics Education - University Of Texas At Austin (2000). Atualmente é professor Titular da UFC, curso de Bacharelado em Sistemas e Mídias Digitais do Instituto Universidade Virtual e no Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira. É Líder do Grupo de Pesquisa e Produção em Ambientes Interativos e Objetos de Aprendizagem (PROATIVA) desde 2004. Atua nos seguintes temas: Informática Educativa e Educação Matemática.

José Armando Valente
José Armando Valente

Livre Docente pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Doutor pelo Departamento de Engenharia Mecânica e Divisão para o Estudo e Pesquisa em Educação do Massachusetts Institute of Technology (MIT). Professor Titular (aposentado) do Departamento de Multimeios, Mídia e Comunicação do Instituto de Artes, e Pesquisador Colaborador do Núcleo de Informática Aplicada à Educação (NIED), UNICAMP. Pesquisador produtividade (PQ1A) do CNPq. Atualmente pesquisa a cultura maker em contextos formais de educação e não formais.

Juliana Caetano Neto
Juliana Caetano Neto

Pós-doutora em Educação: Currículo, Doutora em Comunicação e Semiótica e mestre em Tecnologias da Inteligências e Design Digital, todos pela PUC-SP. Especialista em arte e tecnologia pela London College of Music and Media. Pesquisadora da cibercultura e seus impactos sociais e educacionais. É coordenadora geral de tecnologia educacional da Stance Dual School e proponente de cursos, formações e assessorias em diferentes instituições, como no Instituto Singularidades. Facilitadora na Ecoversidade Interser no eixo de formação para a competência cívico-digital.

Ladislau Dowbor
Ladislau Dowbor

Formado em economia política pela Universidade de Lausanne, Suíça; Doutor em Ciências Econômicas pela Escola Central de Planejamento e Estatística de Varsóvia, Polônia (1976). Professor titular de programas de pós-graduação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Foi consultor de diversas agências das Nações Unidas, governos e municípios, além de várias organizações do sistema "S". Autor e coautor de cerca de 45 livros, com produção intelectual disponível online no website dowbor.org. Atua como Conselheiro no Instituto Polis, IDEC, Instituto Paulo Freire, Conselho da Cidade de São Paulo e outras instituições.

Luci Ferraz de Mello
Luci Ferraz de Mello

Doutora e Mestre em Comunicação (Interfaces Comunicação-Educação), pela Escola de Comunicações e Artes, USP. Graduada em Administração de Empresas, pela FGV EAESP. Especialista em educação e tecnologias digitais, aprendizagem visível, avaliação formativa e experiência de aprendizagem, consulta da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, FGV, SENA-SP, CIEB, MEC, MCTI, União Europeia, UNIVESP, Rede Salesiana, Fundação Lemann, BRASSCOM, INFI-FEBRABAN, Editora Moderna, Somos Educação, dentre outros.

Luciano Frontino de Medeiros
Luciano Frontino de Medeiros

Doutor em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela UFSC (2010), mestre em Informática pela UFPR (2001). Professor permanente do PPGENT - Programa de Pós-Graduação (Doutorado e Mestrado) em Educação e Novas Tecnologias da UNINTER e líder do Grupo de Pesquisa de Simuladores Computacionais e Robótica Educacional. Foi professor visitante da Universidade Politécnica de Madrid, onde fez estágio pós-doutoral em Inteligência Artificial. Finalista do Prêmio Jabuti de 2019 e 2º lugar no 5º Prêmio ABEU com o livro 'Inteligência Artificial Aplicada'.

Marc Fuertes-Alpist
Marc Fuertes-Alpiste

Doctor en pedagogía por la Universitat de Barcelona (UB) (España). Profesor del Departamento de Teoría e Historia de la Educación en la Facultad de Educación en la UB. Forma parte del consejo de dirección del Institut de Recerca en Educació UB, del Observatorio de la Educación Digital UB y es miembro del Grupo de Investigación "Enseñanza y Aprendizaje Virtual" (GREAV UB). Investiga sobre el uso de la tecnología digital para la mejora de procesos de enseñanza y aprendizaje y sobre el estudio de procesos de alfabetización digital y mediática, uso de relatos digitales (digital storytelling) en educación.

Maria da Graça Moreira da Silva
Maria da Graça Moreira da Silva

Doutora em Educação (Currículo) pela PUC-SP, é docente do Programa de Pós-graduação em Educação: Currículo da mesma universidade. Mestre em Educação pela Unicamp. Pesquisadora sobre temas relacionados a tecnologias e educação, cultura digital, inovação e outros. Consultora na implantação de projetos educacionais e formação de educadores em secretarias de educação, instituições de ensino, ONGs e iniciativa privada.

Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida
Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida

Livre docente em Tecnologias em Educação (PUC-SP, 2019), Doutora em Educação: Currículo (PUC-SP, 2000), mestrado em Educação: Supervisão e Currículo (PUC-SP, 1996). Professora associada da PUC-SP, graduação em Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1973). Membro do Comitê Assessor da área de Educação do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq, 2014-2017), pesquisador produtividade do CNPq, líder do grupo de pesquisa Formação de educadores com suporte em meio digital. Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo, da PUC-SP (2009-2013) e atualmente é sua vice coordenadora.

Marina Graziela Feldmann
Marina Graziela Feldmann

Pedagoga. Mestre e Doutora em Supervisão e Currículo (PUC-SP). Professora Titular do Depto de Fundamentos, Políticas e Gestão da Educação da PUC-SP. Líder do Grupo de pesquisa (CNPq): Formação de Professores e Cotidiano Escolar. Docente e pesquisadora na Linha de Pesquisa "Formação de Educadores" do Programa de Pós em Educação: Currículo, o qual coordenou (2015-2019). Foi Pró-Reitora da Graduação (2008-2012) e Diretora da Faculdade de Educação (2000-2008). Foi Presidente da Câmara de Educação Básica do Conselho Municipal de Educação de São Paulo, onde atua desde 2014.

Mário Cesaretti
Mário Cesaretti

Biomédico, Mestrado e Doutorado em Ciências da Saúde/Nefrologia pela Universidade Federal de São Paulo. Especialista em Educação para as Profissões da Saúde pela Foundation for Advancement of International Medical Education and Research. Professor Assistente Doutor do Departamento de Clínica na Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Assessor do Núcleo Assessor de Tecnologias Educacionais da Pró-Reitoria de Graduação da PUC-SP.

Mary Valda Souza Sales
Mary Valda Souza Sales

Pós-Doutorado em Educação e Tecnologia (Universidade de Coimbra/CEIS20), Doutora em Educação (UFBA), Mestra em Educação e Contemporaneidade (UNEB). Atualmente é Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC), Professora Adjunta da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), atuando na graduação e na pós-graduação (Mestrado e Doutorado). Líder do grupo de pesquisa ForTEC. Pesquisadora em Educação, Tecnologias, Currículo e Formação, com ênfase em Competências e Tecnologias Digitais, Educação a Distância, Processos Tecnológicos, Mediação Pedagógica, Desenho Didático de Cursos.

Miriam Struchiner
Miriam Struchiner

Professora Titular do Instituto NUTES de Educação em Ciências e Saúde da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), coordenadora do Laboratório de Tecnologias Cognitivas (LTC/NUTES) desde 1995, líder do grupo de pesquisa "Pesquisa e Desenvolvimento de Ambientes Construtivistas de Aprendizagem Presenciais e a Distância com o uso de Tecnologias da Informação e Comunicação". Atua nas áreas de Tecnologia Educacional, com ênfase na pesquisa e desenvolvimento de Ambientes de Aprendizagem mediados pelas Tecnologias Digitais (TDIC) e no uso de Redes Sociais na Educação em Ciências e Saúde.

Paulo Blikstein
Paulo Blikstein

Professor associado de comunicação, mídia e design de tecnologia de aprendizagem. Pesquisa sobre como as novas tecnologias podem transformar a aprendizagem da ciência, computação, engenharia e matemática. Criou os primeiros FabLabs e Makerspaces educacionais do mundo em 2010. Engenheiro pela Escola Politécnica da USP, mestre pelo MIT Media Lab e doutor em educação pela Northwestern University. Recebeu o "Early Career Award" da Fundação Nacional das Ciências do governo dos EUA, e o "Jan Hawkins Early Career Award" da Associação Americana de Pesquisa Educacional.

Paulo Maria Bastos da Silva Dias
Paulo Maria Bastos da Silva Dias

Professor Catedrático e ex-Reitor da Universidade Aberta de Portugal. Doutor em Educação pela Universidade do Minho, Doutor Honoris Causa em "Educación a Distancia y Tecnología Instruccional" pela UNAD – Universidad Nacional Abierta y a Distância, Bogotá, Colômbia. Desenvolve investigação nas áreas de políticas de educação a distância e elearning, inovação educacional, educação digital, aprendizagem social e colaborativa em rede. Colaborou com estudos de organizações nacionais e internacionais (OCDE) no domínio da inovação educacional e coordenou investigações em programas europeus.

Priscila Gonsales
Priscila Gonsales

Fellow Ashoka desde 2012, máster em Educação, Família e TIC pela Universidade Pontifícia de Salamanca (Espanha), cursou Design Thinking no Centro de Inovação e Criatividade da ESPM-SP, pós-graduada em Comunicação e Educação pela ECA-USP e graduação em Jornalismo. Co-fundadora do Instituto Educadigital, atua na área de educação e cultura digital desde 2001, foi coordenadora do Programa Educarede no CENPEC. É consultora especialista da pesquisa TIC Educação do CETIC.br. Em 2012 integrou o comitê brasileiro no Congresso Internacional sobre Recursos Educacionais Abertos da Unesco, em Paris (França). Co-lider da Iniciativa Educação Aberta.

Rogério da Costa
Rogério da Costa

Filósofo, professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica da PUC-SP, coordenador do LInC - Laboratório de Inteligência Coletiva. Possui doutorado em História da Filosofia - Université de Paris IV (Paris-Sorbonne) (1998), mestrado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (1991) e graduação em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1983). Atua principalmente nos seguintes temas: inteligência coletiva, redes sociais, cibercultura, comunidades virtuais, biopolítica e capitalismo cognitivo.

Roseli Zen Cerny
Roseli Zen Cerny

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Departamento de Estudos Especializados em Educação do Centro de Ciências da Educação/UFSC. Fez doutorado em Educação: Currículo, na PUC-SP. Líder do Grupo de Pesquisa Repercute. Pesquisa na área de Currículo e Tecnologias. Coordenou programas de formação de professores, em parceria com o MEC/SEB, entre eles: Educação na Cultura Digital e Educação Pobreza e Desigualdade Social. Foi vice-diretora do Centro de Ciências da Educação, período 2017-2021.

Sérgio Amadeu da Silveira
Sérgio Amadeu da Silveira

Doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (2005) e mestre (2000) pela USP. Professor associado da Universidade Federal do ABC (UFABC), membro do Comitê Científico Deliberativo da Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura (ABCiber) e pesquisador produtividade do CNPq. Integrou o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI, 2003-2005 e 2017-2020). Presidiu o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (2003-2005). Pesquisa as implicações tecnopolíticas dos sistemas algoritmos; Inteligência Artificial e ativismo; as relações entre comunicação e tecnologia; sociedades de controle e privacidade; práticas colaborativas na Internet. Autor de livros.

Silvar Ferreira Ribeiro
Silvar Ferreira Ribeiro

Pós-Doutorado na Open University, Reino Unido, Doutor em Difusão do Conhecimento (UFBa/UNEB/UEFS/LNCC/SENAI/ UFABC), Mestre em Engenharia de Produção, Mídia e Conhecimento, Pedagogo. Professor Adjunto da UNEB, no DCHT, Campus XIX, Camaçari, Coordenador e Professor Permanente do Doutorado em Difusão do Conhecimento - DMMDC, Líder do Grupo de Pesquisa Gestão, Educação e Tecnologias para a Inclusão Social, Coordenador do Laboratório de Desenvolvimento Profissional/UNEB – DCHT, Membro do Conselho Municipal do Meio Ambiente, Camaçari, Bahia.

Tatiana Soster
Tatiana Soster

Doutora em Educação Currículo (PUC-SP), na linha de pesquisa de Novas Tecnologias na Educação, com estágio na Graduate School of Education da Stanford University. Mestre em Administração de Empresas com ênfase em Administração, Análise e Tecnologia da Informação pela FGV-EAESP. Organizadora do livro Inovação Acadêmica e Aprendizagem Ativa do Consórcio STHEM Brasil. Experiência profissional nas áreas de educação, tecnologia e gestão. Temas de interesse de pesquisa e atuação profissional: educação, currículo, estratégias ativas de ensino-aprendizagem, tecnologia educacional, educação maker, gestão pública, estratégica, de processos, projetos, riscos, TI.

Thiago de Souza Valle
Thiago de Souza Valle

Pós Doutorando em Ciências Sociais na PUC-SP, Doutorado em Educação: Currículo na PUC-SP, Mestre em Geografia pela PUC-SP. Especialista em Planejamento e Educação Ambiental e licenciatura em Geografia. Professor de geografia nos níveis fundamental, médio, EJA e superior. Tem experiência em: metodologias (blended learnig e aprendizagem ativa) associadas a educação e novas tecnologias; projetos de inserção de tecnologias integradas ao currículo. Premiado como destaque de prática pedagógica pelo Instituto Rukha e pelo evento Inovaeduca 2016. Criador do Recurso Educacional Aberto Ciberespaço.

Menu
PUC-SP
J.PUC-SP
Sou PUC