Projetos

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Projetos em andamento

 

2023 

Forpec inicia o ano discutindo e estudando possibilidades de inovar e reestruturar o grupo, sob a perspectiva da criação de uma rede de pesquisadores cujos focos de investigação estejam relacionados a Paradigmas curriculares e Formação de professores.

 

 

Projetos concluídos

 

2019 a 2022 

Tema 1: Formação de professores em rede

Origem: A proliferação das comunicações e publicações se referindo às diferentes “redes de aprendizagem, de pesquisa, de comunidades de práticas, de formação de professores, redes de EaD”, trouxe para nosso grupo o interesse de pesquisar e aprofundar estudos e investigações sobre o que entendermos por “formação de professores em rede”, principalmente de professores de ensino superior.

Metodologia: O projeto iniciado em 2019 firmou parceria em 2020 com o Consorcio de Universidades Comunitárias Gaúchas COMUNG e desenvolveu dois sub-projetos: (i) Estudos teóricos com pesquisa bibliográfica em busca do entendimento sobre formação em rede para professores do ensino superior e pesquisa documental em busca de aprofundamento nas peculiaridades COMUNG (ii) Estudos de campo para analisar o projeto de formação de professores para o ensino superior na contemporaneidade, da Rede Comung, composto por entrevistas com coordenadores, professores e alunos do curso, analise de TCCs, participação em reuniões e seminários.

Resultados: Os dados obtidos permitiram a elaboração de um relatório final de pesquisa envolvendo os estudos teóricos realizados e as interações com o Comung em suas atividades de formação de professores em rede. Pode ser acessado na pagina Forpec no menu lateral.

 

Tema 2: Realização de seminário internacional de estudos: Formação de professores em rede.

Objetivo: Discutir e socializar conhecimentos e experiências sobre processos de formação em rede para professores do ensino superior.

Metodologia: Realização de um Seminário online de colaboração acadêmica entre Programa de Pós-graduação Educação e Currículo da Pontifícia Universidade de São Paulo (PUCSP) e programa de Educación da la Universidad Autónoma de Madri (UAM), com participantes de Professores da UAM, da PUCSP, do FORPEC e do COMUNG.

Resultados: Publicação dos Anais com estudos, palestras e reflexões que pode ser acessado na pagina Forpec no link Seminário Forpec.

2019 a 2020 

Tema: Desafios e Impactos na implementação de um currículo inovador.

Origem: Currículos Inovadores em desenvolvimento há alguns anos, enfrentam impactos contundentes, que superados e encaminhados lhes permitiram a manutenção de um currículo inovador. Quais foram os impactos e como os superaram? O objetivo da investigação era refletir em conjunto com gestores de currículos inovadores sobre os desafios e impactos enfrentados e os caminhos de superação de forma que a mantê-los inovadores por vários anos

Metodologia: Foi realizada seleção de currículos inovadores de diferentes áreas de estudos e proposto uma reflexão em conjunto sobre os impactos que enfrentaram durante a implementação dos referidos currículos. Nove gestores/pesquisadores aceitaram o convite para refletir sobre suas experiências com relação ao tema proposto, discuti-las e escrever um texto para publicação. O primeiro passo foi selecionar alguns currículos de diferentes áreas de estudos que se forma planejados e se mantêm inovadores após vários anos de oferta. A seguir, identificar os professores/gestores desses currículos e convida-los a refletir em conjunto sobre o processo de enfrentamento e superação dos impactos que o currículo sofreu, incluindo adaptações e mudanças nos projetos quando necessárias. Nove gestores/pesquisadores aceitaram o convite e os trabalhos ocorreram durante um ano com a mediação do FORPEC.

Resultados: Os estudos trouxeram uma contribuição inédita na área de pesquisa sobre projetos curriculares inovadores no ensino superior, contribuíram para uma reflexão crítica do desenvolvimento de cada um dos projetos, aprimoraram os referenciais Forpec sobre inovação curricular e permitiram a elaboração de um dossiê publicado na Revista científica E-curriculum da PUCSP Ano 2020, v.19.série 3, permitindo uma socialização ampla dos resultados obtidos.

2017 a 2018 

Tema: Inovação universitária

Metodologia: Analise de material publicado em anais do VI FIIU (Foro Internacional de Innovación Universitária) com o título Innovación em la formación del professorado universitário: contribuciones desde la docência, investigación y tecnologias.

Resultados: Os estudos contribuíram para aprimoramento dos referenciais Forpec e a participação no VII FIIU, com tem: Tendencias Actuales De Las Transformaciones De Las Universidades En Una Nueva Sociedad Digital ocorrido na Universidade de Vigo, Espanha apresentando a comunicação: “Projeto inovador e socialmente comprometido em universidade brasileira” publicado nos anais.

2015 a 2016 

Tema1: Currículo por competência.

Objetivo: Resignificar o conceito competência muito utilizados nos cursos, denominados inovadores do ensino superior.

Metodologia: Pesquisa qualitativa bibliográfica com análise documental.

Resultados: Estabelecemos a diferença entre “competências” como um rol de conhecimentos, habilidades e atitudes a serem desenvolvidas e “atuação competente” onde uma série de conhecimentos, habilidades e atitudes, são mobilizados para uma ação eficaz.

 

Tema 2: Princípios de currículo inovador.

Objetivo: Em função da polissemia do termo, revisitar e reconstruir o conceito de currículo inovador a partir da definição de seus princípios e elaborar seu mapa conceitual.

Metodologia: Pesquisa qualitativa bibliográfica com análise documental.

Resultados: Os estudos nos levaram a uma concepção de inovação curricular como um conjunto de mudanças e adaptações que afeta o currículo em seus diferentes componentes e dimensões, nos seus pontos chaves e eixos constitutivos, de modo simultâneo e sinérgico.

2012 a 2014 

Tema: Formação de professores para atuação em currículos inovadores

Objetivo: Dada a importância estratégica da atuação dos professores nos currículos inovadores, investigar as iniciativas e possibilidades de formação docente para a prática diferenciada.

Metodologia: Pesquisa de campo com abordagem qualitativa com procedimentos de observação participante, entrevistas, pesquisa-ação em alguns casos, análise documental, e estudos bibliográficos

Resultados: Foi possível observar iniciativas diferenciadas de programas de formação:  oferta circunstancial para a implantação do projeto; projetos mais amplos que envolveram processos de seleção, sensibilização, acompanhamento, monitoria e educação continuada.  Constatou-se que os professores precisam se sentir integrados ao projeto e descobrir significado na alteração de sua forma de exercer a docência. Tal compromisso e competência exigem seleção e formação inicial do grupo de professores, bem como atividades de formação continuada para dar suporte à execução e desenvolvimento do projeto inovador em sua fase de realização. Percebe-se a necessidade que os professores participantes de um projeto inovador têm de apoio em serviço para a execução do plano estabelecido como para discutir e superar dificuldades e problemas emergentes.

Projetos analisados: A pesquisa foi organizada em 5 subprojetos: (i) no Curso de Direito da Fundação Getúlio Vargas (FGV/SP) ; (ii) nos Cursos da área de saúde da UNIFESP (iii), no Curso de formação de professores da área de Turismo, e (iv)  em duas pesquisas de doutoramento sobre formação de professores ligados ao projeto da  Universidade Federal do Paraná- Unidade Litoral (UFPr-Litoral) :uma voltada para pesquisa da formação dos professores participantes do projeto de toda a universidade; outra voltada para a formação de professores dos cursos de Licenciatura.

2009 a 2011 

Tema: Análise de projetos inovadores.

Objetivo: Analisar currículos de cursos de graduação no Ensino Superior sob a perspectiva da concepção de currículo inovador do grupo FORPEC
Metodologia: Pesquisa de campo com abordagem qualitativa com procedimentos de observação participante, entrevistas, pesquisa-ação em alguns casos, análise documental, e estudos bibliográficos.

Resultados: Foi possível diferenciar: (i) inovações pontuais que impactam alguns elementos do currículo (disciplinas isoladas, módulos de disciplinas, entre outras) que em geral são iniciativas particulares de alguns participantes do processo; (ii) inovações complexas e integradas que afetam o currículo como um todo, que são iniciativas Institucionais e envolvem todos os participantes do processo, caracterizando a concepção de inovação curricular. Destacou-se na análise dos cursos o papel significativo dos professores na criação e sustentação desses projetos, ou seja, Projetos Inovadores só se constroem, se implantam e se realizam com a participação compromissada e competente dos professores neles envolvidos.

 Currículos analisados:

  • Curso de pós-graduação lato sensu em Docência Para Turismo e Hotelaria do SENAC-SP
  • Projeto inovador para um Curso de Direito da Fundação Getúlio Vargas / São Paulo (FGV/SP)
  • Proposta pedagógica fundamentada em projetos- UFPR Litoral
  • Projeto de Educação Interprofissional – Unifesp campus Baixada Santista cursos da área de Saúde

2005 a 2008 

Tema: Identificação de projetos inovadores

Objetivos: Identificar projetos de cursos superiores diferenciados dos tradicionais, suas características e o referencial teórico que os sustentam

Metodologia: Pesquisa qualitativa bibliográfica com análise documental.

Resultados: Esses estudos permitiram a identificação de projetos de cursos de graduação diferentes dos tradicionais (disciplinares), suas características, seus princípios norteadores que foram lançando luzes para a caracterização de um currículo inovador. Permitiram ainda a constatação de que a inovação exigia a presença de uma mudança simultânea em um conjunto de fatores para a implementação e manutenção de um currículo inovador, como o cuidado com o contexto em que surge, a necessidade que o exige, sua   intencionalidade, comprometimento do grupo que o propõe, reestruturação de toda a organização curricular (em todos os seus componentes), os processos de gestão.  .


Currículos analisados:

  • Currículo de formação de Médicos do curso de Medicina da Universidade de Mc Master, Ontario, Canadá
  • Currículo com Problem Based Learning, (PBL) ou Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), -da Universidade de Maastricht, Holanda
  • Curso Cooperativo de Graduação em cursos de Engenharia da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), na linha da proposta da Universidade de Waterloo, no Canadá.
  • Curso de graduação em Fonoaudiologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP)
  • Curso de graduação em Pedagogia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP)
  • Proposta curricular da Escola de A....Ciências e Humanidades (?) (EACH), da Universidade de São Paulo (USP – Leste)
  • Universidade Nova – da Universidade Federal da Bahia (UFBA)
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