Referencial Teórico

Referencial Teórico

Atualmente o Forpec está trabalhando seus eixos temáticos, “formação de professores e paradigmas curriculares”, baseado nos seguintes referenciais teóricos:


Formação de professores

  • Formação de professores em rede. A proliferação das comunicações e publicações se referindo às diferentes “redes de aprendizagem, de pesquisa, de comunidades de práticas, de formação de professores, redes de EaD”, trouxe para nosso grupo o interesse de pesquisar e aprofundar estudos e investigações sobre o que entendermos por “formação de professores em rede”, principalmente de professores de ensino superior.

  • Novas expectativas do papel docente no sec. XXI
    O surgimento da Sociedade do Conhecimento com a revolução das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, a valorização do conhecimento interdisciplinar e do processo de aprendizagem, a renovação das profissões para uma sociedade contemporânea e as manifestações da Unesco para uma visão e missão das Universidades para o século XX criaram novas expectativas para a docência no ensino superior neste século.
  • Docência no Ensino Superior com profissionalidade.
    A Docência no ensino superior deixa um patamar de atividade secundária decorrente da formação de bacharéis e profissionais para se apresentar como uma atividade “profissional” exigindo formação adequada de competências específicas para o exercício da docência no ensino superior.
  • Formação de Professores e Gestores para Projetos Inovadores.
    O surgimento de projetos curriculares inovadores trouxe consigo a necessidade de programas de formação continuada dos docentes integrantes desses projetos como condição de poderem rever sua atuação docente de acordo com os novos projetos. Características, Modalidades, Espaços e Condições para se implementarem tais programas.

 

Paradigmas curriculares

  • Concepção de currículo na complexidade de seus componentes.
    Compreensão da noção de currículo como um percurso de formação, realizada através da implementação dos eixos curriculares (contexto, intencionalidade, protagonistas, organização curricular e seus componentes e gestão) atuando de forma simultânea e sinérgica.
  • Inovação curricular. Concepção de currículo inovador.
    Dada a polissemia do conceito de Inovação no Ensino superior, aprofundar teoricamente o conceito de Inovação Educacional e sua aplicação à inovação curricular. Estes estudos encaminham para a pesquisa de currículos de graduação do ensino superior diferente dos currículos tradicionais, identificação de seus aspectos diferenciadores e comparação dos mesmos com o conceito de inovação educacional, criando-se uma concepção de currículo inovador.
  •  Modalidades curriculares contemporâneas, seus princípios fundantes e suas implementações em contextos diferenciados através de projetos curriculares. Entre elas: Currículos Interdisciplinares, cooperativos, currículos organizados por PBL, por Projetos, por Competências e baseados na Interprofissionalidade.

 

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