Catálogo


Livro indisponível 

OS NOMES DA HISTÓRIA

Um ensaio de poética do saber

Jacques Rancière
Eduardo Guimarães (trad.)
Eni Puccinelli Orlandi (trad.)

Neste livro, o autor propõe o que chama de a poética do saber: estudo do conjunto dos procedimentos literários pelos quais um discurso se subtrai à literatura e se dá o estatuto de ciência.


Livro indisponível 

O DISCURSO RELIGIOSO CATÓLICO

Um estudo linguístico do rito matrimonial

Jarbas Vargas Nascimento

Um título para estudiosos da linguística e das ciências de religião, mas também para pesquisadores em geral. Constitui um exemplo da necessária integração entre o referencial teórico, a escolha e o emprego dos procedimentos de análise e, sobretudo, a construção paulatina do sistema de interpretação.


Livro indisponível 

OUTRORA AGORA

Relações dialógicas na poesia portuguesa de invenção

Maria dos Prazeres Gomes

De forma muito criativa, a autora analisa o “diálogo” entre a poesia barroca (camoniana) do século XVI e a poesia experimental da segunda metade do século XX, personificada em textos de Ana Hatherly, Herberto Helder e Melo e Castro. Passado e presente perdem a temporalidade e fazem ressaltar as analogias que os aproximam.


Livro indisponível 

A AGONIA DA IDADE MÉDIA

Jules Michelet
Artemis Albuquerque Coêlho (trad.)
Plínio Augusto Coêlho (trad.)

Parte da monumental “História da França”, A agonia da Idade Média é um relato do declínio da cultura medieval e do aparecimento dos sinais do Renascimento francês. Michelet faz da narrativa histórica um exercício de estilo literário.


Livro indisponível 

A SEMANA DE ARTE MODERNA

Desdobramentos – 1922-1992

Vera Bastazin (org.)

Esta obra é um conjunto de ensaios, a propósito dos 70 anos da Semana de 1922. Ao apreciar movimentos registrados ao longo do período, seus autores mostram que o grande evento paulistano não representou o apogeu da arte de vanguarda no Brasil, mas um ponto de partida que possibilitou desdobramentos.


Livro indisponível 

A SOCIEDADE REFLETIDA

Eric Landowski
Eduardo Brandão (trad.)

Editada inicialmente por Éditions du Seuil, Paris, esta obra traz uma abordagem sociossemiológica dos fenômenos da comunicação, publicitários, jornalísticos, jurídicos e políticos.


Livro indisponível 

DA METÁFORA

Sheldon Sacks (org.)
Leila Cristina M. Darin (coord. e trad.)

A metáfora é muito mais do que mera figura de linguagem usada pelos poetas ou oradores. Ela muitas vezes ganha o foro de reinterpretação do mundo. Neste volume, encontramos ensaios de estudiosos como Paul Ricoeur, Donald Davidson, W. V. Quine, entre outros, que abordam a metáfora por meio dos prismas da literatura, da psicologia, da antropologia e da lógica.