Apresentação

IV Congreso Internacional de la Adhilac-Brasil

Apresentação

IV Congresso Internacional da Seção Brasileira da Associação de Historiadores Latino-americanos e do Caribe (ADHILAC -Brasil):

Bicentenários dos estados nacionais latino-americanos: utopias e lutas pelas independências econômicas e superação das desigualdades

 

INSCRIÇÕES GRATUITAS

 

São Paulo, Brasil, 26 a 30 de SETEMBRO de 2022

 

O IV Congresso Internacional da Associação de Historiadores Latino-americanos e do Caribe (ADHILAC-Brasil) está previsto para celebrar-se entre os dias 26 e 30 de setembro de 2022. Tem por objetivo a integração da produção historiográfica latino-americana e sua mais recente atualização internacional.

De caráter remoto com base no Brasil, sendo também interinstitucional, o congresso é promovido pelo Centro de Estudos de História da América Latina do Programa de pós-graduação em História da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (CEHAL), em articulação com a Asociación de Historiadores Latinoamericanos y del Caribe (Adhilac); o Departamento de História - graduação e pós-graduação da PUC-SP; o Programa de Pós-Graduação em Educação Tecnológica do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (PPGET/IFTM); o Instituto de Estudos Latino-Americanos da Universidade Federal de Santa Catarina (IELA/UFSC); a Rede Internacional de Estudios sobre Estados de Excepción y terrorismo de Estado (REDET–Universidade Santiago de Compostela); o Instituto Internacional de Estudios del Caribe (Universidad de Cartagena); e a Asociación Colombiana de Estudios del Caribe (ACOLEC).

O evento propõe-se fomentar a construção de relações no continente latino-americano através da rede que incorpora influências ideológicas, políticas, práticas sociais, referências culturais e sistemas econômicos, e, à luz de sua historicidade, problematizar sobre suas perspectivas. Em continuidade aos congressos anteriores, contribuirá para proporcionar aos pesquisadores uma visão contemporânea do continente, dirigindo o olhar para as experiências de vida de cada nação e suas interseções. O intercâmbio e a diversidade de perspectivas trazidas por historiadores e cientistas sociais de diversas universidades nacionais e latino-americanas beneficiará a formação acadêmica dos pesquisadores e oferecerá atualização e estímulo à manutenção do vínculo entre a pesquisa, a docência e a prática social.

Os objetivos acadêmicos, científicos e institucionais do Congresso são:

  1. Contribuir para elevar a qualidade da formação de professores e pesquisadores.
  2. Promover o intercâmbio de pesquisas produzidas nos diferentes países da América Latina sobre os diversos temas das ciências históricas, sociais, econômicas, políticas, culturais e outros.
  3. Identificar temáticas de pesquisas conjuntas desde uma perspectiva ontológica, onde se privilegia aspectos econômicos, políticos e culturais, visando problematizar a história latino-americana.
  4. Aprofundar a elaboração dos subsídios teórico-metodológicos que contribuam para a compreensão dos processos de formação das sociedades latino-americanas e do Caribe, ressaltando os fundamentos econômicos, políticos e culturais das especificidades nacionais e os marcos históricos mais amplos em que se inserem à luz das tendências da historiografia.
  5. Difundir a historiografia latino-americana a pesquisadores, estudantes, professores e ao público em geral, visando possibilitar que temáticas e questões sociais possam ser analisadas também a partir destes referenciais.
  6. Envidar esforços para congregar, fortalecer e divulgar o trabalho, a produção, o ensino, a consciência e a prática social de nossa comunidade de historiadores latino-americanos e caribenhos.
  7. Divulgar pela imprensa virtual os textos veiculados no evento.
  8. Consolidar os vínculos entre as diferentes instituições participantes e fomentar o intercâmbio entre elas.

PRODUTO FINAL DO CONGRESSO: Os trabalhos aceitos e debatidos no congresso serão publicados na modalidade livros(dossiês), à semelhança do Congresso de 2016. Acesso à coleção de 2016: https://www.pucsp.br/educ/e-books?colecao=9

Menu
PUC-SP
J.PUC-SP
Sou PUC