Regulamento

Biblioteca

Regulamento

Uso da Biblioteca  

Para usar a Biblioteca, o usuário deve deixar, no setor de Guarda-Volumes, seus objetos pessoais, tais como: bolsas, pastas, mochilas, malas etc.

O acervo é de livre acesso. O público externo também pode consultá-lo.

A Biblioteca não se responsabiliza por objetos pessoais esquecidos em suas dependências.

É expressamente proibido fumar, portar alimentos e bebidas, utilizar aparelhos sonoros e telefone celular nas dependências da Biblioteca.

É proibido dobrar ou marcar as páginas, sublinhar ou escrever observações nas obras do acervo.

É dever do usuário comunicar qualquer alteração de endereço ou de e-mail.

O usuário deve se manter em silêncio nas dependências da Biblioteca.

É proibido alterar a configuração dos computadores destinados à pesquisa, bem como instalar software nesses equipamentos.

O usuário deve zelar pelos bens da Biblioteca. O Infrator está sujeito a ressarcir os danos causados.

Inscrição 

Para usufruir dos serviços da Biblioteca, professores, alunos, funcionários, ex-alunos de graduação e de pós-graduação stricto sensu da PUC-SP devem se inscrever em uma das unidades. No ato da inscrição, é necessário:

• informar o número de registro na Universidade: aluno – RA; professor – DOC; funcionário – ADM;

• apresentar documento oficial original, recente, com fotografia, bem como comprovantes, de acordo com as categorias:

    - alunos: comprovante de matrícula ou pagamento da última mensalidade;
    - professores e funcionários: comprovante funcional, comprovação de vínculo com a PUC-SP;
    - ex-alunos de graduação e pós-graduação stricto sensu: diploma ou certificado de conclusão; ata da defesa da tese ou dissertação; comprovante de residência e comprovante de pagamento da taxa de inscrição, atualizada anualmente.

Outras categorias: comprovante do curso com a devida vigência ou carta de apresentação assinada pelo Programa de Pós-Graduação ou pela Faculdade. A inscrição é renovada semestralmente, mediante apresentação de comprovante, de acordo com as categorias descritas acima.

Empréstimo 

Esse serviço é facultado aos inscritos nas Bibliotecas da PUC-SP. Não é permitida a retirada de itens por terceiros.

Portadores de necessidades especiais podem realizar empréstimos por meio de pessoas por eles autorizadas, mediante procuração simples, constando nome, RA e os títulos que serão retirados. O procurador deve apresentar documento original com foto.

Podem ser emprestados: livros, teses, dissertações, TCCs, monografias, vídeos, DVDs e folhetos.

Não podem ser emprestados: obras de referência (dicionários, enciclopédias, diretórios etc.), obras de consulta local, obras raras/antigas e periódicos.

O empréstimo não pode ser realizado caso o usuário tenha pendências, tais como:

• materiais em atraso;
• multa não paga;
• material não devolvido por motivo de extravio;
• inscrição vencida.

O empréstimo é intransferível, ficando o usuário responsável pelas obras em seu poder, com a obrigação de devolvê-las dentro do prazo fixado e em perfeitas condições.

Todo material retirado da Biblioteca deve ser devidamente registrado.

Prazos e limite de materiais que podem ser emprestados: verificar na Biblioteca de cada campus.

Reserva  

A reserva é permitida apenas no caso de obras cuja totalidade de exemplares esteja emprestada.

O usuário deve efetuar e acompanhar seu pedido de reserva, pois a devolução pode ocorrer antes ou depois da data prevista.

Devolvido o material, o usuário receberá um e-mail informando que a obra ficará disponível pelo prazo de 48 horas.

Para receber os informes de reserva, o usuário deve manter o e-mail atualizado.

Renovação  

A renovação de empréstimos pode ser efetuada pela Internet até as 23h30 do dia marcado para devolução, ou nos terminais da Biblioteca durante o expediente.
O usuário pode renovar sua solicitação por quatro vezes consecutivas, dentro do prazo de vencimento, desde que não haja impedimentos, tais como:

• devolução de item em atraso;
• materiais com reserva;
• multa pendente;
• limite excedido de renovações;
• inscrição vencida.

 

Devolução  

A devolução deve ser efetuada no balcão da Biblioteca em que foi realizado o empréstimo; não é permitido deixar o material nas suas dependências ou sobre o balcão. Ela só será concluída após a baixa no sistema e a impressão do recibo de devolução, que deve ser guardado pelo usuário, para fins de comprovação, até o próximo empréstimo.

É possível fazer a devolução pelos Correios (via Sedex). Nesse caso, a data da postagem será considerada como data de devolução. Se a data da postagem for posterior à data de devolução, haverá multa referente ao período em atraso. A situação será regularizada na presença do usuário, mediante apresentação do comprovante dos Correios.

No caso de recesso acadêmico, previsto ou não no Calendário da Universidade, a devolução será transferida para o 1º dia útil após o recesso.

Penalidades  

  • • O atraso na devolução de material emprestado implica em cobrança de multa por item e por dia útil de atraso.

  • • É dever do usuário verificar e controlar a data de devolução ou renovação no sistema online, considerando que o não recebimento de “aviso de vencimento de devolução” ou “aviso de empréstimo em atraso” não o isentará da penalidade.

  • • O abono de multa será concedido, apenas, por motivo de doença ou óbito (ascendente e descendente), mediante apresentação do atestado.

  • • O atraso na devolução de materiais retirados por EEB externo, implicará em suspensão de novos EEBs e empréstimos nas bibliotecas da PUCSP, por um período correspondente ao dobro do tempo de atraso, multiplicado pelo número de itens.

  • • A perda ou danificação de qualquer material utilizado nas Colmeias (fones de ouvido, controle remoto etc.), implicará no ressarcimento do mesmo.

  • • O extravio de qualquer obra emprestada (perda, roubo ou furto) ou dano da mesma, implicará ao usuário substituí-la por outra igual.

  • • O usuário deverá comunicar imediatamente a Biblioteca a perda ou o furto do material para a paralisação da multa e iniciar o processo de reposição. No momento da comunicação, será entregue um informe com os procedimentos de reposição.

  • • A reposição deverá ser feita por outro exemplar da mesma obra (autor, título, data e edição igual ou mais recente)

  • • Tratando-se de obra esgotada, deve ser reposta por um ou mais títulos indicados pela Biblioteca.

  • • A reposição deverá ser feita no prazo de 30 dias, a partir da data da comunicação da perda da obra.

  • • Não serão realizados novos empréstimos enquanto o usuário não efetuar a reposição do material perdido ou danificado.

  • • O usuário que não comunicar imediatamente a perda do material deverá pagar a multa referente aos dias de atraso até a data do aviso.

  • • Se o material extraviado for encontrado posteriormente ao aviso de perda, não será considerado como reposição e sim devolução, pois trata-se do mesmo material, nesse caso, também será cobrada a multa.

  • • Tratando-se de extravio por roubo ou furto, o usuário deve apresentar o Boletim de Ocorrência com a descrição do material. A data desse documento será considerada para o abono da multa, desde que apresentado em 3 (três) dias a partir do ocorrido; no entanto, o material deverá ser substituído.

Empréstimos entre Bibliotecas  

EEBI - Empréstimo interno entre as Bibliotecas da PUC-SP. Esse serviço é destinado exclusivamente a alunos, professores e funcionários da PUC-SP.

  • • Serão solicitados apenas obras que não constam no acervo da Unidade Solicitante. Observa-se que a Biblioteca da COGEAE não fornece EEBI.
  • • O empréstimo limita-se a 3 (três) obras por aluno pelo prazo de 01(uma) semana.
  • • Para solicitar o EEBI, o usuário deve apresentar o documento de identificação com foto e informar à Unidade que possui a obra. O empréstimo será solicitado se o usuário não tiver pendência.
  • • Será comunicado a chegada do material, que ficará disponível para retirada por 3 (três) dias, a partir da data do aviso.
  • • O usuário deve verificar a data de devolução no cartão “Controle de devolução”. Caso ocorra atraso na devolução, incorrerá em multa.
  • • A renovação é permitida desde que não haja impedimentos, devendo ser efetuada na Biblioteca onde foi solicitado o EEBI.
  • • A obra deve ser devolvida na Biblioteca em que foi efetuada a retirada.
EEB - Empréstimo entre Bibliotecas. Consiste na solicitação, por empréstimo, de materiais bibliográficos que não constam nos acervos das Bibliotecas da PUC-SP com outras Instituições. É disponibilizado a usuários inscritos na Biblioteca.
  • • Para solicitar o EEB, o usuário deverá informar os dados da obra, a biblioteca que possui o documento, informar seu registro e apresentar documento oficial com foto.
  • • O usuário receberá um formulário em duas vias, sendo uma para ser entregue à Biblioteca fornecedora e a outra para o próprio usuário acompanhar a data de devolução. Se o empréstimo for renovado, comunicar a BNGK a nova data de devolução.
  • • Efetuada a devolução, o usuário deverá entregar a via em seu poder assinada e datada pela biblioteca fornecedora, para efetuar a baixa no sistema a fim de regularizar a situação.
  • • O usuário é responsável pela retirada e devolução do material, devendo seguir o regulamento da Biblioteca fornecedora.
  • • Bibliotecas de outras instituições. Para utilizar esse serviço, essas bibliotecas deverão ser cadastradas a fim de receberem seu número de identificação. As bibliotecas de outras Instituições deverão encaminhar o formulário devidamente preenchido e assinado pelo bibliotecário responsável da biblioteca solicitante. Esse cadastro deve ser atualizado caso haja alteração de algum dado.
  • • As bibliotecas receberão um número de matrícula (identificação) e senha, os quais serão informados ao bibliotecário responsável por esse serviço.
  • • Ao solicitar o EEB, deverá ser informado, no formulário, o número de identificação da biblioteca.
  • • O responsável pelo empréstimo é a biblioteca solicitante, através do bibliotecário responsável, identificado no formulário.
  • • São fornecidas até 3 (três) obras por biblioteca, pelo prazo de sete dias, podendo ser renovadas por 2(duas) vezes consecutivas, desde que não haja reserva.
  • • A renovação deverá ser feita via internet, pela biblioteca solicitante, utilizando o número de matrícula e a senha que foram fornecidos.
  • • São emprestados: livros com mais de um exemplar, TCCs e monografias Lato Sensu;
  • • Não são emprestados: livros de consulta local, teses de doutorado, dissertações de mestrado, fitas de vídeos, DVDs, obras de referência, periódicos e obras raras.
  • • O atraso na devolução da obra implicará em suspensão da biblioteca solicitante, pelo dobro do tempo do atraso, multiplicado pelo número de itens.
  • • No caso de dano ou extravio do material, o mesmo deverá ser reposto por título idêntico ou indicação da biblioteca fornecedora, pois é de responsabilidade do usuário devolver as obras em seu poder em perfeitas condições de uso

Disposição Geral  

Os casos omissos, neste Regulamento, serão analisados pela Gerência da Biblioteca.

Regulamento de uso de Tablet 

Empréstimo

O empréstimo de Tablet é facultado a estudantes regularmente matriculados e inscritos nas Bibliotecas, somente para uso nas dependências de cada campus, respeitando-se os horários de retirada e devolução de cada Biblioteca.
Não pode realizá-lo o(a) usuário(a) que possui pendência junto à Biblioteca.
Para realizar o empréstimo, o(a) solicitante deve apresentar um documento original com foto e preencher um termo de responsabilidade de uso.
É limitada a retirada de um equipamento por usuário, pelos prazos de 3 horas, horas ou durante o mesmo dia.
O empréstimo de tablet é intransferível, ficando o responsável com a obrigação de devolvê-lo no prazo que lhe foi fixado e em perfeitas condições.

Reserva e Renovação

reserva do equipamento pode ser solicitada para o mesmo dia, se todas unidades já estiverem emprestadas, desde que haja compatibilidade com o horário previsto para devolução do equipamento.
Não é permitida a renovação de empréstimos de tablets.

Devolução

A devolução do equipamento deve ser efetuada na Biblioteca em que foi realizado o empréstimo, e será confirmada somente após a baixa do referido empréstimo e o envio do recibo de devolução para o e-mail do(a) usuário(a). A devolução deve ser realizada até 30 minutos antes do fechamento da Biblioteca.

Penalidades

O atraso na devolução dos equipamentos implica cobrança de multa a cada hora de atraso pelo tablet e a cada hora de atraso pelo tablet com o carregador.
Se a devolução do equipamento ocorrer no dia seguinte ao prazo estabelecido, o(a) usuário(a) pagará multa correspondente ao atraso.
A perda ou danificação do tablet e/ou de seus acessórios (capa protetora e carregador) implicará o seu ressarcimento ou reposição, a qual deverá ser feita por outro com as mesmas configurações ou superior, no prazo de 20 dias, a contar, também, da data estipulada para devolução.

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