EAD - Consolação

Biblioteca

EAD - Consolação

Regulamento para alunos EAD

As bibliotecas da PUCSP dão suporte à comunidade acadêmica de todos os cursos da Instituição. 

Para usufruir deste acervo, o aluno deverá estar inscrito na Biblioteca de origem de seu curso. 

Instruções gerais:

  • Os usuários devem zelar pelos bens da Biblioteca, estando sujeitos os infratores ao ressarcimento dos danos causados.
  • É proibido dobrar ou marcar as páginas, sublinhar ou escrever observações nas obras pertencentes à Biblioteca.
  • É dever do usuário comunicar qualquer alteração do endereço ou e-mail.

Inscrição 

Os alunos, regularmente matriculados no curso de EaD, deverão se inscrever na Biblioteca de origem do curso.

A inscrição pode ser feita presencialmente, devendo apresentar documento original com Foto (RG) e comprovante de vínculo com a PUC-SP, ou à distância, encaminhando por e-mail ou correios, cópia do RG e do comprovante de vinculo com a PUC-SP, e preencher o formulário de inscrição.

Para esta última opção, o aluno deverá aguardar um e-mail confirmando a inscrição

Após o cadastro, o usuário poderá utilizar dos serviços oferecidos em todas bibliotecas da Universidade, conforme a política de funcionamento de cada Unidade.

Empréstimo de obras 

 

O empréstimo domiciliar é facultado aos inscritos na Biblioteca.

  • São emprestados: livros, teses, dissertações, monografias Lato Sensu, TCC, vídeos VHS e DVD, folhetos, CDs. 
  • Não são emprestados: obras de referência (dicionários, enciclopédias, etc.); obras de consulta local, obras raras e periódicos.  É permitido emprestar 05 monografias (entre livros, teses, tccs, folhetos e outros) pelo prazo de 02 semanas e 02 vídeos e outras mídias, pelo prazo de 01 semana.
  • Observa-se que para o aluno EaD, o prazo de empréstimo foi estendido devido ao tempo de expedição, via correio.
  • Para solicitar o empréstimo o usuário tem duas opções: 
     
    • Presencial, o aluno pode selecionar a obra diretamente no acervo e realizar o empréstimo.
    • À distância, via e-mail, para alunos EaD,  que residam em outros municípios, através do preenchimento do formulário de solicitação de empréstimo, remetendo-o a biblioteca onde localizou a obra.
    • Este  material será enviado via correio.

Devolução 

 

  • Devolução presencial: deve ser realizada na Biblioteca de origem do material e consolida-se, somente, após a entrega dos materiais no balcão de atendimento da Biblioteca, com a respectiva baixa no sistema e a emissão do recibo de devolução que é entregue ao usuário, que deverá ser guardado para fins de comprovação. 
  • Devolução via correio: somente se consolida após a chegada dos materiais à respectiva Biblioteca. Será considerada a data de postagem como sendo a data de devolução. Se a postagem for posterior à data de devolução, haverá multa referente esse período.

O usuário deverá guardar o recibo emitido pelo Correio para fins de comprovação. Deverá ser postado na categoria SEDEX, por oferecer mais segurança e comprovação do envio.

  • Observa-se que enquanto não for efetuada a devolução no sistema ou quitada a multa, o usuário não poderá realizar novos empréstimos.
  • Quando ocorrer recesso acadêmico, previsto ou não no calendário, as devoluções serão transferidas para o 1º dia útil após o recesso.

Renovação 

 

  • A renovação é permitida por 3 vezes consecutivas, via online, desde que não haja impedimentos. Deve ser efetuada até às 23h do dia marcado para a devolução.

  • Impedimentos para a renovação: 
    • usuário possui item(s) em atraso. Observa-se que um único item em atraso não permite a renovação dos demais itens;
    • materiais com reserva;
    • multa pendente;
    • limite excedido de renovações;
    • inscrição vencida.
  • Ao renovar é importante verificar se a data foi alterada para programar a devolução.
  • O usuário pode verificar seu histórico de empréstimos na página da biblioteca, selecionando “renovação”, em seguida “usuário”.

Reserva 

 

  • A reserva é possível apenas para materiais em que todos os exemplares circulantes de um mesmo título estejam emprestados.
  • O usuário deve verificar constantemente o seu pedido de reserva, pois a devolução do material pode ocorrer antes ou depois da data prevista.
  • Devolvido o material, o usuário receberá um e-mail informando a disponibilidade do mesmo pelo prazo de 48 horas. Recomenda-se manter seu e-mail atualizado para receber os informes de reserva e outras informações.
  • Os alunos EaD, após receberem a  notificação da chegada do material reservado, deverão encaminhar o formulário de solicitação de empréstimo da obra, à respectiva Biblioteca,  para o encaminhamento do material

Penalidades 

 

  • O atraso na devolução de material emprestado implica em cobrança de multa por item e por dia útil de atraso.
  • É dever do usuário verificar e controlar a data de devolução ou renovação no sistema online, considerando que o não recebimento de “aviso de vencimento de devolução” ou “aviso de empréstimo em atraso” não o isentará da penalidade.
  • O abono de multa será concedido, apenas, por motivo de doença ou óbito (ascendente e descendente), mediante apresentação do atestado.
  • O atraso na devolução de materiais retirados por EEB externo, implicará em suspensão de novos EEBs e empréstimos nas bibliotecas da PUCSP, por um período correspondente ao dobro do tempo de atraso, multiplicado pelo número de itens.
  • O extravio de qualquer obra emprestada (perda, roubo ou furto) ou dano da mesma, implicará ao usuário substituí-la por outra igual
  • O usuário deverá comunicar imediatamente a Biblioteca a perda ou o furto do material para a paralização da multa e iniciar o processo de reposição. No momento da comunicação, será entregue um informe com os procedimentos de reposição.
  • A reposição deverá ser feita por outro exemplar da mesma obra (autor, título, data e edição igual ou mais recente)
  • Tratando-se de obra esgotada, deve ser reposta por um ou mais títulos indicados pela Biblioteca.
  • A reposição deverá ser feita no prazo de 30 dias, a partir da data da comunicação da perda da obra.
  • Não serão realizados novos empréstimos enquanto o usuário não efetuar a reposição do material perdido ou danificado.
  • O usuário que não comunicar imediatamente a perda do material deverá pagar a multa referente aos dias de atraso até a data do aviso.
  • Se o material extraviado for encontrado posteriormente ao aviso de perda, não será considerado como reposição e sim devolução, pois trata-se do mesmo material, nesse caso, também será cobrada a multa.
  • Tratando-se de extravio por roubo ou furto, o usuário deve apresentar o Boletim de Ocorrência com a descrição do material. A data desse documento será considerada para o abono da multa, desde que apresentado em 3 (três) dias a partir do ocorrido; no entanto, o material deverá ser substituído.

Outros Serviços 

 

  • Visita orientada proporciona a apresentação da organização, funcionamento da biblioteca, bem como a orientação do uso dos recursos informacionais, locais e remotos. Este serviço deve ser agendado previamente.
  • Normalização de referências e de trabalhos acadêmicos.
  • Fotocópias – Este serviço é disponibilizado, de acordo com a lei dos direitos autorais.
  • Para os alunos EaD será fornecido cópias em meio digital, apenas de artigos de periódicos e trabalhos de eventos (Congressos, Seminários, Simpósios, etc.), indicados na bibliografia do curso.
  • Esses alunos deverão consultar o catálogo on-line e certificar-se qual a Biblioteca que possui o material e enviar uma solicitação à mesma por meio do formulário de cópias informando os dados pessoais e do documento, para o recebimento, via e-mail, de sua solicitação.
  • COMUT - Comutação Bibliográfica tem como objetivo facilitar o acesso a informação e permitir a obtenção de cópias de artigos de periódicos técnicos científicos, teses, dissertações, anais de congressos e parte de documentos inexistentes nas Bibliotecas da PUC-SP. O valor da cópia é fixado pelo próprio COMUT. O usuário poderá fazer suas solicitações diretamente ao COMUT, pela Internet, sem usar a biblioteca como intermediária, através do site  www.ibict.br.

Disposição Geral 

 

Casos não previstos neste regulamento serão analisados pela Bibliotecária responsável da Unidade.

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