Tutorial de Criação de Perfil Público no Google Acadêmico/Scholar

Tutorial de criação de perfil público no Google Acadêmico/Scholar

O Google Acadêmico/Scholar é uma ferramenta que permite localizar artigos, teses, dissertações, livros e outros materiais acadêmicos a partir de dados do(a) pesquisador(a), palavras chaves ou título, buscando as referências em qualquer documento que esteja disponível na Web. Com isso, todas as publicações citadas em outra publicação, desde que esteja disponível na internet, passam a ser monitoradas.

Além disso, é possível que cada pesquisador tenha um perfil público, podendo acompanhar as citações de suas publicações, participação e visibilidade nos rankings, bem como acesso aos dados de suas métricas.

Este tutorial apresenta um passo a passo para a criação do seu perfil público. Todos os docentes da PUC-SP que pretendem se inscrever nos editais de fomento à pesquisa da Assessoria de Pesquisa precisam apresentar o link no formulário de inscrição do Fluig (ex. https://scholar.google.com/citatis?useVInp1b4AAAAJ& ;).

• 1- Acesse o Google Scholar

Imagem de exemplo de acesso ao Google Scholar
    Imagem da página inicial do Google Acadêmico
    Clique em fazer login no canto superior direito.
  • 2- Depois faça o seu login ou crie uma conta, caso ainda não possua cadastro no Google (Gmail)

.
    Imagem da tela de login do Gmail
    Tela de login das contas do Google
  • 3- Após efetuar o login, você será direcionado para a 1º Etapa: Perfil

Preencha todos os campos. Em afiliação, preencha Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (não preencha com siglas) e insira o seu e-mail institucional (xxxxxx@pucsp.br) para verificação.
    Depois clique em “Próxima”.
    Imagem da Tela de Perfil do Google Acadêmico
    Tela de preenchimento dos dados de perfil
  • 4- Você será direcionado para a 2º Etapa: Artigos

Selecione os seus artigos (quando for o caso) de acordo com o seu nome cadastrado.
    Depois clique na seta azul para ser direcionado para a próxima etapa:

Imagem da tela de Artigos do Google Acadêmico
    Imagem da tela de artigos do Google Acadêmico

• 5- Na última etapa, “configurações”, você deverá escolher:

“Aplicar atualizações automaticamente”

• “Tornar público o meu perfil”

• Depois clique em concluído para finalizar.

Imagem da tela de configurações do Google acadêmico
    Imagem da tela de configurações do Google Acadêmico

Você será direcionado para a página do seu perfil, o link dessa página é o seu ID do Google (ex. https://scholar.google.com/citatis?useVInp1b4AAAAJ&).