Orientação sobre Produtos Técnicos

Assessoria de Pesquisa PUC-SP

Orientação sobre Produtos Técnicos

Produtos Técnicos Aceitos como Resultado das Pesquisas Fomentadas pelo PIPEq/ PIPRINT/ PIPEXT/ PIPAD

 

Produto bibliográfico

Subtipos:

Artigo publicado em revista técnica

Definição: Revistas voltadas para campos específicos do conhecimento, geralmente relacionadas com o conhecimento tecnológico, mas que apresentam como foco o mercado, diferenciando assim das revistas científicas, as quais buscam divulgar o progresso científico.

 

Artigo em jornal ou revista de divulgação

Definição: Artigos de autoria docente e/ou discente publicados em jornais e revistas de ampla divulgação, sendo que tais veículos não apresentam um foco específico em assuntos científicos e/ou tecnológicos.

 

Resenha ou crítica em revista/meio eletrônico

Definição: A resenha ou crítica não requer apenas um resumo informativo ou indicativo. A resenha ou crítica deve ser entendida como uma análise interpretativa e, por esse motivo, irá depender da capacidade de relacionar os elementos do texto lido com outros textos, autores e ideias sobre o tema em questão, e também da opinião daquele que escrever a resenha, contextualizando o texto que está sendo analisado. Resenha crítica é uma descrição minuciosa que compreende certo número de fatos: é a apresentação do conteúdo de uma obra. Consiste na leitura, resumo, na crítica e na formulação de um conceito de valor do livro feito pelo crítico. Ela precisa ser publicada em uma revista ou em meio eletrônico de circulação consistente.

 

Texto em catálogo de exposição ou de programa de espetáculo

Definição: textos em publicações que não recebem ISBN, como, por exemplo, catálogos, prospectos e folhetos de propaganda comercial, industrial, artística ou turística, cartazes de propaganda.

 

Software / aplicativo

Definição: conjunto de instruções ou declarações a serem usadas direta ou indiretamente por um computador, a fim de obter um determinado resultado. É composto por um código-fonte, desenvolvido em alguma linguagem de computador (Fonte INPI). O(a) proponente deve ser o desenvolver do software.

Não se aplica: àquele código que não seja resultado de seu próprio trabalho, criação ou quando representar pequenas adaptações de programas já existentes ou ainda não demonstrar aplicabilidade ou funcionalidades válidas. Elaborador(a)/consultor(a) de conteúdo para o software.

 

Protocolo de conduta

Definição: conjunto das informações, decisões, normas e regras que se aplica à determinada atividade, que encerra os conhecimentos básicos de uma ciência, uma técnica, um ofício ou procedimento. Pode ser um guia de instruções que serve para o uso de um dispositivo, para correção de problemas ou para o estabelecimento de procedimentos de trabalho. No formato de compêndio, livro/ guia pequeno ou um documento/ uma normativa, impresso ou digital, que estabelece como se deve atuar em certos procedimentos.

 

Organização de evento

Definição: produto da atividade de divulgação e/ou propagação do conhecimento técnico-científico para público acadêmico ou geral por meio de atividades formalmente concebidas. Exemplos: congresso, seminário, festival, olimpíada, competição, feira ou convenção realizada em articulação com o curso de graduação e/ou pós-graduação no qual o(a) docente atua.

Não se aplica: participação individual de docentes em atividades de organização de eventos não correlacionados à área de conhecimento e linhas de pesquisa do docente.

 

Verbete

Definição: é um texto destinado a explicar um conceito segundo padrões acadêmicos determinados pela obra de referência. Não se aplica: textos não acadêmicos e páginas na internet. O(a) autor(a) não pode ser o organizador da obra de referência.

 

Patente

Definição: título de propriedade temporária sobre uma invenção ou modelo de utilidade, outorgado pelo Estado aos inventores ou autores ou outras pessoas físicas ou jurídicas detentoras de direitos sobre a criação. Com isso, o inventor ou o detentor da patente tem o direito de impedir terceiros, sem o seu consentimento, de produzir, usar, colocar à venda, vender ou importar produto objeto de sua patente e/ou processo ou produto obtido diretamente por processo por ele patenteado. Em contrapartida, o inventor se obriga a revelar detalhadamente todo o conteúdo técnico da matéria protegida pela patente.

 

Curadoria/exposições

Definição: responsabilidade pela escolha de peças artísticas, bem como pela sua montagem e supervisão. Viabilização do local de exposição, contato com artistas e mediação cultural com o público.

 

Tradução de livro acadêmico já publicado

Definição: entendida aqui como a tradução de uma obra (produto) de uma língua para outra, independentemente de ter sido resultado de tradução literal ou de tradução livre (mínimo de 150 páginas).

 

Desenvolvimento de tecnologia social

Definição: método, processo ou produto transformador, desenvolvido e/ou aplicado na interação com a população e apropriado por ela, que represente solução para inclusão social e melhoria das condições de vida e que atenda aos requisitos de simplicidade, baixo custo, fácil aplicabilidade e replicabilidade.

Não se aplica: a método, processo ou produto que não apresente uma transformação social positiva evidente e não seja voltado para a coletividade.

 

Bases de dados técnicos

Definição: conjunto de arquivos relacionados entre si com registros sobre pessoas, lugares ou coisas. São coleções organizadas de dados que se relacionam de forma a criar algum sentido (informação) e dar mais eficiência durante uma pesquisa ou estudo.

 

Desenvolvimento de material didático e instrucional

Definição: produto de apoio/ suporte com fins didáticos na mediação de processos de ensino e aprendizagem em diferentes contextos educacionais.

Subtipos: impressos, audiovisual e novas mídias.

Não se aplica: apostilas, slides, apresentações e outros materiais elaborados para apoio da atividade de docente em aulas regulares da graduação e pós-graduação e em atividades de extensão. Produtos elaborados/divulgados por instituições privadas com fins lucrativos.

 

Produto de Comunicação

Definição: o produto implica a existência de um intermediário tecnológico para que a comunicação se realize. Trata-se, portanto, de produto midiatizado. Mídia compreende o conjunto das emissoras de rádio e de televisão, de jornais e de revistas, de cinema e de outras formas de comunicação de massa, bem como das recentes mídias sociais em suas diversas plataformas.

Não se aplica: participação de docentes em programas de mídia ou mídia social sem sua participação direta no processo de elaboração do próprio produto. Sites de grupos de pesquisa ou similares.

 

 

Menu
PUC-SP
J.PUC-SP
Sou PUC