Orientação sobre Produtos Técnicos

Assessoria de Pesquisa PUC-SP

Orientação sobre Produtos Técnicos

Produtos Técnicos Aceitos como Resultado das Pesquisas Fomentadas pelo PIPEq/ PIPRINT/ PIPEXT/ PIPAD


Software / aplicativo

Definição: conjunto de instruções ou declarações a serem usadas direta ou indiretamente por um computador, a fim de obter um determinado resultado. É composto por um código-fonte, desenvolvido em alguma linguagem de propaganda. (Fonte INPI)
Não se aplica: àquele código que não seja resultado de seu próprio trabalho, criação ou quando representar pequenas adaptações de programas já existentes ou ainda não demonstrar aplicabilidade ou funcionalidades válidas.


Protocolo de conduta

Definição:  conjunto das informações, decisões, normas e regras que se aplica à determinada atividade, que encerra os conhecimentos básicos de uma ciência, uma técnica, um ofício ou procedimento. Pode ser um guia de instruções que serve para o uso de um dispositivo, para correção de problemas ou para o estabelecimento de procedimentos de trabalho. No formato de compêndio, livro/ guia pequeno ou um documento/ uma normativa, impresso ou digital, que estabelece como se deve atuar em certos procedimentos.
Não se aplica: às atividades necessárias à construção dos manuais e protocolos de qualquer tipo, manuais que integram produtos e procedimentos já apresentados como produto do programa. Quando o manual faz parte de um produto já apresentado em outra categoria, como ativo de propriedade intelectual, ele é parte desse produto, não sendo permitida uma dupla contagem com a apresentação somente do manual.


Verbete ou dicionário

(O dicionário deve ter no mínimo 150 páginas)


Patente

Definição: título de propriedade temporária sobre uma invenção ou modelo de utilidade, outorgado pelo Estado aos inventores ou autores ou outras pessoas físicas ou jurídicas detentoras de direitos sobre a criação. Com isso, o inventor ou o detentor da patente tem o direito de impedir terceiros, sem o seu consentimento, de produzir, usar, colocar à venda, vender ou importar produto objeto de sua patente e/ou processo ou produto obtido diretamente por processo por ele patenteado. Em contrapartida, o inventor se obriga a revelar detalhadamente todo o conteúdo técnico da matéria protegida pela patente.
Não se aplica: a outros ativos de propriedade intelectual, como marcas, desenho industrial, software, indicação geográfica.


Curadoria/exposições

“curadoria de mostras e exposições”


Tradução de livro acadêmico já publicado

Definição: entendida aqui como a tradução de uma obra (produto) de uma língua para outra, independentemente de ter sido resultado de tradução literal ou de tradução livre.


Desenvolvimento de tecnologia social

Definição: método, processo ou produto transformador, desenvolvido e/ou aplicado na interação com a população e apropriado por ela, que represente solução para inclusão social e melhoria das condições de vida e que atenda aos requisitos de simplicidade, baixo custo, fácil aplicabilidade e replicabilidade.
Não se aplica: a método, processo ou produto que não apresente uma transformação social positiva evidente e não seja voltado para a coletividade.


Bases de dados técnicos

Definição: conjunto de arquivos relacionados entre si com registros sobre pessoas, lugares ou coisas. São coleções organizadas de dados que se relacionam de forma a criar algum sentido (informação) e dar mais eficiência durante uma pesquisa ou estudo.


Desenvolvimento de material didático e instrucional

Definição: produto de apoio/ suporte com fins didáticos na mediação de processos de ensino e aprendizagem em diferentes contextos educacionais.
Subtipos: impressos, audiovisual e novas mídias.
Não se aplica: a apostilas, slides, apresentações e outros materiais elaborados exclusivamente para apoio da atividade do docente nas aulas regulares da graduação e pós-graduação e nas atividades de extensão.


Produto de Comunicação

Definição: o produto implica a existência de um intermediário tecnológico para que a comunicação se realize. Trata-se, portanto, de produto midiatizado. Mídia compreende o conjunto das emissoras de rádio e de televisão, de jornais e de revistas, de cinema e de outras formas de comunicação de massa, bem como das recentes mídias sociais em suas diversas plataformas.  
Não se aplica: participação de docentes em programas de mídia ou mídia social sem sua participação no processo de elaboração do produto.

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