Gerenciadores de Referências e Citações

Laboratório de Pesquisa da Administração

Gerenciadores de Referências e Citações

Authorea  

O Authorea é um processador de textos de escrita colaborativa, que promete oferecer recursos específicos para a escrita científica, como administração das referências bibliográficas e integração direta com editores, além de apresentar proposta para estrutura de texto acadêmico. Oferece acesso gratuito ou pago com diferentes recursos em cada

Pontos Positivos: Escrita colaborativa e versão gratuita.

Pontos de Atenção: Formatação do texto a cada importação para o Word (ABNT, APA, etc.).

Custos:

  • Básico: gratuito (03 documentos privados gratuitos)
  • Premium: 10 dólares/mês (documentos privados ilimitados)
  • Grupo: 50 dólares/mês (página do grupo e permissões diferenciadas)

 

Link de Acesso: https://www.authorea.com/aboutus

Mais Informações: Tutorial Authorea

Curador: Iraide Pita

EndNote Web  

É um software gerenciador de bibliografias para publicação de artigos científicos. Importa referências bibliográficas da Web, organiza-as em grupos de assuntos e insere as referências no corpo do texto, quando editado por processador Microsoft Office ou OpenOffice. A lista de referência é formatada no padrão da revista de publicação, estilo Vancouver e ABNT por exemplo. É uma ferramenta utilizada na produção de textos científicos para publicação internacional.
As referências podem ser importadas diretamente dos bancos de dados de livre acesso, tais como o PubMed, o SciELO e Bireme Lilacs. As referências dispersas em vários bancos de dados, PubMed, Web of Science, PsycInfo bem como podem ser obtidas através do Google Livros ou Google Acadêmico podem ser importadas diretamente através do EndNote.

A partir da versão X5, EndNote permite a importação de arquivos já gravados no formato PDF e caso seja possível extrair informações contidas em uma publicação eletrônica registrada no DOI (Digital Object Identifier – sistema de identificação de numérico para conteúdo digital) os elementos essenciais da referência são extraídos e armazenados em banco de dados.

Pontos Positivos: Não há custo para começar a usar o EndNote Web, sendo uma ferramenta gratuita. Permite a integração de PDFs baixados com seu banco de dados de referências.

Pontos de Atenção: Apenas a versão Desktop do EndNote é paga. A ferramenta EndNote Web necessita de acesso à Internet.

Custos:

  • gratuito, pago, por assinatura etc: EndNote Web para Desktop que é pago.

 

Link de Acesso: https://endnote.com/

Mais Informações: Link para tutorial - EndNote Web: https://www.youtube.com/watch?v=hww5DBJRhWw

Saiba mais:

Curador: Diego Motta

Zotero  

É um software gerenciador de referências em software livre e de código aberto para gerenciar dados bibliográficos e materiais relacionados a pesquisa (como PDFs). É produzido pelo Centro de História e Novas Mídias (Center for History and New Media) da Universidade de George Mason (George Mason University (GMU)).

Um gerenciador de citações projetado para armazenar, gerenciar e citar referências bibliográficas e gerar bibliografias de maneira automática. Funciona em modo “stand alone” ou como extensão de browsers (MozillaFirefox, Google Chrome, Safari Compatível com MS Word e LibreOffice)

Pontos Positivos: Suas características principais são a integração com navegadores, sincronização online, geração de citações em texto, rodapés e bibliografias, bem como a integração com os processadores de texto Microsoft Word, LibreOffice, OpenOffice.org Writer e NeoOffice.

Pontos de Atenção: O software é todo em inglês.

Custos:

  • Gratuito

 

Link de Acesso: http://www.zotero.org

Mais Informações: https://www.youtube.com/watch?v=iHdXDNPqQ_c

Saiba mais:

Curador: Diego Motta

Mendeley  

É um software acadêmico muito utilizado na produção de monografias, artigos científicos e até mesmo teses. O programa pode ser encontrado na versão para desktop, que funciona nos sistemas operacionais Windows, Mac e Linux. Também pode ser instalado em dispositivos móveis, já que roda em Android e iOS.
O programa Mendeley oferece inúmeras vantagens ao usuário. Ele permite fazer citações ao longo do texto de forma mais fácil, além do que simplifica a inclusão das referências bibliográficas. Em outras palavras, o software deixa no “modo automático” tarefas que os estudantes podem levar dias para concluir no modo manual.
Ele server para organizar as referências bibliográficas e formatá-las conforme as normas da ABNT, de maneira automática. Também é possível utilizar o software para gerar as citações ao longo do trabalho.

Pontos Positivos: Além de simplificar a organização e a formatação de um trabalho acadêmico, o Mendeley também funciona como uma rede social. Assim, o usuário pode conferir as tendências de pesquisa da sua área e conversar com outros pesquisadores.
Outra vantagem do Mendeley é que ele se adapta às mais diferentes normas, inclusive a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Também tem recursos para APA, IEEE, Harvard, entre outras. Desse modo, fica mais fácil escrever trabalhos em outros idiomas e formatá-los conforme o tipo de norma exigido pela instituição de ensino.

Pontos de Atenção: Funciona mesmo sem acesso à internet.

Custos:

  • Gratuito

Link de Acesso: https://www.mendeley.com/?interaction_required=true

Mais Informações: https://www.youtube.com/watch?v=_FkGlvPg4go

Saiba mais:

Curador: Diego Motta

F1000 Workspace  

F1000Workspace é uma plataforma para ajudar pesquisadores a descobrir e coletar literatura, gerenciar referências e preparar manuscritos, conceder solicitações, cartazes, palestras, etc. para envio. Consiste em um aplicativo baseado na Web, um navegador extensão e um plug-in poderoso para o Microsoft Word, além de um aplicativo de desktop leve para importação de PDFs. A extensão do navegador adiciona um botão especial ao seu navegador, você pode use para salvar e anotar artigos enquanto você navega. O plug-in do Microsoft Word permite você insira facilmente citações, pesquise novas referências e até obtenha citações inteligentes recomendações.

Pontos Positivos: F1000Workspace integra F1000Prime; o serviço de recomendação de literatura capacitou a Faculdade de especialistas da F1000 em todas as áreas de Biologia e Medicina (agora alcançando11.000 membros). Ele também se conecta à F1000Research, a plataforma de publicação Open Science da F1000, que oferece publicação imediata seguida de uma abordagem completa e transparente.

Pontos de Atenção: Tem versão gratuita mais simples online, porém, a versão mais completa e sem limite de projetos é paga.

Custos:

  • Gratuito até 3 projetos

Link de Acesso: https://f1000workspace.com/?lg

Mais Informações:

Saiba mais:

Curador: Diego Motta

Gerenciadores de referências mais conhecidos  

Gerenciadores de referências são utilizados online ou instalados nos computadores e permitem coletar, armazenar, gerenciar e citar as referências bibliográficas utilizadas durante o desenvolvimento de um trabalho acadêmico

Link de Acesso:

• EndNote Web - http://www.myendnoteweb.com
• Zotero - http://www.zotero.org
• Mendeley - http://www.mendeley.com
• Citeulike - http://www.citeulike.org
• JabRef - http://jabref.sourceforge.net
• RefBase - http://www.refbase.net
• RefWorks - http://www.refworks.com
• Reference Manager - http://www.refman.com/

Curador: Isabella Migliorini

Gerenciamento de Citações  

Estilos de citação definem padrões pelos quais devem ser referenciadas as publicações mencionadas em trabalhos escritos, como as dissertações, artigos e teses. Os estilos de citações são muitos, cada revista científica, cada programa de pós-graduação decide qual estilo vai adotar, como fazer as citações. E é preciso estar atento(a) a elas.

Link de Acesso:

  • ABNT – padrões definidos pela Associação Brasileira de Normas Técnicas: www.abnt.org.br
  • APA – Estilo desenvolvido pela American Psychological Association (APA) https://www.apa.org , é amplamente aplicado no mundo académico em áreas do conhecimento como a Psicologia e as Ciências Sociais.
  • Vancouver – este estilo foi elaborado pelo Comitê Internacional de Editores de Revistas Médicas – ICMJE (http://www.icmje.org) e baseia-se, em grande parte, no padrão ANSI, adaptado pela U.S. National Library of Medicine (NLM).
  • ISO 690 – Normas internacionais para elaboração de referências bibliográficas desenvolvidas pelo mais importante organismo de normalização do mundo, a International Standards Organization (ISO) https://www.iso.org/standard/43320.html.
  • NP 405 – Normas Portuguesas que estabelecem o formato de descrição bibliográfica nos mais diversos tipos de suportes de informação. https://www.uc.pt/fcdef/documentosbiblioteca/Bibliotecadigital/NP
  • MLA – Recomendado pela Modern Language Association, o estilo MLA é um dos mais utilizados nas área das Humanidades, Linguística e Literatura. https://www.mla.org/
  • IEEE – Estilo desenvolvido por um dos mais conceituados organismos na área da Engenharia, o Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE). https://www.ieee.org/

Curador: Isabella Migliorini

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