Catálogo


E-book

LITERATURA JUVENIL DOS DOIS LADOS DO ATLÂNTICO

Ana Margarida Ramos
Diana Navas

Arquitetado e redigido quase todo à distância, este livro resulta de um diálogo de praticamente dois anos entre duas investigadoras e professoras divididas pelo Oceano Atlântico, mas unidas pelo interesse pela literatura juvenil em língua portuguesa, publicada nos últimos anos em Portugal e Brasil. Esta publicação pretende não só dar conta das tendências recentes da literatura juvenil em ambos os países, mas sobretudo proceder a uma leitura comparada das duas produções literárias, chamando a atenção para as afinidades que as caracterizam a partir da análise de obras de alguns dos autores mais relevantes dos dois países. É também propósito deste volume que estas análises possam fomentar as trocas entre ambos os países, mas também um aprofundamento dos estudos comparados, estendendo e ampliando as análises e as propostas de cariz exemplificativo agora avançadas. Vozes consolidadas coabitam com outras mais recentes na tentativa de mapear o estado atual de um universo caleidoscópio cuja leitura merece ser aprofundada.


Impresso | E-book gratuito

#POESIANAPUC

Educ (org.)

Como parte das atividades do 2º Festival da Cultura da PUC-SP, a Educ – Editora da PUC-SP criou o evento #poesianapuc, por meio do qual convidava professores, funcionário, alunos e a comunidade puquiana a postarem poemas autorais, nas redes sociais. Uma iniciativa que buscava mostrar os talentos da nossa comunidade, que, além de estudar, trabalhar, pesquisar, correr pelos corredores da Universidade para cumprir seus horários de aula ou de trabalho, têm tempo e motivação para escreverem belíssimos textos. Esses poemas, inicialmente, ficariam postados na página do facebook @poesianapuc e seriam expostos nos campi da Monte Alegre e da Marquês de Paranaguá, durante os dias do Festival. Esta publicação traz uma seleta de poemas com todos os autores.


Impresso | E-book

CACOFONIA NAS REDES

Lucia Santaella (org.)

No ano de 2017, o tema Cacofonia nas redes foi escolhido para os estudos do grupo de autores deste livro. Esse tema funcionou como um tiro na mosca. Naquele momento, estavam ainda engatinhando, em nosso país, as três palavras – fake news (notícias falsas), bolhas filtradas e pós-verdade – que, no decorrer de 2017, foram gradativamente se tornando moedas correntes de boca em boca até explodirem no mercado das ideias. A palavra "cacofonia", o alarido de vozes em que se transformaram os ambientes das redes digitais, pode muito bem funcionar como uma síntese, um achado que este volume entrega à exploração do leitor para que, na sua leitura, possa encontrar sua própria voz.


Impresso

COMO SAIR DAS BOLHAS

Pollyana Ferrari

Em Como sair das bolhas, Pollyana Ferrari mostra, dentro do contexto do jornalismo e das redes sociais falsas, que a fake news é facilitada pelo vício de as pessoas criarem personagens que às vezes nem são, pelo vício em celular e redes sociais, pela falta de tempo que dão a elas mesmas para desconectar e parar para pensar, questionar. Por isso a facilidade para a apertar o botão e compartilhar algo que nem têm certeza. Mais do que isso, a autora mostra como hoje o conceito de “viver na bolha” evoluiu para algo pior: as pessoas (de modo geral) só convivem, mesmo virtualmente, com quem pensa parecido, com quem tem a mesma opinião política e gosta dos mesmos ídolos, da mesma música, o que facilita que, ao receber algo absurdo sobre políticos, sobre um artista ou sobre um time de futebol, já compartilhe, como se fosse verdade.


Impresso | E-book

CONSTELAÇÕES URBANAS

Territorialidades, fluxos e manifestações estético-políticas

Ana Claudia de Oliveira (ed.)
Maria Aparecida Junqueira (ed.)
Mariangela Belfiore Wanderley (ed.)

Os estudos urbanos tem sido uma marca constante e significativa dos Programas de Estudos Pós-Graduados da PUC-SP com destaque para os Programas de Ciências Sociais, Comunicação e Semiótica, História, Literatura e Crítica Literária e Serviço Social aos quais estão vinculados os seguintes grupos de pesquisa integrantes do Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq: Observatório das Metrópoles-SP, Núcleo de Estudos e Pesquisas Urbanas (Nepur), Grupo de Pesquisa Imagens, Metrópoles e Culturas Juvenis, todos da Pós de Ciências Sociais; Grupo de Pesquisa Portugal e Brasil no mundo contemporâneo: Identidade e memória, vinculado à Pós de História; Grupo de Pesquisa Afetividade e dialética da exclusão/inclusão (Nexin) da Pós de Psicologia Social; Centro de Pesquisa Sociossemiótica (CPS) e Centro Interdisciplinar de Pesquisa em Comunicação e Cibernética (Cencib), ambos da Pós de Comunicação e Semiótica; Grupo de Pesquisa Estudos de Poética: Interconexões diacrônico-sincrônicas na poesia brasileira e portuguesa da Pós de Literatura e Crítica Literária; e o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Movimentos Sociais (Nemos) e Núcleo de Estudos e Pesquisa Cidades e Territórios da Pós de Serviço Social. Com o apoio do PIPEq – Plano de Incentivo à Pesquisa da PUC-SP –, este livro oferece à sociedade um tratamento reflexivo complexo dos territórios, fluxos e manifestações estético-políticas. Todos os passos da pesquisa e seus resultados estão disponíveis na plataforma digital: http://fluxossp.pucsp.br


Livro indisponível 

LÍNGUA PORTUGUESA

História, memória e intersecções lusófonas

Neusa Barbosa Bastos (org.)

Língua Portuguesa: história, memória e intersecções lusófonas é uma coletânea de textos referentes às questões de língua portuguesa e de literatura a serem trabalhados no ensino, sob diversas perspectivas e múltiplos olhares de acadêmicos preocupados com o desenvolvimento da língua portuguesa, bem como com sua promoção e sua difusão. Trata-se de fazer conhecer as pesquisas relacionadas às questões de história, memória e intersecções lusófonas, num conjunto de reflexões sobre como se deu a implantação, a manutenção e a multiplicação de saberes no espaço lusófono.


Impresso | E-book

MARJORIE, POR FAVOR

A história de uma ex-interna da Febem, a libertação pelo teatro e a descoberta da intersexualidade

Luiza Pezzotti

O livro Marjorie, por favor conta com excepcional qualidade a vida de Marjorie, desde os tempos em que era Asdrúbal, que relatou à autora, em detalhes, os mais delicados episódios que sofreu na Febem, nas suas diversas fases, da infância à adolescência. Considero que Marjorie tem um extraordinário mérito: professora de jovens, tanto em Guaianases, Cidade Tiradentes, como em Caconde, interior de São Paulo, percorreu os mais diversos lugares em prol da melhoria de vida das pessoas. Com a leitura desse livro, será possível conhecer as dificuldades tão grandes pelas quais Marjorie passou ao longo de sua vida, até efetivamente realizar sua transição e passar a ser respeitada e querida por sua família, por sua ex-companheira, hoje amiga que lhe dá força, e também pela filha e pelo filho, cujo carinho soube conquistar.