Catálogo


Impresso | E-book

TECITURAS DAS CIDADES

História, memória e deslocamentos humanos

Arlete Assumpção Monteiro (org.)
Edgar da Silva Gomes (org.)
Yvone Dias Avelino (org.)

Os textos de "Tecituras das cidades. História, memória e deslocamentos humanos" dizem respeito às temáticas voltadas para os estudos dos deslocamentos humanos em suas mais variadas formas de abordagem: são olhares teóricos e sínteses sobre a memória e história dos mais variados objetos de estudos, que se tornaram, por sua relevância, migrações representativas de uma coleti­vidade humana em busca de novos horizontes.


E-book gratuito

VIREI SERVIÇO! E AGORA?

Aldaíza de Oliveira Sposati (org.)
Raquel Cristina Serranoni da Costa (coorg.)
Thiago Agenor dos Santos de Lima (coorg.)
Ademir Alves da Silva (coord.)
Rachel Raichelis (coord.)

Esta coletânea, resultado de trabalho coletivo de pesquisadores do Nepsas – Núcleo de Estudos e Pesquisas em Seguridade e Assistência Social –, dedica-se a apresentar análises sobre a ética, a natureza pública e a constituição dos serviços socioassistenciais, estabelecendo comparativos com a legislação Basca dos serviços sociais.

Compêndio Legislação Basca: CLIQUE AQUI PARA DOWNLOAD


Impressão sob demanda | E-book

ALTERIDADE, RASTROS, DISCURSOS

Maria Constança Peres Pissarra (org.)

A coletânea "Alteridade, rastros, discursos" busca refletir sobre questões contemporâneas fundamentais – alteridade, racismo, tolerância, multiculturalismo, refugiados, direitos humanos, poder – enquanto conceitos interdependentes e impossíveis de serem pensados de forma isolada, pois requerem uma reflexão em rede pela complexidade e tensões que encerram.


E-book gratuito

CIÊNCIAS SOCIAIS CONTEMPORÂNEAS

objetos de pesquisa

Vera Lúcia Michalany Chaia (org.)
Lucia Maria Machado Bógus (org.)
Luís Felipe Aires Magalhães (org.)

Dividido em quatro eixos, "Ciências sociais contemporâneas..." reúne textos sobre: produção da cidade, envolvendo a produção do imaginário urbano e da memória social da cidade; imagem, (in)visibilidade, lideranças políticas e novos sujeitos sociais; questão de gênero e suas interseccionalidades, espacialmente trabalho, classe social e raça, em distintos contextos urbanos e sociais; e aspectos sagrados e religiosos a produção coletiva de arte e cultura em grupos sociais como indígenas e pessoas em situação de refúgio.


E-book gratuito

CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS EM SERVIÇO SOCIAL

entre periferias, territorialidades, narrativas, experiências e cartografias

Carola Carbajal Arregui (org.)
Dirce Ueno Koga (org.)
Ademir Alves da Silva (coord.)
Rachel Raichelis (coord.)

O conjunto de reflexões compartilhadas no livro Construção de conhecimentos em Serviço Social entre periferias, territorialidades, narrativas, experiências e cartografias expressa os sentidos dos debates que se encontram em pauta no Grupo de Pesquisa Cidades e Territórios, do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da PUC-SP, que busca aprofundá-los diante dos novos cenários que as leituras, práticas e interlocuções coletivas têm suscitado a partir do cotidiano vivenciado e experimentado pela multiplicidade de agentes e agenciamentos que tecem suas territorialidades e cartografias pelos territórios das cidades.


E-book gratuito

COTIDIANO, CULTURA E SOCIABILIDADE

pesquisa em Serviço Social

Maria Lúcia Martinelli (org.)
Neusa Cavalcante Lima (org.)
Amor António Monteiro (org.)
Rodrigo A. Diniz (org.)
Gracielle Feitosa de Loiola (org.)

Os artigos que compõem esta coletânea indicam o grau de maturidade da pesquisa sobre os temas que a intitulam: cotidiano, cultura e sociabilidade. É possível identificar um fio que atravessa, tece e dá organicidade aos seus dez artigos: o fio da "história social e do sujeito que a faz se fazendo nela". A história social e a substância dos artigos; o tempo presente e a sua matéria. Todos os objetos neles analisados e reconstruídos rigorosa e criticamente, por meio de categorias teóricas, foram captados no movimento concreto do cotidiano, gerados e gestados por determinada sociabilidade constituinte e constitutiva da identidade individual e social dos sujeitos, e se convertem em requisições ao trabalho profissional.


Impresso | E-book

DIFERENTES E IGUAIS

religiões e dinâmicas migratórias na cidade de São Paulo

Suzana Ramos Coutinho (org.)
Wagner Lopes Sanchez (org.)

"Diferentes e iguais...", organizado em 3 eixos: teórico, político e religioso, mostra os desdobramentos possíveis desses eixos e, também, como ocorrem, tanto no campo teórico como no campo prático, as relações possíveis entre as realidades sociais, os problemas decorrentes dessas relações e os impactos sociais colocados a partir da interface religião e migração. A abrangência do tema se dá tanto pela complexidade da realidade dos fluxos migratórios e sua interface com a religião como pelas diversas facetas com que as expressões se articulam no campo social.