Agenda

Cineclube Arlindo Machado

Agenda

Agenda

 

16 de Maio 2024

Encontros de Arquivos : Domingo no Golpe Evento em parceria com o curso de Arte, Crítica e Curadoria 

  • 19.00 - Filme: Domingo no Golpe
  • 19.30 - Conversa com Giselle Beiguelman e Lucas Bambozzi com apresentação de Priscila Arantes.
  • 21:00 - Filme: Domingo no Golpe
  • Local: Auditório Paulo VI

Domingo no Golpe

Domingo no Golpe, de Giselle Beiguelman e Lucas Bambozzi, é um documentário inteiramente produzido com imagens das câmeras de segurança do Palácio do Planalto. O filme tem como fio condutor arquivos de câmeras de segurança que evocam a força e a fragilidade da democracia, ao mostrar uma capital distante da imponência modernista de Oscar Niemeyer e dominada pela banalidade dos subsolos e corredores das repartições públicas. As imagens do documentário foram disponibilizadas à imprensa pelo GSI (Gabinete de Segurança Institucional), por ordem do Supremo Tribunal Federal (STF) em abril de 2023. A narração foi criada a partir de trechos do relatório final da CPMI dos Atos de 8 de Janeiro, divulgado em 17 de outubro de 2023, lido pela senadora Eliziane Gama (relatora). Domingo no Golpe aborda um 8 de janeiro que não começou há um ano e, todavia, não terminou, segundo o pronunciamento da relatora, que funciona como um fio condutor da narrativa.

O CAM e o curso de Arte, Crítica e Curadoria contam com as presenças dos autores Giselle Beiguelman e Lucas Bambozzi, para uma conversa após a exibição de Domingo no Golpe.

Domingo no Golpe

Giselle Beiguelman é artista e professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP). Pesquisa arte e ativismo na cidade em rede e as estéticas da memória na contemporaneidade. É autora de Políticas da imagem: Vigilância e resistência na dadosfera (UBU Editora, 2021), Memória da amnésia: políticas do esquecimento (Edições SESC, 2019), entre outros. Suas obras artísticas integram acervos de museus no Brasil e no exterior, como ZKM (Alemanha), Jewish Museum Berlin, MAC-USP e Pinacoteca de São Paulo.

Lucas Bambozzi é cineasta, artista visual e pesquisador em novas mídias brasileiro e foi foi artista residente no CAiiA-STAR Centre/i-DAT (Planetary Collegium). Trabalha com vídeo, instalação, performances audiovisuais e projetos interativos que exploram questões do universo dos dispositivos de registro e manipulação de imagem, com questões sobre a biopolítica e a vigilância. Foi curador do Festival Vivo Arte.mov, entre 2010 e 2013, com edições em São Paulo, Belo Horizonte, Belém e Salvador. Sua obra “Lavra” (2017) foi o filme de abertura do Cineclube Arlindo Machado

Priscila Arantes é crítica, curadora e pesquisadora no campo da arte, curadoria, museu e estética contemporânea. Com pós-doutorado pela Penn State University (EUA) e Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), é professora do curso de Arte, Crítica e Curadoria e atualmente é diretora adjunta da Faculdade de Filosofia, Letras, Comunicação e Artes da PUC-SP. Foi diretora e curadora do Paço das Artes e diretora adjunta do Museu da Imagem e Som (MIS).

Domingo no Golpe
Documentário, 15:00 min, colorido
Direção: Giselle Beiguelman e Lucas Bambozzi

Giselle Beiguelman

07 de Maio 2024

Encontros de Arquivos Morcego Negro 

  • 19.00 - Filme: Morcego Negro
  • 21.00 - Conversa com Lea Van Steen
  • Local: Auditório Paulo Freire - Andar superior do TUCA

Encontros de Arquivos: Morcego Negro

No dia 07 de maio , às 19 horas, o Cineclube Arlindo Machado (CAM) exibirá o filme Morcego Negro - uma biografia de Paulo César Farias, mais conhecido como PC Farias. PC foi tesoureiro de Fernando Collor de Mello e esteve diretamente envolvido no processo que culminou com o impeachment do ex-presidente, abalando profundamente a recém-restaurada democracia brasileira. A partir do depoimento de dezenas de pessoas que conheceram e conviveram com Farias, além de farta documentação e material de arquivo exclusivo, o documentário revela os meandros da política brasileira, ressaltando as relações entre capital, ideologia, poder e o crime organizado.

Após a exibição, o CAM terá o privilégio de receber a roteirista e montadora do filme Lea Van Steen para uma conversa sobre o filme, sua pesquisa histórica em uma multitude de arquivos e o desafio de recontar fatos e mitos para quem acompanhou ao vivo e para uma geração que sabe muito pouco sobre os eventos que abalaram o Brasil dos anos 1990.

Morcego negro

Lea Van Steen
Lea Van Steen é videoartista, diretora de filmes publicitários, de ficção e documentários. Lea fez parte da equipe de criação da MTV Brasil e trabalhou nas melhores produtoras de vídeo de São Paulo. Recebeu vários prêmios por seus curtas e trabalhos em artes visuais.

O filme foi premiado no festival de documentários É Tudo Verdade de 2023. O crítico de cinema José Geraldo Couto afirma que “‘ narrativa é vibrante como uma boa história policial, mesclando melodrama, suspense e comédia e mostrando a todo momento o quanto aquela trajetória individual estava intimamente imbricada com a nossa formação histórica, política e cultural”.


Lea Van Steen

23 de Abril 2024

Estudos de Cinema: No cinema, na galeria 

  • 19.00 - Filme: O Andarilho
  • 20.30 - Estudos de cinema com o prof. Cauê Alves
  • Local: Paulo IV - ao lado da BIblioteca

Estudos de Cinema: No cinema, na galeria

  • No dia 23 de abril, às 19 horas, o Cineclube Arlindo Machado (CAM) receberá o prof. do curso de Artes e Curadoria, Cauê Alves, com a proposta de promover sessões de Estudos de Cinema, a partir de questões que emergem das reuniões do Cineclube. No caso, as questões norteadoras estão relacionadas com o evento crescente da exibição de filmes em exposições de arte, em museus e galerias. O autor do filme, Cao Guimarães, além de ser um realizador premiado em festivais de cinema, também é um reconhecido artista com exibições em museus como a Tate Modern, em Londres, Guggenheim Museum, em Nova York, Jumex collection, na Cidade do México, e a Fundação Cartier, em Paris.

    Cauê Alves Cauê Alves é doutor em filosofia pela Universidade de São Paulo, USP e professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC-SP. Atualmente é curador-chefe do MAM, Museu de Arte Moderna de São Paulo. Foi curador de várias exposições, incluindo MAM[na]OCA: arte brasileira do acervo do MAM de São Paulo (2006) e as mostras Quase líquido, Itaú Cultural (2008), Da Estrutura ao Tempo: Hélio Oiticica (2009), no Instituto de Arte Contemporânea. Foi curador-adjunto da 8ª Bienal do Mercosul (2011)e curador assistente do Pavilhão Brasileiro da 56ª Bienal de Arte de Veneza (2015).

    O Cineclube Arlindo Machado (CAM) é um espaço do Curso de Comunicação e Multimeios para debates sobre temas contemporâneos como diversidade, meio ambiente, políticas, mídias e tecnologias, por meio de programação e projeção de filmes. Com participação ativa dos estudantes, o CAM promove encontros, palestras e discussões em conjunto com os outros cursos da PUC/SP e com a comunidade ao seu redor.

    O nome do cineclube é uma homenagem ao professor Arlindo Machado, que atuou na PUC durante toda a sua carreira. Machado é um dos principais especialistas em audiovisual no Brasil, com vários livros publicados a respeito de cinema, vídeo e novos formatos audiovisuais.


O Andarilho

  • Classificação indicativa: 10 anos

    Brasil, 2007, 90 min

    Colorido


Sinopse

  • Entre Montes Claros e Pedra Azul, no nordeste de Minas Gerais, três andarilhos solitários percorrem trajetórias distintas, relacionando-se com os elementos de um mundo onde tudo é transitório. Entre imagens das estradas e as vozes dos personagens, o documentário divaga sobre questões existenciais dos andarilhos.


Sobre o filme

  • "O Andarilho" foi gravado em 2006 e lançado em 2007 e mostra a trajetória de três andarilhos: um mineiro, um gaúcho e um baiano. Tendo como cenário o norte de Minas Gerais, a obra propõe uma reflexão sobre a vida como um lugar de passagem, mostrando ao espectador uma sofrida trajetória por regiões quentes do Brasil. Usando imagens com ângulos subjetivos, que simulam o olhar de um observador, Cao Guimarães retrata a vida destas pessoas como se o público que assiste ao filme estivesse presente no momento. O filme venceu o "9º Festival de Las Palmas" (Espanha, 2009) e foi exibido no "Festival de Veneza" (Itália, 2007) e no "Sundance Film Festival" (Estados Unidos, 2007), além do Prêmio Melhor Diretor no Festival Internacional de Cinema do Rio, entre outros.


Documentário

  • Direção: Cao Guimarães | Roteiro: Cao Guimarãe

    Elenco: Gaúcho, Nercino, Paulão

 

Menu
PUC-SP
J.PUC-SP
Sou PUC