Lupa, agência pioneira em fact-checking no Brasil

Os diferenciais da primeira empresa especializada em checagens de notícias do país

Logo da Agência LUPA sobre fundo amarelo

Imagem: Site Lupa

A Lupa, fundada em 2015, é a primeira agência especializada em checagem de notícias do Brasil. Nos dois primeiros anos após sua fundação, a empresa trabalhava apenas com fact-checking. Em 2017, cria seu braço educativo Lupa Educação e expande suas atividades para o ensino de técnicas de checagem e para a sensibilização sobre desinformação e seus riscos. A agência trabalha em duas frentes de atuação: Lupa Jornalismo, com reportagens, checagens e verificações, e Lupa Educação com oficinas, treinamentos, repositórios de pesquisa sobre desinformação e ações de educação midiática em escolas, universidades, instituições e empresas.

A agência atua em diversas mídias sociais, Twitter, Facebook, Instagram, TikTok e site. Dessa forma, a empresa é capaz de alcançar diversos tipos de grupos sociais, aumentando o alcance da plataforma que trabalha para combater as fake news e a disseminação de desinformação.

O site é dividido em três seções: Jornalismo, Educação e Institucional. A plataforma é interativa e fácil de navegar. A parte de Jornalismo conta com as checagens, verificações, reportagens, notícias e opiniões, divididas também por assuntos, como política, saúde, meio ambiente etc. A de Educação mostra os cursos oferecidos pela empresa, eventos e informações educativas sobre diversos assuntos relacionados ao consumo de informações.

A terceira seção, e seu diferencial, é a dedicada a se apresentar. Nela, é possível ler sobre a trajetória e origem da agência, sobre como ampliou sua área de atuação e as políticas institucionais adotadas. A agência mostra quem são seus funcionários, e avisa sobre mudanças que acontecem nos cargos. No trato financeiro, a Lupa não apenas é transparente quanto ao orçamento atual, mas também sobre orçamentos de anos passados, deixando claro como se mantém financeiramente.

Além disso, a Lupa encoraja os leitores a avisarem quando percebem algum erro cometido pela agência, e ensina passo a passo como entrar em contato de modo a reportar o que aconteceu. Sempre que um erro é constatado, ele não somente é corrigido como é feita uma sinalização no topo do conteúdo, informando que houve a correção. É também colocado uma nota explicando o que havia de errado e, por uma questão de transparência, o texto original será sinalizado como errado, mas mantido em sua íntegra após essa nota. Essa atitude faz parte do código de princípios da International Fact Checking Network (IFCN), rede mundial de checadores reunidos em torno do Poynter Institute, nos Estados Unidos, instituição em que a Lupa é integrante.

Diante de erros identificados em postagens de redes sociais, no caso de vídeos e cards, a Lupa apaga o conteúdo incorreto substituindo a informação errada pela certa. Isso é feito para evitar que desinformações com o nome da empresa sejam espalhadas no ambiente digital. Caso o erro do conteúdo seja apenas no texto, as mesmas políticas adotadas no site são usadas nas redes sociais. No caso do Twitter, é feito uma nova publicação.

Ao todo, a Lupa tem vinte e nove funcionários. No site, é possível saber quem são com o que trabalham e também quem está na liderança de cada área, como jornalismo, educação, audiência e engajamento e operações. Do total, onze são repórteres e trabalham na área de jornalismo.

Desde junho de 2022, a Lupa criou um novo site em parceria com o UOL. “A parceria nos permite estar no maior portal de conteúdo do país, atingindo uma audiência interessada em informação jornalística, verificada e de qualidade. Assim como a Lupa, o UOL valoriza a checagem de fatos e o trabalho de verificação. Com isso, nossos valores se alinham para levar ao público informação que ajuda na tomada de decisão diárias, que desenvolve o pensamento crítico e contribui para uma sociedade que valoriza e acredita nos fatos”, afirma Natália Leal, diretora-executiva da Lupa, em entrevista para o UOL.

PUC-SP