Aprendendo com os games: 3 jogos gratuitos que ensinam como combater a desinformação

Aprendendo com os games: 3 jogos gratuitos que ensinam como combater a desinformação

Títulos mostram estratégias dos criadores de fake news e ajudam o jogador a evitar compartilhar conteúdo falso

Por Hiero de la Vega

Uma grande parte do combate à desinformação está em entender como ela se espalha, para que possamos ter certeza de que não estamos ajudando uma notícia falsa a seguir em frente. Pensando nisso, desenvolvedores de games de todo o mundo criaram experiências intuitivas a fim de munir o público de ferramentas para entender e evitar a disseminação das fake news.

Selecionamos três jogos disponíveis gratuitamente na Internet, criados por especialistas em comunicação, que se propõem a esta tarefa. Não é necessário fazer download de nenhum arquivo para jogá-los.

 

Go Viral!

Imagem mostra anúncio do Go Viral totalmente em texto

Crédito: Reprodução/Go Viral

Desenvolvido por pesquisadores da Universidade de Cambridge, este simples jogo de texto coloca o jogador na pele de um criador de fake news que espalha pânico sobre a covid-19. A ideia é que os jogadores escolham as palavras e imagens certas para que seus conteúdos se tornem virais, acumulando likes e seguidores enquanto semeiam desinformação pela Internet. 

Ao gamificar o processo de criação de fake news, os jogadores ganham entendimento do que motiva um influenciador a seguir este caminho (popularidade fácil, por exemplo) e tornam-se capazes de identificar a linguagem alarmista presente na maioria dos conteúdos falsos.

Antes e depois da jogatina, Go Viral! convida o público a participar de uma pesquisa não obrigatória sobre desinformação. Os criadores do jogo afirmam, em artigo publicado na revista Big Data & Society, que a maioria dos jogadores terminou a experiência identificando manchetes falsas com mais precisão.

Link: https://www.goviralgame.com/pt 

 

 

Caô Digital

Imagem mostra anúncio do Caô Digital

Crédito: MultiRio

Jogo brasileiro disponível no portal MultiRio, da prefeitura do Rio de Janeiro, Caô Digital tem como público-alvo crianças e adolescentes. Em cinco fases diferentes de um jogo estilo plataforma, o jogador vai salvando personagens que trazem dicas de como identificar uma notícia falsa.

As fases são acompanhadas por uma história simples, mas eficaz: um aluno do sétimo ano é acusado de roubar um celular de uma colega e ter sido encaminhado para o Conselho Tutelar, mas o(a) protagonista ajuda a esclarecer que a colega havia apenas perdido o aparelho. A anedota, acessível às crianças, mostra o impacto que uma notícia falsa pode ter na vida de uma pessoa.

Link: https://www.multirio.rj.gov.br/index.php/jogos/14406-ca%C3%B4-digital

 

 

Jogo da Verdade x Fake

Imagem mostra anúncio do Vaza Falsiane

Crédito: Vaza Falsiane

O Jogo da Verdade x Fake é um pouco diferente dos outros jogos apresentados: ele não está disponível em um site, mas sim como um filtro do Instagram. Desenvolvido pelo Vaza Falsiane, curso online de combate às fake news criado com foco no público jovem, o filtro consiste em um jogo de realidade aumentada, controlado pelos movimentos do rosto do jogador.

Todos os elementos do jogo apresentam fatos sobre a desinformação na internet, por exemplo, colidir com a Estrela da Opinião informa o jogador de que alguns artigos representam apenas as ideias do próprio autor, não devendo ser interpretados como fatos.

O filtro pode ser acessado na aba com “estrelinhas” do perfil cursovazafalsiane, ou escaneando o QR Code abaixo com a câmera do Instagram.

Imagem mostra QR Code para filtro Vaza Falsiane

Filtro QR-Code

 

 

Menu
PUC-SP
J.PUC-SP
Sou PUC