Projetos

Projetos

projetos

 

O CEDIC desenvolve projetos especiais em suas áreas de atuação:
 

• PROJETO CLAMOR: DOCUMENTAÇÃO E MEMÓRIA DE UM COMITÊ PELOS DIREITOS HUMANOS NO CONE SUL

O Projeto CLAMOR, centrado em ações de preservação e difusão de acervos, tem como meta a disponibilização pública do arquivo do Comitê pelos Direitos Humanos no Cone Sul e articula-se em torno de dois objetivos centrais: a) a complementação do Fundo e a construção de um histórico mais complexo da trajetória do Comitê em suas articulações com entidades e outros organismos de defesa dos Direitos Humanos no Brasil, na América Latina, na América do Norte e na Europa; b) o tratamento e a organização do arquivo e digitalização do Fundo. A realização desse projeto é fundamental para agilizar o acesso à informação e aos documentos, além de possibilitar a preservação do acervo por meio de sua reformação.

 

• PROJETO BRASIL NUNCA MAIS DIGITAL

Sob a coordenação geral do Ministério Público Federal, do Armazém Memória, do Arquivo Público do Estado de São Paulo, do Instituto de Políticas Relacionais e do Conselho Mundial de Igrejas, e o apoio do Centro de Documentação e Informação Científica – CEDIC, o Projeto Brasil Nunca Mais Digital visa repatriar, preservar e digitalizar o valioso acervo que integra o Projeto Brasil Nunca Mais, desenvolvido em meados de 1979 a 1985, coordenado pelo Cardeal da Igreja Católica Dom Paulo Evaristo Arns e pelo Reverendo da Igreja Presbiteriana Jaime Wright.
O Projeto Brasil Nunca Mais visava obter, através de processos envolvendo presos políticos, retirados do Superior Tribunal Militar e microfilmados, informações e evidências de violações aos direitos humanos praticadas pelo aparato repressivo do Estado durante a ditadura militar.
Essas informações foram compiladas e analisadas em um documento-mãe, denominado "Projeto A", com 12 volumes. Considerando a dificuldade de leitura e até de manuseio desse trabalho, foi idealizado por Dom Paulo o "Projeto B", um livro que resumisse o "Projeto A", publicado pela Editora Vozes com o título de "Brasil: Nunca Mais". Tanto o "Projeto A", quanto as cópias integrais dos 707 processos foram transferidos, posteriormente, ao "Arquivo Edgard Leuenroth" da UNICAMP; os 543 rolos originais de microfilmes dos processos foram enviados ao "Latin American Microform Project" - "LAMP", mantido no "Center for Research Libraries - CRL", sediado nos Estados Unidos. No Conselho Mundial de Igrejas, CMI, em Genebra, estão depositados de 2000 a 4000 documentos sobre o desenvolvimento e financiamento do "Brasil: Nunca Mais".
O CRL/LAMP e o CMI fornecerão cópia integral de seus acervos e, após digitalização, esse material será reunido com aquele já disponível no Centro de Referência Virtual Brasil Nunca Mais, criando um sítio na rede mundial de computadores – sediado e mantido pelo Ministério Público Federal – para consulta e pesquisa por quaisquer interessados.

[http://www.prr3.mpf.gov.br/bnmdigital/apresentacao.php]

 

• REACONDICIONAMENTO DOS FUNDOS E COLEÇÕES SOBRE DIREITOS HUMANOS NO BRASIL E NA AMÉRICA LATINA, PERTENCENTES AO ACERVO DO CEDIC/PUC-SP, XIII CONVOCATORIA DE AYUDAS A PROYECTOS ARCHIVÍSTICOS DO PROGRAMA ADAI

Projeto elaborado após a transferência de sede do Centro, tendo por objetivos a higienização e o reacondicionamento dos fundos e coleções sobre Direitos Humanos no Brasil e na América Latina, visando a otimização de seu armazenamento, a reformatação do material higienizado e sua disponibilização para consulta, além da atualização dos sistemas de dados online do CEDIC (Guia do CEDIC e Catálogo Eletrônico da Biblioteca de Apoio e da Hemeroteca).
Financiamento: Programa Apoyo al Desarrollo de Archivos Iberoamericanos - ADAI, do Ministério da Cultura da Espanha.

 

• ORGANIZAÇÃO, PRESERVAÇÃO E DIFUSÃO DE ACERVOS PÚBLICOS/ PRIVADOS DE INSTITUIÇÕES INTEGRANTES DO "MEMÓRIAS REVELADAS" - CENTRO DE REFERÊNCIA DAS LUTAS POLÍTICAS NO BRASIL (1964 – 1985)

Projeto de cooperação entre a União, Estados e o Distrito Federal para a integração, em rede, de arquivos e instituições públicas e privadas que possuam arquivos e informações sobre o período entre as décadas de 1960 e 1980 e das lutas de resistência à ditadura militar. Institucionalizado pela Casa Civil da Presidência da República e implantado no Arquivo Nacional. 
O CEDIC vem alimentando a base de dados com referências sobre o seu acervo. Para saber mais visite: http://www.memoriasreveladas.gov.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?tpl=home

 

• ORGANIZAÇÃO, DESCRIÇÃO E MICROFILMAGEM DOS ARQUIVOS DOS MOVIMENTOS DA AÇÃO CATÓLICA BRASILEIRA

Projeto dedicado à organização, descrição e microfilmagem dos arquivos da Ação Católica Brasileira e de seus Movimentos de Juventude Agrária Católica – JACB, Juventude Estudantil Católica – JECB, Juventude Independente Católica – JICB, Juventude Operária Católica – JOCB e Juventude Universitária Católica – JUCB.
Os resultados obtidos já podem ser vistos no Inventário do Fundo JOC e nos Inventários dos Fundos JACB, JECB e JICB. Próxima publicação: Inventários dos Fundos JUCB e ACB.
Apoio: Instituto Nacional de Pastoral – INP, ligado à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB.
Financiamento: Comissão Episcopal Alemã ADVENIAT e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq.

 

• PRESERVAÇÃO DO ARQUIVO PAULO FREIRE – DIGITALIZAÇÃO DAS FITAS DE VÍDEO

Projeto de identificação e registro de cerca de 130 fitas de vídeo (VHS), pertencentes ao arquivo pessoal do educador Paulo Freire, e elaboração de projeto visando a digitalização do material com gravação em DVD. As cópias em DVD serão distribuídas para a viúva de Paulo Freire, Profª. Ana Maria Freire; Arquivo Nacional (RJ) e CEDIC;PUC-SP.
Apoio: Gabinete do Deputado Estadual Adriano Diogo e Organização não Governamental Armazém Memória.

 

• IMPLANTAÇÃO DO CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO E MEMÓRIA DO TEATRO DA UNIVERSIDADE CATÓLICA – TUCA

Consultoria permanente na implementação do Centro de Documentação e Memória do Teatro da Universidade Católica – TUCA (São Paulo – SP), especialmente no que concerne ao gerenciamento, à preservação, ao tratamento e à difusão do acervo documental produzido pelo Teatro desde a sua fundação, em 1965, bem como à captação e produção de documentos que o complementem. Dentre os resultados já alcançados destacamos a obtenção de registro no Programa Nacional de Apoio à Cultura -PRONAC/ Ministério da Cultura e recursos financeiros de entidades privadas ao projeto de instalação de infra-estrutura e suprimentos adequados ao tratamento e preservação de acervo arquivístico.
Parceria institucional: CEDIC e TUCA.

 

• ORGANIZAÇÃO E PRESERVAÇÃO DO ARQUIVO DO CORAL DA UNIVERSIDADE CATÓLICA – CUCA

Projeto voltado para a localização, reunião, identificação, classificação, descrição, digitalização e preservação do arquivo do CUCA (Coral da Universidade Católica).
Parceria institucional: CEDIC e CUCA.

 

• PARCERIA ENTRE A PUC-SP E A PREFEITURA DE BARUERI PARA PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO ARQUIVÍSITCO E MUSEOLÓGICO DO 20ºGRUPO DE ARTILHARIA DE CAMPANHA LEVE – GRUPO BANDEIRANTE – BARUERI/SP

Pré-projeto para o desenvolvimento de ações conjuntas com a Diretoria do Campus Barueri e a Faculdade de Ciências Sociais da PUC-SP, assim como com a Prefeitura de Barueri, visando a preservação do patrimônio arquivístico e museológico do 20º Grupo de Artilharia de Campanha Leve, bem como o resgate da memória dos 100 anos do Grupo, enfatizando sua participação na II Guerra Mundial.
O Pré-Projeto encontra-se em fase de negociação com a Prefeitura de Barueri, Diretoria do Campus Barueri, Coordenadoria Geral de Estágios e CEDIC.

 

• GUIA DOS ARQUIVOS DAS SANTAS CASAS DE MISERICÓRDIA DO BRASIL (FUNDADAS ENTRE 1500 E 1900)

Projeto realizado para as Comemorações dos 500 anos do Brasil, dedica-se ao levantamento e sistematização de informações sobre os Arquivos dessas Instituições, trazendo dados sumários sobre a constituição das Santas Casas, suas Irmandades e Entidades vinculadas, características e formas de acesso aos acervos. Torna pública a massa documental produzida e acumulada ao longo dos seus 500 anos de existência, fornecendo aspectos abrangentes do material bibliográfico e museológico encontrado e amostragens da riqueza arquitetônica edificada. 
Guia revela aos pesquisadores o universo documental de 110 Santas Casas, das diferentes regiões brasileiras, criadas entre os anos de 1500 a 1900, que conta muito a respeito da formação das cidades brasileiras e expressa formas da participação dessas Instituições nas diversas dimensões da vida social, ao longo de cinco séculos.
Apoio: Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUCMinas) e da Universidade Católica de Goiás (UCG).
Financiamento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq e Fundação de Amparo à Pesquisa de São Paulo – FAPESP.

 

• DIAGNÓSTICO DA SITUAÇÃO DOS ARQUIVOS DA PUC/SP 

Projeto desenvolvido pelo CEDIC, em apoio à implantação do Sistema de Arquivos para a PUC/SP. Dedicado ao levantamento das condições dos depósitos de arquivo de toda a Universidade, esse projeto gerou a publicação eletrônica Diretório dos Arquivos da PUC/SP, divulgada entre as Unidades da PUC/SP, e a Proposta de Criação e Implantação do Sistema de Arquivo da PUC/SP, apresentada à Reitoria em 1998.
Financiamento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq e Fundação de Amparo à Pesquisa de São Paulo – FAPESP.

Menu
PUC-SP
J.PUC-SP
Sou PUC