Acesso ao Banco de Dados de Fala e Escrita

Linguagem e Subjetividade

Acesso ao Banco de Dados de Fala e Escrita

O Banco de Dados de Fala e Escrita é composto por cerca de 600 corpora. O acesso ao corpus escolhido para análise é realizado por ferramentas de busca do seguinte modo:

Coletas transversais e/ou longitudinais

Escolha se o tipo de corpus que deseja acessar é transversal ou longitudinal. As coletas transversais são aquelas em que o corpus foi coletado em uma única situação interacional. Já as coletas longitudinais referem-se a situações interacionais de um mesmo sujeito coletadas ao longo do tempo.

Idade

Essa ferramenta de busca permite que selecione a idade do sujeito. Há  corpora de crianças de diferentes faixas etárias e de adultos. Para refinar a sua busca utilize-se dos campos: anos, meses e dias.

Funcionamento da Linguagem

A busca pode ser realizada pelos tipos de funcionamento da linguagem: na aquisição ou na patologia. Caso a sua opção seja o funcionamento da linguagem na patologia, outros campos se abrirão para refinar a sua busca: diagnóstico, procedimentos clínico e tipo de procedimento.

Modalidade de Linguagem

Essa ferramenta permite refinar a busca pelas manifestações de linguagem: oral, escrita, gestual e discurso.

Situação

A escolha pela situação pode ser feita por dois modos: lúdica - corpora de sujeitos com ênfase na aquisição de linguagem e terapêutico - corpora em que a ênfase está no funcionamento patológico da linguagem.

Interação

A interação diz respeito ao número de sujeitos presentes nas cenas discursivas: diádica, triádica ou poliádica.

Diagnóstico

Nesta subcategoria de busca encontram-se as patologias de base, como por exemplo: fissura, surdez e as patologias de fala, voz e linguagem: distúrbio articulatório, distúrbio de leitura e escrita, retardo de linguagem, gagueira, disfonia, afasia, rinolalia, rinofonia.

Procedimentos clínico

Esta ferramenta possibilitará a escolha do tipo de corpus clínico que deseja acessar: entrevista, avaliação, atendimento e aconselhamento.

Tipo de procedimento

Trata-se do refinamento da busca de entrevista que pode ser: entrevista preliminar (entrevista aberta), investigação anamnesica (aplicação de anamnese) e investigação armada (exames e testes).

Suporte da Coleta

Os corpora podem ser acessados sob a forma de arquivo de texto e/ou  áudio e/ou vídeo.

Local da Gravação

Neste item você poderá escolher o local em que foi extraído o corpus: casa, instituição, clínica e outros.

Como acessar o corpus/ora que desejo consultar?

• Acesse o botão abaixo, cadastre-se e e receberá sua senha por email.
  • Com a senha em mãos clique no botão de cadastro.
  • Faça a escolha do corpus a ser acessado pelas categorias de busca.
  • Clique sobre o corpus.
  • Você encontrará os tipos de arquivos possíveis: áudio, vídeo e/ou transcrição.
  • Clique no campo arquivo ao lado do tipo de arquivo e o material solicitado surgirá em sua tela.

Bom trabalho!

Acesso ao Banco de Dados de Fala e Escrita (será retirado este link do site)

PUC-SP