Publicações do Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literária da PUC-SP

 

Conheça a revista Fronteiraz

 

A revista Fronteiraz foi fundada em 2008, a partir da proposta do Grupo de Pesquisa (CNPq) “O narrador e as fronteiras do relato”, sediado no Programa de Estudos Pós-Graduado em Literatura e Crítica Literária (PUC-SP). A publicação é editada pelas professoras doutoras Maria Rosa Duarte de Oliveira e Diana Navas, ambas docentes do Programa. Ao longo desses 12 anos de existência a revista foi espaço para a divulgação de pesquisas e ideias em literatura e outras artes, crítica e teoria literária. Além dos tradicionais artigos, ensaios e resenhas, Fronteiraz também conta com uma seção de entrevistas em vídeo, sempre com nomes relevantes para a área.


Fronteiraz é uma conceituada revista acadêmica, que já no título sugere uma linha de demarcação entre territórios literários que questionam a rigidez de limites fixos. Seu foco está na movência das formas poéticas, em prosa e verso, na sua multiplicidade de interfaces, abrangendo do clássico ao contemporâneo. A revista tem como objetivo a publicação de artigos produzidos por docentes e discentes de pós-graduação, de instituições nacionais e internacionais, vinculados à área da literatura e da crítica literária, a partir de temáticas propostas”, avalia a professora Maria Rosa Duarte de Oliveira.


Neste momento, Fronteiraz está com chamada aberta para o seu número 25, cujo dossiê temático trata da “Literatura nas marcas da desrazão”, sob responsabilidade das professoras doutoras Elizabeth Cardoso (PUC-SP) e Yudith Rosenbaum (USP), com a seguinte ementa:


A literatura, em especial o romance, tem sido campo fértil para a configuração da loucura, da fala louca, do nonsense, do delírio, da memória, do trauma, dos chistes e lapsos. Na tradição literária, encontramos múltiplos exemplos, desde Nau de loucos (Das Narrenschiff), de Sebastian Brandt (1494), e Don Quijote de la Mancha (1605), de Miguel Cervantes, até o surrealismo de Breton, abrindo o século XX. Na literatura brasileira, a lista se alonga com Machado de Assis, Guimarães Rosa, Graciliano Ramos; Clarice Lispector, Nelson Rodrigues, Lima Barreto, Dyonélio Machado, Maura Lopes Cançado, Sérgio Sant’Anna, Carlos Sussekind, Moacir Scliar, Lya Luft, Jacynto Lins Brandão, Valter Goes, Bernardo Carvalho, Lourenço Mutarelli, dentre outros. Este dossiê da revista pretende estimular as reflexões dessa temática, com a primazia do literário e da crítica literária. Desdobram-se, daí, outras chaves como as do inconsciente enquanto linguagem (Freud e Lacan) e a dos efeitos estéticos e poéticos (Foucault, Derrida, Deleuze, Agamben, Didi-Huberman) estabelecendo diálogos com a filosofia, a história e as outras artes, ampliando possibilidades inter e trans disciplinares no olhar lançado ao literário.


O prazo para submissão de artigos vai até 10 de junho de 2020. Para maiores informações, acesse: https://revistas.pucsp.br/fronteiraz/announcement/view/396   


Menu
PUC-SP
J.PUC-SP
Sou PUC