II Jornada da Literatura de Infância discute “Imagem. Meio. Potência”

NEWSLETTER PEPG-LCL
Maio/Junho 2019

II Jornada da Literatura de Infância discute “Imagem. Meio. Potência”

O Grupo de Pesquisa (CNPq) A voz escrita infantil e juvenil: práticas discursivas, do Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literária da PUC-SP, realizou sua II Jornada da Literatura de Infância no dia 6 de junho. Com a temática “Imagem. Meio. Potência”, o evento propôs ao público reflexões teóricas e práticas sobre a atual produção literária dirigida à criança e ao jovem a partir das explorações criativas e críticas da imagem enquanto potência da arte. Foi registrada a presença de mais de 120 pessoas, além da transmissão ao vivo pela internet.

Sob a liderança das pesquisadoras Maria José Palo e Elizabeth Cardoso, docentes do Programa de Literatura e Crítica Literária (PUC-SP), o evento contou com exposições da professora doutora Sandra Trabucco Valenzuela (UAM) e dos autores Alexandre Rampazo, Luciana Pagliarini de Souza, Aline Abreu e Raquel Matsushita. Entre comunicações e painéis, foram apresentadas pesquisas em andamento de discentes da pós-graduação.

A abertura da jornada, sob o título “Deslocamentos Narrativos”, foi mediada pelo autor/ilustrador Alexandre Rampazo, seguida pela primeira mesa, intitulada “Potência da palavra e da ilustração”, sob a coordenação da professora doutora Maria José Palo (PUC-SP), líder do grupo de pesquisa. A mesa foi composta pelas autoras Luciana Pagliarini de Souza e Aline Abreu, bem como pelas professoras Sandra Trabucco Valenzuela (UAM) e Marina Fiuza (PUC-SP). Após a primeira mesa, estudantes com pesquisas em andamento, mestrandos e doutorandos, apresentaram seus painéis ao público.

À tarde, a professora doutora Elisabeth Cardoso (PUC-SP), vice-líder do grupo de pesquisa, coordenou a segunda mesa, intitulada “Mediação de leitura: imagem e experimentação literária”, com a participação das autoras Raquel Matsushita e Debora Barbieri, além dos pesquisadores Aline Frederico (PUC-SP) e Luis Girão (PUC-SP). Foram focos de discussão a materialidade do objeto livro, os aplicativos literários, os livros ilustrados e as editoras que buscam, por meio de coletivos e de maneira autoral mais experimental, direcionar sua produção independente.

Com um público formado em sua maioria por educadores e estudantes, a II Jornada contou também com a presença de autores e editores especializados em literatura para crianças e jovens, além de pesquisadores de outras instituições com foco de estudos na temática da infância, formação de leitores e experimentação poética. Os presentes interagiram com as mesas e painéis em troca de experiências, expondo seus desafios e a necessidade de escolher novos caminhos, ao conhecer diferentes possibilidades de ensino e formação para os seus trabalhos e processos de criação.

Ao final, após essa troca de contribuições teóricas e possibilidades práticas frente ao contemporâneo na Literatura de Infância, a professora Maria José Palo encerrou as atividades com um convite para a próxima Jornada, assim como apontando a futura produção de um livro acerca dos temas discutidos neste encontro.
A II Jornada da Literatura de Infância pode ser conferida no YouTube pelos links:
Parte 1 (Manhã): Clique Aqui
Parte 2 (Tarde): Clique Aqui

Mesa de abertura da II Jornada da Literatura de Infância, com as falas de recepção das professoras doutoras Maria José Palo e Elizabeth Cardoso, docentes da PUC-SP.

img 1
Presença do público na II Jornada da Literatura de Infância “Imagem. Meio. Potência”.

img 2

Fala de abertura do período da tarde, proferida pela coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Literatura e Crítica Literária da PUC-SP, a professora doutora Maria Aparecida Junqueira.

img 3

No diálogo com o público, a intervenção de uma professora da rede pública de São Paulo.

img 2
Parte dos integrantes do Grupo de Pesquisa (CNPq) “A voz escrita infantil e juvenil: práticas discursivas” e dos colaboradores das mesas de discussão. De cima para baixo, da direita para a esquerda: Raquel Matsushita, Aline Frederico, Debora Barbieri, Luara Almeida, Maria José Palo, Luis Girão, Elizabeth Cardoso, Marina Fiuza, Aline Abreu, Vanusa Lima, Regiane Boainain, Cássia Bittens, Juliana Mutafi, Alexandre Rampazo e Lion Santiago.

img 5

PUC-SP