Catálogo


Livro indisponível 

PSICANÁLISE E MORAL

Jurandir Freire Costa

Para Jurandir Freire Costa, a psicanálise pode explicar a crise moral que vivemos hoje no Brasil, onde o descrédito das leis e do político provoca uma intensificação do individualismo e dos comportamentos narcisistas.


Livro indisponível 

EXERCÍCIOS DE ECONOMIA

Os mercantilistas, Smith, Ricardo e Marx em sala de aula

Paulo Sandroni

Não é fácil entender a economia. Principalmente quando ela costuma ser manipulada e mistificada pelos economistas oficiais. Fórmulas dúbias, termos complicados e equações ininteligíveis têm sido muito usados no Brasil. Combatendo o obscurantismo estão os economistas, como Paulo Sandroni, que procuram desfazer os mitos, tornando a economia mais acessível.


Livro indisponível 

O TESTE DE PIRÂMIDES COLORIDAS DE MAX PFISTER

Maria Isolina Baptista Marques

O Teste de Pirâmides Coloridas de Max Pfister não se reduz a uma merda exposição dos aspectos conceituais sobre o teste, pois refletem seu conteúdo mais de vinte anos de experiência da autora na lide com as técnicas projetivas em diagnóstico da personalidade. Por este motivo, tem o mérito de nos enriquecer com novas formulações e reflexões teóricas sobre o teste de Pfister, revelando uma vivência clínica voltada à apreensão e compreensão dos fenômenos afetivo-emocionais da personalidade do indivíduo. De outra parte, vem complementar a escassa bibliografia existente sobre o teste, possibilitando aos leitores tomarem conhecimento de suas origens e evolução enquanto técnica projetiva. Propicia, ainda, um estudo aprofundado das características do teste, visto à luz das diversas metodologias adotadas pelos autores que se dedicaram à sua teoria. Desenvolve temas, que até o presente momento não foram conceitualmente explorados em sua abordagem. É uma obra que oferece, por sim, uma visão crítica e inovadora sobre o teste de Pfister.


Livro indisponível 

PARA COMPREENDER A CIÊNCIA

Uma perspectiva histórica

Maria Amália Andery
Nilza Micheletto
Tereza Maria de Azevedo Pires Sério
Denize Rosana Rubano
Melania Moroz

Este livro resulta de uma experiência de mais de dez anos com material didático elaborado para um curso de Metodologia Científica da PUC-SP. Pretende mostrar que o método científico é histórico; que não se resume a técnicas; que está fundado em concepções amplas de mundo, devendo ser avaliado também a partir delas; e que os problemas enfrentados pela filosofia, pela ciência, pelo conhecimento são também históricos. Pretende, enfim, levar o leitor a refletir sobre a ciência de modo mais abrangente, de forma não dogmática. Contribui também para um repensar da ciência nas suas várias áreas, explorando a relação entre aspectos sociais, políticos, econômicos de um dado momento histórico e o pensamento filosófico que o marcou, apresentando pensadores escolhidos por representarem os confrontos do seu tempo e pela influência que exerceram ou exercem no pensamento contemporâneo.


Livro indisponível 

TÁ PRONTO SEU LOBO?

Didática/Prática na Pré-Escola

Ivani Catarina Arantes Fazenda (org.)

“A função da pré-escola é a de caminhar com a criança, respeitando suas limitações e explorando seu potencial. Para tanto, há necessidade de conhecer por onde se caminha e qual o ponto a que se pretende chegar. Convivendo diariamente com meus alunos, professores de pré-escola, compartilho com eles a angústia do descaso com que esse ensino vem sendo tratado. Educar ou participar do processo educacional de crianças pequenas, requer além de um conhecimento técnico e metodológico diversificado (as situações nem sempre se repetem) uma compreensão teórica profunda dos prejuízos irreversíveis que uma má educação nessa idade produz. Se a prática é deficitária, penso que a teoria também o é, mas essa é uma reflexão que será desenvolvida oportunamente”.


Livro indisponível 

THE BRAZILIAN ESP PROJECT NA EVALUATION

Maria Antonieta Alba Celani
John Holmes
Rosinda Guerra Ramos
Michael Scott

Esta publicação apresenta uma avaliação do Projeto Nacional para o Ensino de Inglês para Fins Específicos nas Universidades Brasileiras para o período de 1980 a 1986. Este projeto contou com a participação de 23 universidades no Brasil e teve apoio de agências de financiamento do governo brasileiro e pelo British Council e da administração de desenvolvimento no exterior britânico.


Livro indisponível 

A MELHORIA DO ENSINO NAS 1AS SÉRIES

Enfrentando o desafio

Mere Abramowicz
Marisa Del Cioppo Elias
Teresinha Maria Neli Silva

Neste texto, as autoras procuram resgatar alguns aspectos da memória pedagógica do ensino paulista, especificamente quando foram tentadas algumas experiências e inovações educacionais, em um passado mais ou menos recente. Através de uma abordagem qualitativa, analisam depoimentos de educadores que se envolveram nessas experiências pioneiras e que aceitaram o desafio de enfrentar os problemas mais graves das 1.ªs séries do 1.° Grau: a evasão e a repetência escolar.