Catálogo


Livro indisponível 

MARQUÊS DE SADE

Um libertino no salão dos filósofos

Eliane Robert Moraes

Este ensaio tem como objetivo contextualizar o pensamento de Sade, tanto do prisma histórico como do literário e filosófico. Assim, a autora nos convida a excursionar pela insólita história da libertinagem setecentista, levando-nos a conhecer os salões filosóficos onde os mais radicais livres-pensadores se reuniam para criticar a moral e a religião. E, como exemplificação, o volume traz a novela Eugénie de Franval, de Sade.


Livro indisponível 

NASCER NAS PALAVRAS

Antologia

Segundo Concurso Universitário de Poesia dos Países de Língua Portuguesa.


Livro indisponível 

O PENTATEUCO

Da blíblia medieval portuguesa

Heitor Megale

Esta coletânea reúne os cinco primeiros livros do Antigo Testamento: Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio, extraídos originalmente de manuscritos pertencentes ao Mosteiro de Alcobaça, datados do século XIV e que alguns estudiosos acreditam ser cópia de um exemplar do século anterior.


Livro indisponível 

O UNIVERSO INCAICO

Garcilaso de la Veja

Esta obra é uma seleção de textos dos Comentários Reais do Inca Garcilaso de la Vega, com o objetivo de apresentar amostra representativa do conteúdo dessa obra bem como propiciar um esboço da cultura do extinto Império dos Incas.


Livro indisponível 

PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA

O otimismo dialético em educação

Lúcia Aranha

Percorrendo as ideias dos principais teóricos da chamada “pedagogia histórico-crítica”, bem como as de alguns de seus críticos, a autora detecta nestes e naqueles insuficiências/lacunas e/ou equívocos que se vinculam à desatualização de seus quadros conceituais, de onde partem suas noções de objetividade, universalidade, etc., e à falta de uma abordagem, entre outras, das relações entre linguagem e cultura.


Livro indisponível 

POESIA SONORA

Poéticas experimentais da voz no século XX

Philadelpho Menezes (org.)

A poesia sonora está entre a literatura e a música; entre a fala e o canto. Mas não se confunde com nenhum deles. Vem sendo desenvolvida na Europa e nos Estados Unidos como a poética da voz, desde as primeiras décadas deste século. Esta obra apresenta uma rica seleção de textos críticos e manifestos – desde a formação dessa espécie de poética até suas formas contemporâneas – elaborados pelos próprios protagonistas. O livro traz ainda um ensaio de Paul Zumthor, um dos maiores estudiosos da oralidade.


Livro indisponível 

REFLEXÕES SOBRE MEUS CONTEMPORÂNEOS

Charles Pierre Baudelaire

Estranhas heresias introduziram-se na crítica literária. Não sei que pesada nuvem, vinda de Genebra, de Boston ou do inferno, interceptou os belos raios do sol da estática. A famosa doutrina da indissolubilidade do Belo, do Verdadeiro e do Bem é uma invenção do filosofismo moderno (estranho contágio, que faz com que, definindo a loucura, se fale o jargão dela!). Os diferentes objetos da investigação espiritual exigem faculdades que lhe sejam eternamente apropriadas; algumas vezes, tal objeto só exige uma delas, outras vezes, todas juntas, o que só acontece muito raramente e, também, nunca em uma dose ou em um grau igual. Além disso, é preciso observar que quanto mais um objeto exige faculdades, menos nobre e puro ele é, quanto mais complexo, mais bastardia contém. O Verdadeiro serve de base e de objetivo às ciências; ele invoca, sobretudo, o intelecto puro. A pureza de estilo será bem-vinda aqui, mas a beleza de estilo pode ser considerada como um elemento de luxo. O Bem é a base e o objetivo das investigações morais. O Belo é a única ambição, o objetivo exclusivo do Gosto.