1º Congresso de Inteligência Artificial

Divulgação do resultado do julgamento 17 de novembro - abertura do Congresso
Realização do Congresso 17 e 18 de novembro

Objetivos do Evento

O 1º Congresso de Inteligência Artificial da PUC-SP tem o objetivo de incentivar o desenvolvimento de projetos científico-acadêmicos que contemplem a Inteligência Artificial, com foco em novas tecnologias, aplicações e/ou investigações sobre seus impactos sociais e éticos distribuídos em 9 (nove) Grupos de Trabalho (GT):
  • Tecnologias de IA
  • IA e o direito
  • IA e a educação
  • IA e a ética
  • IA e os modelos de negócio
  • IA e a mediação social
  • IA e Arte
  • IA e a comunicação
  • IA e a saúde

(terça-feira)
Abertura - Autoridades da PUC SP

09:30 - 11:00
Mesa redonda: Inteligência Artificial: Diálogo entre academia e mercado
Convidados:
- Davi Geiger, PhD pelo MIT e professor de Computer Science do Courant/NYU.
- Fernanda Viégas, PhD pelo MIT e co-líder do People + AI Research (PAIR)
Moderação: Dora Kaufman, professora do TIDD PUC-SP

11:00 - 12:30
Mesa redonda: Algoritmos de IA: ataque ou não à subjetividade
Convidados:
- Marcelo Tas, apresentador, ator, roteirista, diretor e escritor.
- Marcos Ribeiro Ferreira, doutor pela PUC-SP e professor aposentado da UFSC e membro do Instituto Silvia Lane.
- Elisa Zaneratto Rosa, professora da psicologia PUC-SP e membro do Instituto Silvia Lane Lane.
Moderação: Marcelo Camargo Batistuzzo

Painéis temáticos - clique aqui para ter mais informações sobre os projetos.

(quarta-feira)
Boas vindas

09:30 - 11:00
Mesa redonda: IA e Ética
Convidados:
- Isabela Ferrari, Juíza Federal, doutoranda na UERJ e coordenadora acadêmica do New Law.
- Natália Kuchar Lohn, bacharel em Direito pela USP com especialização na GV Law. Atua na área de tecnologia e privacidade há mais de dez anos. Advogada corporativa do Google desde 2011.
- Eduardo Magrani, Sócio no Demarest Advogados, doutor em direito e pós doutor na Universidade Técnica de Munique (TUM), affiliate no Bergman Klein Center na Universidade de Harvard.
Moderação: Lucia Santaella, coordenadora do TIDD PUC-SP

11:00 - 12:30
Aplicações de IA: Cases de desenvolvimento de IA - Faculdade de Ciência e Tecnologia da PUC-SP
Moderação: Daniel Gatti, diretor da Faculdade

Painéis temáticos - clique aqui para ter mais informações sobre os projetos.

Normas do Evento

Acesse aqui as normas.

Prêmio

Cada um dos três melhores projetos selecionados pela Comissão Científica receberá o montante de R$ 19.000,00 (dezenove mil reais) destinados ao financiamento da continuidade do Projeto, sendo obrigatória a prestação de contas ao final de 12 meses.

Acesso ao Evento

Acessos

Plataforma Even3: Inscrição e transmissão do evento: https://www.even3.com.br/congressoia2020

Youtube: Acesso direto à transmissão: https://www.youtube.com/c/TIDDPUCSP/videos?view=2&live_view=502

Certificado

O certificado será emitido somente ao participante que acessar o evento pela Plataforma Even3 e ficará disponível na área do usuário.

O participante que não tiver interesse em obter certificado, o acesso pode ser realizado diretamente pelo link do Youtube.

Trabalhos Submetidos Selecionados

Acesse aqui a lista.

Organizadores do Evento:

Prof. Dr. Daniel Couto Gatti

Comissão Organizadora:

Prof. Dr. Daniel Couto Gatti
Profa. Dra. Ana Maria Di Grado Hessel
Prof. Dr. Claudir Segura
Prof. Dr. Flavio Morgado
Prof. Dr. Marcelo Camargo Batistuzzo
Profa. Dra. Maria Lucia Santaella Braga

Comissão Científica:

Prof. Dr. Diogo Cortiz
Prof. Dr. Demi Getschko
Prof. Dr. Winfried Maximilian Nöth

Equipe de Infraestrutura:

Coordenadora da Equipe de Infraestrutura: Profa. Dra. Ana Maria Di Grado Hessel

Equipe de Arte:
Prof. Dr. Claudir Segura, Kathleen Shigeno, Eduardo Aoki, Fernanda Uchida, Isabella San Martin, Julia Ribeiro Thon, Karina Mika.

Equipe de Transmissão:
Luis Felipe Di Grado Hessel, Caren Sapienza, Isabella San Martin, Julia Ribeiro Thon, Rafael Sacramento, Robson Trindade.

Equipe de Estrutura:
Gislene Borges, André Macruz, Luiza Dartora.

Equipe de Divulgação:
Fábio Siqueira, Carla Luczyk, Gislene Borges, Patrícia Basílio, Roseni Guimarães Correa.

Equipe Trabalhos:
José Roberto Madureira Junior, Daiana Zorzin, Marcelo de Mattos Salgado, Stephanny Del Pin.

Suporte Administrativo:

- Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia

Gislene Rocha
Tania Serafim

- PEPG TIDD

Edna Conti

- Setor de Eventos

Caio Locci
Stela M. Bronzo

Suporte Técnico

DTI - Divisão de Tecnologia da Informação

Caroline Pinilla de Freitas

Resultado da Premiação

Temos o prazer de anunciar os 3 projetos de pesquisa selecionados pela Comissão Científica para receber o financiamento individual de R$ 19.000,00 para o desenvolvimento de suas respectivas pesquisas ao longo dos próximos 12 meses.

• BraQuAD - Brazilian question-answering dataset: criação de dataset para benchmark de modelos de machine learning para question-answering em português brasileiro. Wladimir Roberto Esposito / Daniel Couto Gatti / Piero Enrico Esposito / Ana Laura Moraes Tamais
  • Pensamento computacional na escola básica na era da inteligência artificial: onde está o professor? Celina Aparecida Pereira Abar / José Manuel Dos Santos Dos Santos
  • Inteligência artificial aplicada ao poder judiciário brasileiro: impactos na função jurisdicional. Marina Faraco Siqueira e Silva / Daniela Campos Libório

Comissão Científica