Catálogo


Impresso

DISTRIBUIÇÃO DE RENDA E DESENVOLVIMENTO HUMANO

Estado de São Paulo 1970-2000

Moisés Pais dos Santos

Neste livro, “o estudo que se segue, por sua qualidade, cuidado na exposição e caráter inovador, constitui-se em importante subsídio para uma compreensão mais abrangente do problema da distribuição de renda no Brasil e seus reflexos sobre os indicadores sociais”. Trata-se, aqui, de uma excelente contribuição que resgata o debate sobre distribuição de renda, da década de 1970 até a atualidade, assim como também apresenta de modo bastante claro o problema da distribuição de renda e sua relação com as condições de bem-estar social no país.


Livro indisponível 

Impresso |

ENTRE A LINGUAGEM DOS DIREITOS E A LINGUAGEM DOS RISCOS

Os consentimentos informados na reprodução humana assistida

Vera Sonia Mincoff Menegon

Situado em tempos de aceleração biotecnológica, o livro Entre a linguagem dos direitos e a linguagem dos riscos: os consentimentos informados na reprodução humana assistida caracteriza-se pelo diálogo interdisciplinar, realizado com base na psicologia social, e destina-se tanto às ciências humanas e sociais como às biomédicas.
“Esta obra trata de um relevante aspecto no atual ambiente sociotecnológico, pródigo em gerar perplexidades. O foco da autora se dirige para as atribuladas relações entre pacientes e a medicina com seus objetos técnicos. Estudam-se as práticas discursivas que usam a linguagem dos riscos presentes nos documentos de consentimento informado para usuários de serviços de reprodução assistida com vistas à aceitação de intervenções com várias instabilidades em seus desfechos. O livro mostra com elegância, originalidade e riqueza de detalhes como o uso do ‘consentimento informado’ pode se tornar um exercício de ‘informação consentida’ aos consumidores – como se assim estivessem devidamente cientes de suas decisões.” Luis David Castiel


Livro indisponível 

LAVRADORES DE SONHOS

Saberes e (des)caminhos de trabalhadores volantes 1980-2000

Maria Andréa Angelotti Carmo

A exemplo do que ocorre em várias outras regiões brasileiras, os camponeses pobres, ao migrarem para a cidade de Araguari, desnudam uma perversa racionalidade ditada pelas regras do mercado capitalista, que subverte desses trabalhadores a opção e a condição de trabalhar e morar no campo. Inseridos no espaço rural e urbano, esses trabalhadores, em suas lutas diárias, evidenciam uma forma singular de condução de suas vidas, no modo como lidam com demandas do urbano e com possibilidades de sustento; apresentam valores, saberes, perdas e conquistas, num constante elaborar/reelaborar de suas formas de atuação, negociação, de pensar o presente e o futuro e de (re)interpretar o passado.


Livro indisponível 

VIOLÊNCIA, SAÚDE E TRABALHO

(Uma jornada de humilhações)

Margarida Maria Silveira Barreto

As originais conclusões desta primorosa análise da retórica discursiva de trabalhadores sobre saúde, doença e trabalho, com base em referencial teórico-filosófico de Espinosa e Vygotsky, instigam reflexões sobre a humilhação, o autoritarismo do poder, a “inclusão pela exclusão” e suas implicações para a saúde do trabalhador/cidadão, articulando novas contribuições para o conhecimento nas áreas de psicologia social e saúde.


Livro indisponível 

HAHNEMANN: UM MÉDICO DE SEU TEMPO

Articulação da doutrina homeopática como possibilidade da medicina do século XVIII

Silvia Irene Waisse de Priven

Neste trabalho, a vida do médico Hahnemann e o surgimento da homeopatia foram analisados na sua inserção nos ambientes geográfico, histórico, político, social e cultural em que se encontravam nos conturbados anos do século XVIII. O livro mostra, com base na vasta bibliografia consultada, a contribuição de Hahnemann para a medicina moderna, tendo ele se autoafirmado como criador original de conceitos e métodos. Além disso, a autora analisa o próprio médico, destacando a autoexperimentação que fazia com algumas substâncias. Através dos estudos de Hahnemann, é possível perceber que ele se afastou da “estrada oficial” da Medicina de seu tempo pela ressignificação dos conceitos preexistentes e a nova interpretação dos fenômenos.


Impresso

O EFEITO DA SUBMISSÃO A ESTRESSORES CRÔNICOS E MODERADOS

Cassia R. C. Thomas

O estudo feito nesta obra faz parte de uma área de extrema importância na psicologia: a análise das psicopatologias, realizada através de investigações com animais em laboratório. Aqui, a autora estuda o fenômeno da depressão através de um modelo experimental engenhoso, que revela como se instala a anedonia, a modificação pela qual o organismo passa e se torna incapaz de ser controlado por eventos que anteriormente mantinham seu comportamento. Através desse modelo, também é possível apresentar propostas comportamentais que, sem a utilização de medicamentos, revertem o quadro depressivo a um funcionamento bem adaptado.


Livro indisponível 

POLÍTICA CAMBIAL, ESTABILIZAÇÃO MONETÁRIA E BALANÇO DE PAGAMENTOS NA AMÉRICA LATINA E NO BRASIL

Fernando Ribeiro

O livro analisa os eventos macroeconômicos que se desdobram no contexto da estabilização monetária pautada na taxa nominal do câmbio. Foram estudadas quatro experiências latino-americanas: a Tablita chilena (1978-1982), o Pacto de Solidariedade mexicano (1988-1994), e Lei de Conversibilidade argentina (1991-2002) e, especialmente, o Plano Real (1994-1998). O autor descreve detalhadamente a política cambial instaurada, assim como as políticas monetária e fiscal e o contexto internacional de cada um dos quatro processos. A partir disso, é feita a análise dos resultados obtidos, como redução das taxas de inflação e expansão momentânea do consumo, entre outras, observando que em todos os países houve crises cambiais.